UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Giselle Costa de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Luciana Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/64
Resumo: Com foco na incorporação da História da Matemática (HM) na sala de aula, este artigo busca apresentar a proposta de uma pesquisa em andamento que pretende estudar a utilização da HM e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de conteúdos base do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente a interligação entre a HM e as TIC no processo ensino-aprendizagem das funções. A proposta é apresentar concepções norteadoras do uso das tecnologias em sala de aula, recorrendo a elementos da HM, compondo uma dissertação do Mestrado Profissional do PPGECNM que busca, atendendo às recomendações da CAPES, “ser capaz de construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos na sociedade” (BRASIL, 2013, p. 01). Para tanto, almeja-se responder à seguinte pergunta-foco: Em que medida a utilização da HM e das TIC é capaz de favorecer a aprendizagem referente às funções? Desse modo, estabelece-se que, tendo como objeto de estudo central as funções matemáticas, tal trabalho irá propor um produto educacional que incluirá uma sequência de atividades apoiadas na HM, com utilização do software Geogebra, que aborde o estudo das funções, buscando verificar em que medida a utilização da HM interligada às TIC contribui para a aprendizagem de funções. Com vistas a alcançar os objetivos descritos, utilizar-se-á uma pesquisa de caráter qualitativo com duas fases distintas: uma teórica, feita com pesquisa bibliográfica e uma fase prática, pautada na pesquisa ação, contemplando a investigação matemática (IM).
id UECE-4_03041ed0052b6fda678f1510b6923958
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/64
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃOMatemática; História; Tecnologia; Ensino; Função.Com foco na incorporação da História da Matemática (HM) na sala de aula, este artigo busca apresentar a proposta de uma pesquisa em andamento que pretende estudar a utilização da HM e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de conteúdos base do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente a interligação entre a HM e as TIC no processo ensino-aprendizagem das funções. A proposta é apresentar concepções norteadoras do uso das tecnologias em sala de aula, recorrendo a elementos da HM, compondo uma dissertação do Mestrado Profissional do PPGECNM que busca, atendendo às recomendações da CAPES, “ser capaz de construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos na sociedade” (BRASIL, 2013, p. 01). Para tanto, almeja-se responder à seguinte pergunta-foco: Em que medida a utilização da HM e das TIC é capaz de favorecer a aprendizagem referente às funções? Desse modo, estabelece-se que, tendo como objeto de estudo central as funções matemáticas, tal trabalho irá propor um produto educacional que incluirá uma sequência de atividades apoiadas na HM, com utilização do software Geogebra, que aborde o estudo das funções, buscando verificar em que medida a utilização da HM interligada às TIC contribui para a aprendizagem de funções. Com vistas a alcançar os objetivos descritos, utilizar-se-á uma pesquisa de caráter qualitativo com duas fases distintas: uma teórica, feita com pesquisa bibliográfica e uma fase prática, pautada na pesquisa ação, contemplando a investigação matemática (IM).EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/6410.30938/bocehm.v3i7.64Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 41-532447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/64/20Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Giselle Costa deAndrade, Luciana Vieira2018-08-26T00:32:34Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/64Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:38.512918Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
title UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
spellingShingle UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
Sousa, Giselle Costa de
Matemática; História; Tecnologia; Ensino; Função.
title_short UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
title_full UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
title_fullStr UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
title_sort UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
author Sousa, Giselle Costa de
author_facet Sousa, Giselle Costa de
Andrade, Luciana Vieira
author_role author
author2 Andrade, Luciana Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
Andrade, Luciana Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática; História; Tecnologia; Ensino; Função.
topic Matemática; História; Tecnologia; Ensino; Função.
description Com foco na incorporação da História da Matemática (HM) na sala de aula, este artigo busca apresentar a proposta de uma pesquisa em andamento que pretende estudar a utilização da HM e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de conteúdos base do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente a interligação entre a HM e as TIC no processo ensino-aprendizagem das funções. A proposta é apresentar concepções norteadoras do uso das tecnologias em sala de aula, recorrendo a elementos da HM, compondo uma dissertação do Mestrado Profissional do PPGECNM que busca, atendendo às recomendações da CAPES, “ser capaz de construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos na sociedade” (BRASIL, 2013, p. 01). Para tanto, almeja-se responder à seguinte pergunta-foco: Em que medida a utilização da HM e das TIC é capaz de favorecer a aprendizagem referente às funções? Desse modo, estabelece-se que, tendo como objeto de estudo central as funções matemáticas, tal trabalho irá propor um produto educacional que incluirá uma sequência de atividades apoiadas na HM, com utilização do software Geogebra, que aborde o estudo das funções, buscando verificar em que medida a utilização da HM interligada às TIC contribui para a aprendizagem de funções. Com vistas a alcançar os objetivos descritos, utilizar-se-á uma pesquisa de caráter qualitativo com duas fases distintas: uma teórica, feita com pesquisa bibliográfica e uma fase prática, pautada na pesquisa ação, contemplando a investigação matemática (IM).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/64
10.30938/bocehm.v3i7.64
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/64
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v3i7.64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/64/20
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 41-53
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997156139008