História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/ |
Resumo: | O presente trabalho consiste no estudo do desenvolvimento histórico da ideia de função desde a Antiguidade até a forma como é utilizada atualmente no meio científico e matemático. Este levantamento visa a formação do professor de Matemática que, por algum motivo ou outro, não teve ou tem acesso a essas informações em sua graduação. A partir deste estudo e da análise de documentos oficiais sobre o tratamento do tema, elaborou-se uma sequência didática para aproveitamento em aulas de matemática da 1ª série do Ensino Médio. A proposta busca trabalhar o tema função numa abordagem diferenciada da tradicional, posicionando o aluno como protagonista do seu aprendizado. Utilizou-se, ainda, o software Geogebra como ferramenta de apoio. Como resultado, embora não tenha sido aplicada a referida proposta em sala de aula, os estudos para o seu planejamento foram importantes para a formação continuada deste professor e, aqui compartilhados, poderão orientar a formação de outros, para uma prática docente mais motivadora nesse ciclo de ensino. |
id |
USP_464b9929441c4e8c9cbe6e24856c4619 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23072020-153437 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básicaHistory of the mathematical concept of function and its teaching in High SchoolEnsinoFunçãoFunctionGeogebraGeogebraHistória da matemáticaHistory of mathematicsTeachingO presente trabalho consiste no estudo do desenvolvimento histórico da ideia de função desde a Antiguidade até a forma como é utilizada atualmente no meio científico e matemático. Este levantamento visa a formação do professor de Matemática que, por algum motivo ou outro, não teve ou tem acesso a essas informações em sua graduação. A partir deste estudo e da análise de documentos oficiais sobre o tratamento do tema, elaborou-se uma sequência didática para aproveitamento em aulas de matemática da 1ª série do Ensino Médio. A proposta busca trabalhar o tema função numa abordagem diferenciada da tradicional, posicionando o aluno como protagonista do seu aprendizado. Utilizou-se, ainda, o software Geogebra como ferramenta de apoio. Como resultado, embora não tenha sido aplicada a referida proposta em sala de aula, os estudos para o seu planejamento foram importantes para a formação continuada deste professor e, aqui compartilhados, poderão orientar a formação de outros, para uma prática docente mais motivadora nesse ciclo de ensino.The present work consists of studying the historical development of the idea of function from antiquity to the way it is currently used in scientific and mathematical circles. This survey aims at training the mathematics teacher who, for some reason or another, did not have or has access to this information in his graduation. From this study and the analysis of official documents on the treatment of the theme, a didactic sequence was elaborated for use in mathematics classes of the 1st grade of High School. The proposal seeks to work on the function theme in a differentiated approach from the traditional one, placing the student as the protagonist of his learning. The Geogebra software was also used as a support tool. As a result, although the proposal was not applied in any classroom, the studies for its planning were important for the continued education of this teacher. Shared here, those studies may guide the training of others, for a more motivating teaching practice in this cycle of education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZuffi, Edna MauraFerreira, Daniel2020-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T23:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-23072020-153437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T23:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica History of the mathematical concept of function and its teaching in High School |
title |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica |
spellingShingle |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica Ferreira, Daniel Ensino Função Function Geogebra Geogebra História da matemática History of mathematics Teaching |
title_short |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica |
title_full |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica |
title_fullStr |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica |
title_full_unstemmed |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica |
title_sort |
História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica |
author |
Ferreira, Daniel |
author_facet |
Ferreira, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zuffi, Edna Maura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Função Function Geogebra Geogebra História da matemática History of mathematics Teaching |
topic |
Ensino Função Function Geogebra Geogebra História da matemática History of mathematics Teaching |
description |
O presente trabalho consiste no estudo do desenvolvimento histórico da ideia de função desde a Antiguidade até a forma como é utilizada atualmente no meio científico e matemático. Este levantamento visa a formação do professor de Matemática que, por algum motivo ou outro, não teve ou tem acesso a essas informações em sua graduação. A partir deste estudo e da análise de documentos oficiais sobre o tratamento do tema, elaborou-se uma sequência didática para aproveitamento em aulas de matemática da 1ª série do Ensino Médio. A proposta busca trabalhar o tema função numa abordagem diferenciada da tradicional, posicionando o aluno como protagonista do seu aprendizado. Utilizou-se, ainda, o software Geogebra como ferramenta de apoio. Como resultado, embora não tenha sido aplicada a referida proposta em sala de aula, os estudos para o seu planejamento foram importantes para a formação continuada deste professor e, aqui compartilhados, poderão orientar a formação de outros, para uma prática docente mais motivadora nesse ciclo de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091018942840832 |