O ensino de Matemática na Escola Doméstica de Natal: contribuições para um diálogo sobre o papel da mulher Norte-rio-grandense (1911 – 1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Maroni
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192931
Resumo: Esta pesquisa é um convite à reflexão sobre a Matemática presente nas práticas educativas no âmbito da Escola Doméstica de Natal, instituição de ensino dedicado à formação feminina, modelada segundo o sistema da École Mánagère de Friburgo (Suíça), idealizada pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte e inaugurada em 1914, funcionando até os dias atuais. Assim, entre tantas outras inquirições é que surgiu a nossa pergunta de pesquisa: como a matemática, enquanto ciência, legitima o discurso de reinvindicação de uma escola doméstica, de modelo suíço, no estado do Rio Grande do Norte, nas primeiras décadas do século XX? As respostas foram sendo construídas ao longo da pesquisa, por meio dos documentos analisados nos arquivos inventariados, principalmente, no Arquivo Público Estadual do Rio Grande do Norte, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional, no acervo do Museu da Escola Doméstica e no Repositório do Laboratório de Imagens da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre estes: boletins, Atas, Ofícios, Relatórios dos Diretores da Instrução Pública; em Leis, Decretos, Mensagens do Governo do estado, além de artigos de jornais e revistas. Para tanto, entrelaçamos no nosso texto as histórias dos intelectuais, história das instituições de ensino, imprensa pedagógica, ensino de matemática e as práticas a ele relacionadas, para discutir acerca do papel social da mulher norte-rio-grandense, nomeadamente, a respeito dos valores educativos a ela voltados – tão caracterizantes daquela conjuntura. O estudo evidenciou a presença da matemática nas práticas pedagógicas da escola, tanto em disciplinas específicas, como álgebra, geometria, desenho geométrico, aritmética, quanto aos relacionados à economia doméstica, contabilidade, culinária, desenho ornamental, música e corte e costura. Concluiu-se que os programas de ensino e o material didático utilizado, ao longo do nosso recorte temporal, sofreram influências, incialmente da École Ménegère de Fribourg, seguida de concepções norte-americanas, que notadamente reforçam práticas educativas de caráter experimental e das escolas domésticas agrícolas belgas a partir da saída das alunas para intercâmbios no Instituto Normal Superior de Economia doméstica agrícola de Laeken – Bélgica. A pesquisa nos traz a compreensão que em um ambiente voltado à educação feminina, eram priorizados os mesmos conteúdos matemáticos estudados pelos homens nas demais instituições de ensino do estado, de modo que os programas de ensino, os livros-texto e os exames de ingressso se apresentavam de modo similar. Evidencia-se, com isso, que a matemática fazia parte do grupo de disciplina da área intelectual que contribuía com os prícipios da racionalidade das atividades domésticas, promovendo a aplicação da ciência na organização e na administração do lar.
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spelling O ensino de Matemática na Escola Doméstica de Natal: contribuições para um diálogo sobre o papel da mulher Norte-rio-grandense (1911 – 1961)Mathematical teaching at Domestic School of Natal: contributions to a dialogue about the role of north-rio-grandense women (1911 - 1961)Escola Doméstica de NatalFormação da mulherEnsino de MatemáticaRacionalidade das atividades domésticasDomestic School of NatalWomen trainingMathematics teachingRationality of domestic activitiesEscuela Doméstica de NatalFormación de la mujerEnseñanza de las matemáticasRacionalidad de las actividades domésticasEsta pesquisa é um convite à reflexão sobre a Matemática presente nas práticas educativas no âmbito da Escola Doméstica de Natal, instituição de ensino dedicado à formação feminina, modelada segundo o sistema da École Mánagère de Friburgo (Suíça), idealizada pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte e inaugurada em 1914, funcionando até os dias atuais. Assim, entre tantas outras inquirições é que surgiu a nossa pergunta de pesquisa: como a matemática, enquanto ciência, legitima o discurso de reinvindicação de uma escola doméstica, de modelo suíço, no estado do Rio Grande do Norte, nas primeiras décadas do século XX? As respostas foram sendo construídas ao longo da pesquisa, por meio dos documentos analisados nos arquivos inventariados, principalmente, no Arquivo Público Estadual do Rio Grande do Norte, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional, no acervo do Museu da Escola Doméstica e no Repositório do Laboratório de Imagens da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre estes: boletins, Atas, Ofícios, Relatórios dos Diretores da Instrução Pública; em Leis, Decretos, Mensagens do Governo do estado, além de artigos de jornais e revistas. Para tanto, entrelaçamos no nosso texto as histórias dos intelectuais, história das instituições de ensino, imprensa pedagógica, ensino de matemática e as práticas a ele relacionadas, para discutir acerca do papel social da mulher norte-rio-grandense, nomeadamente, a respeito dos valores educativos a ela voltados – tão caracterizantes daquela conjuntura. O estudo evidenciou a presença da matemática nas práticas pedagógicas da escola, tanto em disciplinas específicas, como álgebra, geometria, desenho geométrico, aritmética, quanto aos relacionados à economia doméstica, contabilidade, culinária, desenho ornamental, música e corte e costura. Concluiu-se que os programas de ensino e o material didático utilizado, ao longo do nosso recorte temporal, sofreram influências, incialmente da École Ménegère de Fribourg, seguida de concepções norte-americanas, que notadamente reforçam práticas educativas de caráter experimental e das escolas domésticas agrícolas belgas a partir da saída das alunas para intercâmbios no Instituto Normal Superior de Economia doméstica agrícola de Laeken – Bélgica. A pesquisa nos traz a compreensão que em um ambiente voltado à educação feminina, eram priorizados os mesmos conteúdos matemáticos estudados pelos homens nas demais instituições de ensino do estado, de modo que os programas de ensino, os livros-texto e os exames de ingressso se apresentavam de modo similar. Evidencia-se, com isso, que a matemática fazia parte do