A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castor Maciel, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Levy Cardoso, Tereza Fachada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622
Resumo: Resumo Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Educação Matemática. Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional.
id UNESP-14_32df61aa0b1cae7783f6c8f1e937ed73
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7622
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagemFunção. História da Matemática. Tecnologia EducacionalResumo Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Educação Matemática. Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1348-13671980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622/6500https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622/9642Castor Maciel, Paulo RobertoLevy Cardoso, Tereza Fachadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7622Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
spellingShingle A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
Castor Maciel, Paulo Roberto
Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional
title_short A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title_full A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title_fullStr A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title_full_unstemmed A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title_sort A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
author Castor Maciel, Paulo Roberto
author_facet Castor Maciel, Paulo Roberto
Levy Cardoso, Tereza Fachada
author_role author
author2 Levy Cardoso, Tereza Fachada
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castor Maciel, Paulo Roberto
Levy Cardoso, Tereza Fachada
dc.subject.por.fl_str_mv Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional
topic Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional
description Resumo Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Educação Matemática. Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622/6500
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622/9642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1348-1367
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874752217088