A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosemberg, Dulcinea Sarmento
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barros de Barros, Maria Elizabeth, Petinelli-Souza, Susane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900
Resumo: Este artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário.
id UFRGS-7_333aac1c2ec2846be6a74a31707ada4d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11900
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade DocenteClínica da atividade docenteTrabalho docenteAutoconfrontação cruzadaVídeo como dispositivo metodológico.Clínica da atividade docenteEste artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1190010.22456/1982-1654.11900Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900/12041https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900/12173Rosemberg, Dulcinea SarmentoBarros de Barros, Maria ElizabethPetinelli-Souza, Susaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/11900Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:29Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
title A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
spellingShingle A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
Rosemberg, Dulcinea Sarmento
Clínica da atividade docente
Trabalho docente
Autoconfrontação cruzada
Vídeo como dispositivo metodológico.
Clínica da atividade docente
title_short A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
title_full A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
title_fullStr A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
title_full_unstemmed A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
title_sort A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
author Rosemberg, Dulcinea Sarmento
author_facet Rosemberg, Dulcinea Sarmento
Barros de Barros, Maria Elizabeth
Petinelli-Souza, Susane
author_role author
author2 Barros de Barros, Maria Elizabeth
Petinelli-Souza, Susane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosemberg, Dulcinea Sarmento
Barros de Barros, Maria Elizabeth
Petinelli-Souza, Susane
dc.subject.por.fl_str_mv Clínica da atividade docente
Trabalho docente
Autoconfrontação cruzada
Vídeo como dispositivo metodológico.
Clínica da atividade docente
topic Clínica da atividade docente
Trabalho docente
Autoconfrontação cruzada
Vídeo como dispositivo metodológico.
Clínica da atividade docente
description Este artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900
10.22456/1982-1654.11900
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.11900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900/12041
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900/12173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity
Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438653529849856