GÊNERO DA ATIVIDADE E ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE:: EM BUSCA DA ATIVIDADE REAL DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Elisandra Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Farias, Aline Leontina Gonçalves, Moraes, Rozania Maria Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1809
Resumo: No presente estudo, buscamos situar nossas discussões no quadro do desenvolvimento conceitual e metodológico da ergonomia da atividade e de sua adoção no campo das investigações sobre o trabalho docente. Inicialmente, tratamos sucintamente das mudanças conceituais que permitiram chegar à noção de gênero da atividade, organizadora de uma nova abordagem do trabalho. Em seguida, ilustramos a abordagem da atividade docente apresentando quatro estudos que se apoiaram na autoconfrontação – um quadro metodológico fundamentado no dialogismo bakhtiniano e na noção de gênero, que impulsiona o sujeito a dialogar com sua atividade e “dar-se conta” do real do seu trabalho, questionando, reconstruindo ou validando suas próprias maneiras de fazer.
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