A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Enne Karol Venancio de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da, Silva, Maiara Bernardino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/67
Resumo: Este trabalho traz uma proposta didática alternativa de ensino desenvolvida na formação docente em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz. Seu objetivo é discorrer sobre a importância de associar o uso da história da Matemática e a utilização de vídeo na sala de aula como recurso didático para o Ensino Fundamental, utilizando-as como alternativa metodológica e facilitadora da aprendizagem da Matemática. O trabalho ainda busca apresentar algumas reflexões aos graduandos e docentes de Matemática sobre a importância da utilização da história a Matemática o que pode tornar as aulas mais dinâmicas, instigantes, atrativas e reflexivas. Para abordar este tema foram utilizados, como principais bibliografias, os trabalhos de Boyer, Cavaliere e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, no intuito de tornar o trabalho mais embasado possível. Existem diversos métodos disponíveis para a utilização do recurso história da Matemática, neste trabalho optamos por utilizar o vídeo como método didático, considerando os benefícios que o mesmo pode causar na aprendizagem dos alunos e sabendo ainda que o vídeo é uma ferramenta que pode ser realizada em pouco tempo de aula, podendo ser útil em aulas de reforço no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. No desenvolvimento deste trabalho foi possível perceber através das leituras realizadas e as reflexões sobre o assunto em enfoque, que fazer abordagens sobre o surgimento dos conteúdos matemáticos é algo necessário e de total importância no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Através desse recurso, os alunos terão uma visão diferente do que é Matemática, deixando a indiferença que possuem com essa disciplina, destacamos aqui que mais interessante é o impacto que este recurso pode causar nos alunos, mostrando que a matemática não é apenas uma junção de algoritmos e fórmulas. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta de um vídeo de História da Matemática sobre o conteúdo de fração, conteúdo de suma importância no ensino fundamental e na vida acadêmica de todos.
id UECE-4_0560938af286622d049e54572727715d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/67
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTEfração; História da Matemática; vídeo didáticoEste trabalho traz uma proposta didática alternativa de ensino desenvolvida na formação docente em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz. Seu objetivo é discorrer sobre a importância de associar o uso da história da Matemática e a utilização de vídeo na sala de aula como recurso didático para o Ensino Fundamental, utilizando-as como alternativa metodológica e facilitadora da aprendizagem da Matemática. O trabalho ainda busca apresentar algumas reflexões aos graduandos e docentes de Matemática sobre a importância da utilização da história a Matemática o que pode tornar as aulas mais dinâmicas, instigantes, atrativas e reflexivas. Para abordar este tema foram utilizados, como principais bibliografias, os trabalhos de Boyer, Cavaliere e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, no intuito de tornar o trabalho mais embasado possível. Existem diversos métodos disponíveis para a utilização do recurso história da Matemática, neste trabalho optamos por utilizar o vídeo como método didático, considerando os benefícios que o mesmo pode causar na aprendizagem dos alunos e sabendo ainda que o vídeo é uma ferramenta que pode ser realizada em pouco tempo de aula, podendo ser útil em aulas de reforço no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. No desenvolvimento deste trabalho foi possível perceber através das leituras realizadas e as reflexões sobre o assunto em enfoque, que fazer abordagens sobre o surgimento dos conteúdos matemáticos é algo necessário e de total importância no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Através desse recurso, os alunos terão uma visão diferente do que é Matemática, deixando a indiferença que possuem com essa disciplina, destacamos aqui que mais interessante é o impacto que este recurso pode causar nos alunos, mostrando que a matemática não é apenas uma junção de algoritmos e fórmulas. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta de um vídeo de História da Matemática sobre o conteúdo de fração, conteúdo de suma importância no ensino fundamental e na vida acadêmica de todos.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/6710.30938/bocehm.v3i7.67Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 66 - 762447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/67/22Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Enne Karol Venancio deSilva, Gislaynne Maria Ribeiro daSilva, Maiara Bernardino da2018-08-26T00:34:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/67Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:38.703792Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
title A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
spellingShingle A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
Sousa, Enne Karol Venancio de
fração; História da Matemática; vídeo didático
title_short A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
title_full A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
title_fullStr A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
title_sort A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
author Sousa, Enne Karol Venancio de
author_facet Sousa, Enne Karol Venancio de
Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da
Silva, Maiara Bernardino da
author_role author
author2 Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da
Silva, Maiara Bernardino da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Enne Karol Venancio de
Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da
Silva, Maiara Bernardino da
dc.subject.por.fl_str_mv fração; História da Matemática; vídeo didático
topic fração; História da Matemática; vídeo didático
description Este trabalho traz uma proposta didática alternativa de ensino desenvolvida na formação docente em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz. Seu objetivo é discorrer sobre a importância de associar o uso da história da Matemática e a utilização de vídeo na sala de aula como recurso didático para o Ensino Fundamental, utilizando-as como alternativa metodológica e facilitadora da aprendizagem da Matemática. O trabalho ainda busca apresentar algumas reflexões aos graduandos e docentes de Matemática sobre a importância da utilização da história a Matemática o que pode tornar as aulas mais dinâmicas, instigantes, atrativas e reflexivas. Para abordar este tema foram utilizados, como principais bibliografias, os trabalhos de Boyer, Cavaliere e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, no intuito de tornar o trabalho mais embasado possível. Existem diversos métodos disponíveis para a utilização do recurso história da Matemática, neste trabalho optamos por utilizar o vídeo como método didático, considerando os benefícios que o mesmo pode causar na aprendizagem dos alunos e sabendo ainda que o vídeo é uma ferramenta que pode ser realizada em pouco tempo de aula, podendo ser útil em aulas de reforço no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. No desenvolvimento deste trabalho foi possível perceber através das leituras realizadas e as reflexões sobre o assunto em enfoque, que fazer abordagens sobre o surgimento dos conteúdos matemáticos é algo necessário e de total importância no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Através desse recurso, os alunos terão uma visão diferente do que é Matemática, deixando a indiferença que possuem com essa disciplina, destacamos aqui que mais interessante é o impacto que este recurso pode causar nos alunos, mostrando que a matemática não é apenas uma junção de algoritmos e fórmulas. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta de um vídeo de História da Matemática sobre o conteúdo de fração, conteúdo de suma importância no ensino fundamental e na vida acadêmica de todos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/67
10.30938/bocehm.v3i7.67
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/67
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v3i7.67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/67/22
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 66 - 76
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997160333312