Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco Régis Vieira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio, Machado, Rosélia Costa de Castro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000s0dj
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821
Resumo: Falar sobre avaliação no Cálculo Diferencial e Integral exige desenvolver algumas considerações sobre o livro didático. Exige que observemos minuciosamente sua abordagem, qual o enfoque do autor, a natureza das situações-problema apresentadas e, para um professor experiente, observar justamente quais os aspectos não contemplados pela obra didática. Certamente que respondendo alguma destas perguntas, construiremos uma argumentação razoável para a seguinte pergunta: Que raciocínio dos alunos o livro de Cálculo permite avaliar? Parafraseando Fischbein (1987), convém lembrar que não enxergamos ou não percebemos aquilo que não somos preparados para ver. Desta forma, se temos um professor que atua num curso de graduação, como um curso de Licenciatura em Matemática, o qual vivenciou toda uma formação árida, formal, rigorosa, precisa, e exigente, como evidenciamos, por tradição, em Matemática Pura.
id UFC-7_75ec050fab76dd11707c2dcd80d83f69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39821
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliarEnsinoEnsino de cálculoLicenciatura em MatemáticaFalar sobre avaliação no Cálculo Diferencial e Integral exige desenvolver algumas considerações sobre o livro didático. Exige que observemos minuciosamente sua abordagem, qual o enfoque do autor, a natureza das situações-problema apresentadas e, para um professor experiente, observar justamente quais os aspectos não contemplados pela obra didática. Certamente que respondendo alguma destas perguntas, construiremos uma argumentação razoável para a seguinte pergunta: Que raciocínio dos alunos o livro de Cálculo permite avaliar? Parafraseando Fischbein (1987), convém lembrar que não enxergamos ou não percebemos aquilo que não somos preparados para ver. Desta forma, se temos um professor que atua num curso de graduação, como um curso de Licenciatura em Matemática, o qual vivenciou toda uma formação árida, formal, rigorosa, precisa, e exigente, como evidenciamos, por tradição, em Matemática Pura.2019-02-21T14:04:50Z2019-02-21T14:04:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 696-715.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821ark:/83112/001300000s0djAlves, Francisco Régis VieiraBorges Neto, HermínioMachado, Rosélia Costa de Castroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39821Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:44.366904Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
title Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
spellingShingle Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
Alves, Francisco Régis Vieira
Ensino
Ensino de cálculo
Licenciatura em Matemática
title_short Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
title_full Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
title_fullStr Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
title_full_unstemmed Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
title_sort Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
author Alves, Francisco Régis Vieira
author_facet Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Machado, Rosélia Costa de Castro
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
Machado, Rosélia Costa de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Machado, Rosélia Costa de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ensino de cálculo
Licenciatura em Matemática
topic Ensino
Ensino de cálculo
Licenciatura em Matemática
description Falar sobre avaliação no Cálculo Diferencial e Integral exige desenvolver algumas considerações sobre o livro didático. Exige que observemos minuciosamente sua abordagem, qual o enfoque do autor, a natureza das situações-problema apresentadas e, para um professor experiente, observar justamente quais os aspectos não contemplados pela obra didática. Certamente que respondendo alguma destas perguntas, construiremos uma argumentação razoável para a seguinte pergunta: Que raciocínio dos alunos o livro de Cálculo permite avaliar? Parafraseando Fischbein (1987), convém lembrar que não enxergamos ou não percebemos aquilo que não somos preparados para ver. Desta forma, se temos um professor que atua num curso de graduação, como um curso de Licenciatura em Matemática, o qual vivenciou toda uma formação árida, formal, rigorosa, precisa, e exigente, como evidenciamos, por tradição, em Matemática Pura.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-02-21T14:04:50Z
2019-02-21T14:04:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 696-715.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000s0dj
identifier_str_mv ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 696-715.
9788589872423
ark:/83112/001300000s0dj
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373827477897216