Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000s0dj |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821 |
Resumo: | Falar sobre avaliação no Cálculo Diferencial e Integral exige desenvolver algumas considerações sobre o livro didático. Exige que observemos minuciosamente sua abordagem, qual o enfoque do autor, a natureza das situações-problema apresentadas e, para um professor experiente, observar justamente quais os aspectos não contemplados pela obra didática. Certamente que respondendo alguma destas perguntas, construiremos uma argumentação razoável para a seguinte pergunta: Que raciocínio dos alunos o livro de Cálculo permite avaliar? Parafraseando Fischbein (1987), convém lembrar que não enxergamos ou não percebemos aquilo que não somos preparados para ver. Desta forma, se temos um professor que atua num curso de graduação, como um curso de Licenciatura em Matemática, o qual vivenciou toda uma formação árida, formal, rigorosa, precisa, e exigente, como evidenciamos, por tradição, em Matemática Pura. |
id |
UFC-7_75ec050fab76dd11707c2dcd80d83f69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39821 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliarEnsinoEnsino de cálculoLicenciatura em MatemáticaFalar sobre avaliação no Cálculo Diferencial e Integral exige desenvolver algumas considerações sobre o livro didático. Exige que observemos minuciosamente sua abordagem, qual o enfoque do autor, a natureza das situações-problema apresentadas e, para um professor experiente, observar justamente quais os aspectos não contemplados pela obra didática. Certamente que respondendo alguma destas perguntas, construiremos uma argumentação razoável para a seguinte pergunta: Que raciocínio dos alunos o livro de Cálculo permite avaliar? Parafraseando Fischbein (1987), convém lembrar que não enxergamos ou não percebemos aquilo que não somos preparados para ver. Desta forma, se temos um professor que atua num curso de graduação, como um curso de Licenciatura em Matemática, o qual vivenciou toda uma formação árida, formal, rigorosa, precisa, e exigente, como evidenciamos, por tradição, em Matemática Pura.2019-02-21T14:04:50Z2019-02-21T14:04:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 696-715.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821ark:/83112/001300000s0djAlves, Francisco Régis VieiraBorges Neto, HermínioMachado, Rosélia Costa de Castroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39821Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:44.366904Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar |
title |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar |
spellingShingle |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar Alves, Francisco Régis Vieira Ensino Ensino de cálculo Licenciatura em Matemática |
title_short |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar |
title_full |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar |
title_fullStr |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar |
title_full_unstemmed |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar |
title_sort |
Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar |
author |
Alves, Francisco Régis Vieira |
author_facet |
Alves, Francisco Régis Vieira Borges Neto, Hermínio Machado, Rosélia Costa de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio Machado, Rosélia Costa de Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francisco Régis Vieira Borges Neto, Hermínio Machado, Rosélia Costa de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ensino de cálculo Licenciatura em Matemática |
topic |
Ensino Ensino de cálculo Licenciatura em Matemática |
description |
Falar sobre avaliação no Cálculo Diferencial e Integral exige desenvolver algumas considerações sobre o livro didático. Exige que observemos minuciosamente sua abordagem, qual o enfoque do autor, a natureza das situações-problema apresentadas e, para um professor experiente, observar justamente quais os aspectos não contemplados pela obra didática. Certamente que respondendo alguma destas perguntas, construiremos uma argumentação razoável para a seguinte pergunta: Que raciocínio dos alunos o livro de Cálculo permite avaliar? Parafraseando Fischbein (1987), convém lembrar que não enxergamos ou não percebemos aquilo que não somos preparados para ver. Desta forma, se temos um professor que atua num curso de graduação, como um curso de Licenciatura em Matemática, o qual vivenciou toda uma formação árida, formal, rigorosa, precisa, e exigente, como evidenciamos, por tradição, em Matemática Pura. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-02-21T14:04:50Z 2019-02-21T14:04:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 696-715. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000s0dj |
identifier_str_mv |
ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 696-715. 9788589872423 ark:/83112/001300000s0dj |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373827477897216 |