Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Maroni
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5154
Resumo: Este texto, que se insere na linha de pesquisa História da Educação Matemática, discute aspectos da influência da missão presbiteriana nas práticas educativas da Escola Doméstica de Natal, especificamente no ensino de álgebra e desenho. Esta era uma instituição de ensino doméstico, modelada segundo o sistema da École Mánagère de Friburgo Suíça, inaugurada em 1914, e funcionando até os dias atuais. Objetivou-se assim, compreender de que modo as irmãs presbiterianas implementaram mudanças no currículo da referida instituição, e que aspectos da álgebra e do desenho estas priorizavam nas abordagens didáticas. Para tanto, analisamos além dos documentos oficiais, os programas de ensino, diários de classe das professoras, e livros didáticos adotados entre 1918 a 1924. O recorte temporal se justifica por ser esse o período que a missionária presbiteriana Leora James esteve à frente da administração da Escola Doméstica. A interpretação dos documentos analisados se deu com base nos argumentos de Saito (2020), Chartier (2010) e Choppin (2011) no tocante a análises de textos históricos, e compreensões a respeito dos livros didáticos. González Astudillo e Sierra Vázquez (2004) colaboram com o nosso entendimento sobre a relevância dos programas de ensino para a construção histórica das instituições educacionais. Evidenciamos, assim, que as irmãs presbiterianas realizaram significativas mudanças no currículo da Escola Doméstica de Natal, inserindo o estudo de álgebra em dois anos de curso, e o desenho ao logo de todo o curso, o qual tinha duração de seis anos. Conclui-se, com isso, que a álgebra fazia parte do grupo de disciplinas que contribuíam com a racionalidade das atividades domésticas e, que mesmo em uma escola voltada a formação feminina os conteúdos estudados em álgebra era os mesmos das escolas para meninos. Não obstante, o desenho se aproximava do estudo de desenho geométrico relacionado as atividades ligadas à ordem prática. Palavras-chave: História da Educação Matemática; Escola Doméstica de Natal; Práticas Educativas.
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