Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miquelante, Marileuza Ascencio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cristovão, Vera Lucia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947
Resumo: A formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD.
id UECE-3_d4b49a855c82fe317dd3e13d348a64fd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2947
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher KnowledgeSequências de Formação no Ensino de Língua Estrangeira: Instrumentos Mediadores para Desenvolvimento de Saberes DocentesFormação Inicial de Professores de Língua InglesaSequências de FormaçãoSaberes e Capacidades DocentesA formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD.EdUECE2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/294710.46230/2674-8266-11-2947Revista Linguagem em Foco; Vol. 11 No. 1 (2019): Número Atemático; 185-190Revista Linguagem em Foco; v. 11 n. 1 (2019): Número Atemático; 185-1902674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947/2507Copyright (c) 2020 Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiquelante, Marileuza AscencioCristovão, Vera Lucia Lopes2021-03-23T17:44:59Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2947Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:59Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
Sequências de Formação no Ensino de Língua Estrangeira: Instrumentos Mediadores para Desenvolvimento de Saberes Docentes
title Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
spellingShingle Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
Miquelante, Marileuza Ascencio
Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa
Sequências de Formação
Saberes e Capacidades Docentes
title_short Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
title_full Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
title_fullStr Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
title_full_unstemmed Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
title_sort Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
author Miquelante, Marileuza Ascencio
author_facet Miquelante, Marileuza Ascencio
Cristovão, Vera Lucia Lopes
author_role author
author2 Cristovão, Vera Lucia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miquelante, Marileuza Ascencio
Cristovão, Vera Lucia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa
Sequências de Formação
Saberes e Capacidades Docentes
topic Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa
Sequências de Formação
Saberes e Capacidades Docentes
description A formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947
10.46230/2674-8266-11-2947
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947
identifier_str_mv 10.46230/2674-8266-11-2947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947/2507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 11 No. 1 (2019): Número Atemático; 185-190
Revista Linguagem em Foco; v. 11 n. 1 (2019): Número Atemático; 185-190
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888951750657