A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genário Ferreira de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86
Resumo: O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância, sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico.
id RCE_8f17b34365b9d7d3f55258e43f8886a3
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/86
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento.O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância, sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/8610.46616/rce.v3i6.86Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-7782526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86/84Genário Ferreira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-21T09:36:08ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
title A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
Genário Ferreira de Sousa
Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento.
title_short A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
title_full A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
title_sort A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
author Genário Ferreira de Sousa
author_facet Genário Ferreira de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Genário Ferreira de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento.
topic Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento.
description O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância, sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86
10.46616/rce.v3i6.86
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86
identifier_str_mv 10.46616/rce.v3i6.86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86/84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778
Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502317531136