Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Telma Cristina Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53458
Resumo: Sabidamente, os estudiosos dos letramentos debruçam-se com empenho sobre a distinção que há entre “letramentos” e “alfabetização”, porém, pouco ou quase nada falam sobre a diferença existente (pressupõe-se, de logo, que haja pela consideração de duas teorias, e não de uma) entre “letramentos” e “multiletramentos”, o que se faz necessário e importante tanto para aqueles que não conhecem as teses que encerram tais conceitos/objetos, como para os que tomam esses vocábulos como sinônimos, sem qualquer distinção. Nesse sentido, imersos no paradigma funcional, que considera a linguagem em uso e possibilita o reconhecimento e o estudo da multiplicidade de práticas sociais, dentre outros, eis que surge a questão norteadora deste trabalho: o que diferencia a teoria dos letramentos da teoria dos multiletramentos? Partindo de uma pesquisa de cunho bibliográfico e visando responder a tal inquirição, foram estabelecidos os seguintes objetivos: investigar a(s) diferença(s) existente(s) entre a teoria dos letramentos e a teoria dos multiletramentos (objetivo geral); caracterizar a teoria dos letramentos; delinear a teoria dos multiletramentos e interrelacionar ambas as teorias, salientando o que as diferencia (objetivos específicos). No primeiro tópico, denominado “Teoria dos letramentos”, abordar-se-ão, principalmente, origem, conceito e modelos de letramento. Sobre o assunto, destacam-se os ensinamentos de Soares (1998), Kleiman (1995) e Conceição (2010). No tópico seguinte, intitulado “Teoria dos multiletramentos”, tal qual o nome indica, será enfocada a citada teoria, desde sua definição a seus caracteres. Sobre tal tema, destaca-se a estudiosa Roxane Rojo (2012 e 2013). No último tópico (“O ponto central: percebendo a(s) diferença(s) entre ambas as teorias), as teorias referidas foram interrelacionadas, de modo a sobressair as distinções que há entre elas. Ao final, concluiu-se que a teoria dos letramentos aponta para a variedade de letramentos; já a teoria dos multiletramentos adentra em duas específicas variedades – a cultural e a linguística.
id UFC-7_918ace6bd3ca1329f048f378c41f0b8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53458
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantesDistinçãoLetramentosMultiletramentos,Sabidamente, os estudiosos dos letramentos debruçam-se com empenho sobre a distinção que há entre “letramentos” e “alfabetização”, porém, pouco ou quase nada falam sobre a diferença existente (pressupõe-se, de logo, que haja pela consideração de duas teorias, e não de uma) entre “letramentos” e “multiletramentos”, o que se faz necessário e importante tanto para aqueles que não conhecem as teses que encerram tais conceitos/objetos, como para os que tomam esses vocábulos como sinônimos, sem qualquer distinção. Nesse sentido, imersos no paradigma funcional, que considera a linguagem em uso e possibilita o reconhecimento e o estudo da multiplicidade de práticas sociais, dentre outros, eis que surge a questão norteadora deste trabalho: o que diferencia a teoria dos letramentos da teoria dos multiletramentos? Partindo de uma pesquisa de cunho bibliográfico e visando responder a tal inquirição, foram estabelecidos os seguintes objetivos: investigar a(s) diferença(s) existente(s) entre a teoria dos letramentos e a teoria dos multiletramentos (objetivo geral); caracterizar a teoria dos letramentos; delinear a teoria dos multiletramentos e interrelacionar ambas as teorias, salientando o que as diferencia (objetivos específicos). No primeiro tópico, denominado “Teoria dos letramentos”, abordar-se-ão, principalmente, origem, conceito e modelos de letramento. Sobre o assunto, destacam-se os ensinamentos de Soares (1998), Kleiman (1995) e Conceição (2010). No tópico seguinte, intitulado “Teoria dos multiletramentos”, tal qual o nome indica, será enfocada a citada teoria, desde sua definição a seus caracteres. Sobre tal tema, destaca-se a estudiosa Roxane Rojo (2012 e 2013). No último tópico (“O ponto central: percebendo a(s) diferença(s) entre ambas as teorias), as teorias referidas foram interrelacionadas, de modo a sobressair as distinções que há entre elas. Ao final, concluiu-se que a teoria dos letramentos aponta para a variedade de letramentos; já a teoria dos multiletramentos adentra em duas específicas variedades – a cultural e a linguística.Pipa2020-08-14T12:47:36Z2020-08-14T12:47:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Telma Cristina Gomes da. Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.2845-2858978-85-66530-41-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53458Silva, Telma Cristina Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-20T17:18:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53458Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:00.443344Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
title Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
spellingShingle Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
Silva, Telma Cristina Gomes da
Distinção
Letramentos
Multiletramentos,
title_short Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
title_full Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
title_fullStr Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
title_full_unstemmed Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
title_sort Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
author Silva, Telma Cristina Gomes da
author_facet Silva, Telma Cristina Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Telma Cristina Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Distinção
Letramentos
Multiletramentos,
topic Distinção
Letramentos
Multiletramentos,
description Sabidamente, os estudiosos dos letramentos debruçam-se com empenho sobre a distinção que há entre “letramentos” e “alfabetização”, porém, pouco ou quase nada falam sobre a diferença existente (pressupõe-se, de logo, que haja pela consideração de duas teorias, e não de uma) entre “letramentos” e “multiletramentos”, o que se faz necessário e importante tanto para aqueles que não conhecem as teses que encerram tais conceitos/objetos, como para os que tomam esses vocábulos como sinônimos, sem qualquer distinção. Nesse sentido, imersos no paradigma funcional, que considera a linguagem em uso e possibilita o reconhecimento e o estudo da multiplicidade de práticas sociais, dentre outros, eis que surge a questão norteadora deste trabalho: o que diferencia a teoria dos letramentos da teoria dos multiletramentos? Partindo de uma pesquisa de cunho bibliográfico e visando responder a tal inquirição, foram estabelecidos os seguintes objetivos: investigar a(s) diferença(s) existente(s) entre a teoria dos letramentos e a teoria dos multiletramentos (objetivo geral); caracterizar a teoria dos letramentos; delinear a teoria dos multiletramentos e interrelacionar ambas as teorias, salientando o que as diferencia (objetivos específicos). No primeiro tópico, denominado “Teoria dos letramentos”, abordar-se-ão, principalmente, origem, conceito e modelos de letramento. Sobre o assunto, destacam-se os ensinamentos de Soares (1998), Kleiman (1995) e Conceição (2010). No tópico seguinte, intitulado “Teoria dos multiletramentos”, tal qual o nome indica, será enfocada a citada teoria, desde sua definição a seus caracteres. Sobre tal tema, destaca-se a estudiosa Roxane Rojo (2012 e 2013). No último tópico (“O ponto central: percebendo a(s) diferença(s) entre ambas as teorias), as teorias referidas foram interrelacionadas, de modo a sobressair as distinções que há entre elas. Ao final, concluiu-se que a teoria dos letramentos aponta para a variedade de letramentos; já a teoria dos multiletramentos adentra em duas específicas variedades – a cultural e a linguística.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-14T12:47:36Z
2020-08-14T12:47:36Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Telma Cristina Gomes da. Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.2845-2858
978-85-66530-41-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53458
identifier_str_mv SILVA, Telma Cristina Gomes da. Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.2845-2858
978-85-66530-41-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pipa
publisher.none.fl_str_mv Pipa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028937680289792