Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947 |
Resumo: | A formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD. |
id |
UECE-3_d4b49a855c82fe317dd3e13d348a64fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2947 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher KnowledgeSequências de Formação no Ensino de Língua Estrangeira: Instrumentos Mediadores para Desenvolvimento de Saberes DocentesFormação Inicial de Professores de Língua InglesaSequências de FormaçãoSaberes e Capacidades DocentesA formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD.EdUECE2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/294710.46230/2674-8266-11-2947Revista Linguagem em Foco; Vol. 11 No. 1 (2019): Número Atemático; 185-190Revista Linguagem em Foco; v. 11 n. 1 (2019): Número Atemático; 185-1902674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947/2507Copyright (c) 2020 Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiquelante, Marileuza AscencioCristovão, Vera Lucia Lopes2021-03-23T17:44:59Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2947Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:59Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge Sequências de Formação no Ensino de Língua Estrangeira: Instrumentos Mediadores para Desenvolvimento de Saberes Docentes |
title |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge |
spellingShingle |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge Miquelante, Marileuza Ascencio Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa Sequências de Formação Saberes e Capacidades Docentes |
title_short |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge |
title_full |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge |
title_fullStr |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge |
title_full_unstemmed |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge |
title_sort |
Formation Sequences in Foreign Language Teaching: Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge |
author |
Miquelante, Marileuza Ascencio |
author_facet |
Miquelante, Marileuza Ascencio Cristovão, Vera Lucia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Cristovão, Vera Lucia Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miquelante, Marileuza Ascencio Cristovão, Vera Lucia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa Sequências de Formação Saberes e Capacidades Docentes |
topic |
Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa Sequências de Formação Saberes e Capacidades Docentes |
description |
A formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947 10.46230/2674-8266-11-2947 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947 |
identifier_str_mv |
10.46230/2674-8266-11-2947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947/2507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 11 No. 1 (2019): Número Atemático; 185-190 Revista Linguagem em Foco; v. 11 n. 1 (2019): Número Atemático; 185-190 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888951750657 |