grupo de disciplina da área intelectual que contribuía com os prícipios da racionalidade das atividades domésticas, promovendo a aplicação da ciência na organização e na administração do lar.This research is an invitation to reflect on the Mathematics present in educational practices within the scope of the Escola Doméstica de Natal (Domestic School of Natal), an educational institution dedicated to female training, modeled after the École Mánagère system in Friborg (Switzerland), idealized by the Rio Teaching League Grande do Norte and opened in 1914, functioning until today. Thus, among many other inquiries, our research question arose: how mathematics, as a science, legitimizes the claim of a domestic school, of Swiss model, at Rio Grande do Norte state, in the first decades of the 20th century? The answers were constructed throughout the research, through the documents analyzed in the inventoried archives, mainly in the State Public Archive of Rio Grande do Norte, in the National Library's Hemeroteca, in the collection of the Museum of the Domestic School and in the Repository of the Images Laboratory from Rio Grande do Norte Federal University, including: bulletins, Records, Officials, Reports from the Directors of Public Education; in Laws, Decrees, Messages from the State Government, in addition to newspaper and magazine articles. To this end, we intertwine in our text the stories of intellectuals, the history of educational institutions, the pedagogical press, the teaching of mathematics and the practices related to it, to discuss the social role of women from the Rio Grande do Norte State, namely, regarding educational values aimed at it - so characteristic of that situation. The study showed the presence of mathematics in the school's pedagogical practices, both in specific subjects, such as algebra, geometry, geometric design, arithmetic, as well as those related to home economics, accounting, cooking, ornamental design, music and sewing. It was concluded that the teaching programs and didactic material used, throughout our time frame, were influenced, initially by École Ménegère de Friborg, followed by North American conceptions, which notably reinforce educational practices of an experimental nature and Belgian agricultural domestics after the students left for exchanges at the Normal Higher Institute of Agricultural Domestic Economy in Laeken - Belgium. The research brings us to the understanding that, in an environment focused on female education, the same mathematical content studied by men in other educational institutions in the state were prioritized, so that the teaching programs, textbooks and entrance exams are presented in a similar way. It is evident, therefore, that mathematics was part of the discipline group in the intellectual area that contributed to the rationality of domestic activities, promoting the application of science in the organization and administration of the home.Esta investigación es una invitación a reflexionar sobre las Matemáticas presentes en las prácticas educativas dentro del alcance de la Escuela Doméstica de Natal, una institución educativa dedicada a la formación femenina, inspirada en el sistema École Mánagère en Friburgo (Suiza), idealizada por la Liga de Enseñanza de Río Grande do Norte e inaugurado en 1914, funcionando aún en la actualidad. Así, entre muchas otras inquietudes, surgió nuestra pregunta de investigación: ¿Cómo las matemáticas, como ciencia, legitiman el reclamo de una escuela doméstica, de modelo suizo, en el estado de Rio Grande do Norte, en las primeras décadas del siglo XX? Las respuestas se construyeron a lo largo de la investigación, a través de los documentos analizados en los archivos inventariados, principalmente en el Archivo Público del Estado de Rio Grande do Norte, en la Hemeroteca de la Biblioteca Nacional, en la colección del Museo de la Escuela Doméstica como también en el Repositorio del Laboratorio de Imágenes de la Universidad Federal de Río Grande del Norte, incluidos: boletines, actas de funcionarios, informes de directores de educación pública; en Leyes, Decretos, Mensajes del Gobierno del Estado, así como artículos de periódicos y revistas. Con este fin, entrelazamos en nuestro texto las historias de los intelectuales, la historia de las instituciones educativas, la prensa pedagógica, la enseñanza de las matemáticas y con ella sus prácticas relacionadas, para discutir el papel social de las mujeres de Río Grande del norte-Brasil, en particular, valores educativos dirigidos a él, tan característicos de esa situación. El estudio mostró la presencia de las matemáticas en las prácticas pedagógicas de la escuela, tanto en materias específicas, como álgebra, geometría, diseño geométrico, aritmética, en cuanto a las relacionadas con economía doméstica, contabilidad, cocina, diseño ornamental, música y costura. Se concluyó que los programas de enseñanza y el material didáctico utilizado, a lo largo de nuestro tiempo, sufrieron influencias, inicialmente de la École Ménegère de Fribourg, seguidas de concepciones norteamericanas, que refuerzan notablemente las prácticas educativas de carácter experimental y de las escuelas agrícolas domésticas belgas desde que las alumnas partieron para intercambios en el Instituto Superior Normal de Economía Agrícola en Laeken - Bélgica. La investigación nos lleva a comprender que en un entorno centrado en la educación femenina, se priorizó el mismo contenido matemático estudiado por los hombres en otras instituciones educativas del estado, de modo que los programas de enseñanza, los libros de texto y los exámenes de ingreso se presentan de manera similar. Es evidente, por lo tanto, que las matemáticas formaron parte del grupo de disciplina en el área intelectual que contribuyó a los principios de racionalidad en las actividades domésticas, promoviendo la aplicación de la ciencia en la organización y administración del hogar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nobre, Sergio Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Maria Maroni2020-07-08T19:06:57Z2020-07-08T19:06:57Z2020-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19293100093190333004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:08:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:35:03.741004Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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