Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17173 |
Resumo: | Muitos são os questionamentos no contexto de formação docente e, neste estudo, orientadas pela pergunta “Em que medida os elementos da macroestrutura de duas Sequências de Formação evidenciam o esperado de uma formação-crítico transformadora?”, objetivamos apresentar e cotejar a macroestrutura de duas Sequências de Formação que fizeram parte de Experimentos Didático-formativos, a saber: i. Sequência de Formação Inicial (SFI) - planejada, produzida e implementada na formação inicial de professores(as) de língua inglesa e, ii. Sequência de Formação Continuada (SFC) planejada, produzida e implementada em um curso de formação continuada para professores(as) de língua inglesa. O referencial teórico de base aborda: o Interacionismo Sociodiscursivo, o ensino de línguas com base em gêneros de texto e do procedimento Sequência Didática, a Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos com foco na formação de profissionais crítico-transformadores por meio de uma Postura Ativista Transformadora. Este estudo se justifica pela necessidade de buscar alternativas para um processo de formação docente de fato emancipatório que conduza à superação de um trabalho em que o professor deixe de ser refém do objeto que produz e do processo de produção, tornando-se autônomo. Os resultados apontam ser necessário criar espaços formativos em diferentes contextos com vistas ao diálogo, reflexão, questionamentos e planejamentos de ações capazes de promover mudanças a partir de seus próprios contextos, o que pode ser proporcionado por meio de Sequências de Formação. |
id |
UFGD-4_23950e96bfd3713453e2f08b8df295ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17173 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativosformação crítico-transformadora; sequência de formação; saberes e capacidades docentes, professores(as) de língua inglesa.experimento didático-formativoMuitos são os questionamentos no contexto de formação docente e, neste estudo, orientadas pela pergunta “Em que medida os elementos da macroestrutura de duas Sequências de Formação evidenciam o esperado de uma formação-crítico transformadora?”, objetivamos apresentar e cotejar a macroestrutura de duas Sequências de Formação que fizeram parte de Experimentos Didático-formativos, a saber: i. Sequência de Formação Inicial (SFI) - planejada, produzida e implementada na formação inicial de professores(as) de língua inglesa e, ii. Sequência de Formação Continuada (SFC) planejada, produzida e implementada em um curso de formação continuada para professores(as) de língua inglesa. O referencial teórico de base aborda: o Interacionismo Sociodiscursivo, o ensino de línguas com base em gêneros de texto e do procedimento Sequência Didática, a Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos com foco na formação de profissionais crítico-transformadores por meio de uma Postura Ativista Transformadora. Este estudo se justifica pela necessidade de buscar alternativas para um processo de formação docente de fato emancipatório que conduza à superação de um trabalho em que o professor deixe de ser refém do objeto que produz e do processo de produção, tornando-se autônomo. Os resultados apontam ser necessário criar espaços formativos em diferentes contextos com vistas ao diálogo, reflexão, questionamentos e planejamentos de ações capazes de promover mudanças a partir de seus próprios contextos, o que pode ser proporcionado por meio de Sequências de Formação.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1717310.30612/raido.v17i44.17173Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 258-2981984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17173/9848Pontara, Claudia LopesMiquelante, Marileuza Ascencioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T18:30:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17173Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T18:30:33Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos |
title |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos |
spellingShingle |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos Pontara, Claudia Lopes formação crítico-transformadora; sequência de formação; saberes e capacidades docentes, professores(as) de língua inglesa. experimento didático-formativo |
title_short |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos |
title_full |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos |
title_fullStr |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos |
title_full_unstemmed |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos |
title_sort |
Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos |
author |
Pontara, Claudia Lopes |
author_facet |
Pontara, Claudia Lopes Miquelante, Marileuza Ascencio |
author_role |
author |
author2 |
Miquelante, Marileuza Ascencio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontara, Claudia Lopes Miquelante, Marileuza Ascencio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação crítico-transformadora; sequência de formação; saberes e capacidades docentes, professores(as) de língua inglesa. experimento didático-formativo |
topic |
formação crítico-transformadora; sequência de formação; saberes e capacidades docentes, professores(as) de língua inglesa. experimento didático-formativo |
description |
Muitos são os questionamentos no contexto de formação docente e, neste estudo, orientadas pela pergunta “Em que medida os elementos da macroestrutura de duas Sequências de Formação evidenciam o esperado de uma formação-crítico transformadora?”, objetivamos apresentar e cotejar a macroestrutura de duas Sequências de Formação que fizeram parte de Experimentos Didático-formativos, a saber: i. Sequência de Formação Inicial (SFI) - planejada, produzida e implementada na formação inicial de professores(as) de língua inglesa e, ii. Sequência de Formação Continuada (SFC) planejada, produzida e implementada em um curso de formação continuada para professores(as) de língua inglesa. O referencial teórico de base aborda: o Interacionismo Sociodiscursivo, o ensino de línguas com base em gêneros de texto e do procedimento Sequência Didática, a Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos com foco na formação de profissionais crítico-transformadores por meio de uma Postura Ativista Transformadora. Este estudo se justifica pela necessidade de buscar alternativas para um processo de formação docente de fato emancipatório que conduza à superação de um trabalho em que o professor deixe de ser refém do objeto que produz e do processo de produção, tornando-se autônomo. Os resultados apontam ser necessário criar espaços formativos em diferentes contextos com vistas ao diálogo, reflexão, questionamentos e planejamentos de ações capazes de promover mudanças a partir de seus próprios contextos, o que pode ser proporcionado por meio de Sequências de Formação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artículo revisado por pares peer-reviewed article artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17173 10.30612/raido.v17i44.17173 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17173 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v17i44.17173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17173/9848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 258-298 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316388306124800 |