A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lübeck, Marcos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junior, Antonio Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144
Resumo: Neste artigo apresentamos excertos e reflexões a partir de uma investigação realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado sob a forma de uma Monografia, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR, e que teve como motivação primeira investigar acontecimentos e singularidades relatadas na história dos números, momento em que estudamos livros da área para assim apresentar considerações destacadas deles de maneira compilada. Para tanto, fundamentados metodologicamente em uma pesquisa histórico-bibliográfica, expomos fatos e assumimos a história como uma ferramenta de ensino. Nesse sentido, a História da Matemática, empregada aqui como sendo nosso principal aporte, descreve os números e como suas representações foram desenvolvidas, destacando em especial a necessidade que o ser humano sempre teve de contar e de representar quantidades no seu cotidiano, representações estas que foram amparadas pela contribuição de diversos povos e muitas culturas. Sobre a história dos números propriamente dita temos diversos referencias, e por isso, o desígnio principal deste trabalho é mostrar, sobretudo para os professores de Matemática, que estes tem um importante arrimo para auxiliá-los no processo de ensino de Matemática, que é o contexto histórico envolvendo os números e certos fatos relacionados a eles. Nisto, a possibilidade de poder se valer da História da Matemática é fundamental, tanto para os professores quanto para os alunos, sobretudo agora, quando mudanças educacionais significativas estão sendo testadas e praticadas, todas pautadas em documentos outros, em legislações reformuladas, em novas bases e diferentes referenciais curriculares.
id UECE-4_12920c4b375bd1f8686f32bcc760cd37
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/3144
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROSHistória da Matemática; Ensino de Matemática; Números.Neste artigo apresentamos excertos e reflexões a partir de uma investigação realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado sob a forma de uma Monografia, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR, e que teve como motivação primeira investigar acontecimentos e singularidades relatadas na história dos números, momento em que estudamos livros da área para assim apresentar considerações destacadas deles de maneira compilada. Para tanto, fundamentados metodologicamente em uma pesquisa histórico-bibliográfica, expomos fatos e assumimos a história como uma ferramenta de ensino. Nesse sentido, a História da Matemática, empregada aqui como sendo nosso principal aporte, descreve os números e como suas representações foram desenvolvidas, destacando em especial a necessidade que o ser humano sempre teve de contar e de representar quantidades no seu cotidiano, representações estas que foram amparadas pela contribuição de diversos povos e muitas culturas. Sobre a história dos números propriamente dita temos diversos referencias, e por isso, o desígnio principal deste trabalho é mostrar, sobretudo para os professores de Matemática, que estes tem um importante arrimo para auxiliá-los no processo de ensino de Matemática, que é o contexto histórico envolvendo os números e certos fatos relacionados a eles. Nisto, a possibilidade de poder se valer da História da Matemática é fundamental, tanto para os professores quanto para os alunos, sobretudo agora, quando mudanças educacionais significativas estão sendo testadas e praticadas, todas pautadas em documentos outros, em legislações reformuladas, em novas bases e diferentes referenciais curriculares.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/314410.30938/bocehm.v7i21.3144Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 21 (2020): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 25-432447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144/3602Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLübeck, MarcosJunior, Antonio Rodrigues2021-06-05T16:20:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3144Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:44.203477Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
title A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
spellingShingle A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
Lübeck, Marcos
História da Matemática; Ensino de Matemática; Números.
title_short A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
title_full A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
title_fullStr A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
title_full_unstemmed A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
title_sort A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
author Lübeck, Marcos
author_facet Lübeck, Marcos
Junior, Antonio Rodrigues
author_role author
author2 Junior, Antonio Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lübeck, Marcos
Junior, Antonio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; Ensino de Matemática; Números.
topic História da Matemática; Ensino de Matemática; Números.
description Neste artigo apresentamos excertos e reflexões a partir de uma investigação realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado sob a forma de uma Monografia, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR, e que teve como motivação primeira investigar acontecimentos e singularidades relatadas na história dos números, momento em que estudamos livros da área para assim apresentar considerações destacadas deles de maneira compilada. Para tanto, fundamentados metodologicamente em uma pesquisa histórico-bibliográfica, expomos fatos e assumimos a história como uma ferramenta de ensino. Nesse sentido, a História da Matemática, empregada aqui como sendo nosso principal aporte, descreve os números e como suas representações foram desenvolvidas, destacando em especial a necessidade que o ser humano sempre teve de contar e de representar quantidades no seu cotidiano, representações estas que foram amparadas pela contribuição de diversos povos e muitas culturas. Sobre a história dos números propriamente dita temos diversos referencias, e por isso, o desígnio principal deste trabalho é mostrar, sobretudo para os professores de Matemática, que estes tem um importante arrimo para auxiliá-los no processo de ensino de Matemática, que é o contexto histórico envolvendo os números e certos fatos relacionados a eles. Nisto, a possibilidade de poder se valer da História da Matemática é fundamental, tanto para os professores quanto para os alunos, sobretudo agora, quando mudanças educacionais significativas estão sendo testadas e praticadas, todas pautadas em documentos outros, em legislações reformuladas, em novas bases e diferentes referenciais curriculares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144
10.30938/bocehm.v7i21.3144
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i21.3144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144/3602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 21 (2020): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 25-43
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997693009921