A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos excertos e reflexões a partir de uma investigação realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado sob a forma de uma Monografia, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR, e que teve como motivação primeira investigar acontecimentos e singularidades relatadas na história dos números, momento em que estudamos livros da área para assim apresentar considerações destacadas deles de maneira compilada. Para tanto, fundamentados metodologicamente em uma pesquisa histórico-bibliográfica, expomos fatos e assumimos a história como uma ferramenta de ensino. Nesse sentido, a História da Matemática, empregada aqui como sendo nosso principal aporte, descreve os números e como suas representações foram desenvolvidas, destacando em especial a necessidade que o ser humano sempre teve de contar e de representar quantidades no seu cotidiano, representações estas que foram amparadas pela contribuição de diversos povos e muitas culturas. Sobre a história dos números propriamente dita temos diversos referencias, e por isso, o desígnio principal deste trabalho é mostrar, sobretudo para os professores de Matemática, que estes tem um importante arrimo para auxiliá-los no processo de ensino de Matemática, que é o contexto histórico envolvendo os números e certos fatos relacionados a eles. Nisto, a possibilidade de poder se valer da História da Matemática é fundamental, tanto para os professores quanto para os alunos, sobretudo agora, quando mudanças educacionais significativas estão sendo testadas e praticadas, todas pautadas em documentos outros, em legislações reformuladas, em novas bases e diferentes referenciais curriculares. |
id |
UECE-4_12920c4b375bd1f8686f32bcc760cd37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/3144 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROSHistória da Matemática; Ensino de Matemática; Números.Neste artigo apresentamos excertos e reflexões a partir de uma investigação realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado sob a forma de uma Monografia, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR, e que teve como motivação primeira investigar acontecimentos e singularidades relatadas na história dos números, momento em que estudamos livros da área para assim apresentar considerações destacadas deles de maneira compilada. Para tanto, fundamentados metodologicamente em uma pesquisa histórico-bibliográfica, expomos fatos e assumimos a história como uma ferramenta de ensino. Nesse sentido, a História da Matemática, empregada aqui como sendo nosso principal aporte, descreve os números e como suas representações foram desenvolvidas, destacando em especial a necessidade que o ser humano sempre teve de contar e de representar quantidades no seu cotidiano, representações estas que foram amparadas pela contribuição de diversos povos e muitas culturas. Sobre a história dos números propriamente dita temos diversos referencias, e por isso, o desígnio principal deste trabalho é mostrar, sobretudo para os professores de Matemática, que estes tem um importante arrimo para auxiliá-los no processo de ensino de Matemática, que é o contexto histórico envolvendo os números e certos fatos relacionados a eles. Nisto, a possibilidade de poder se valer da História da Matemática é fundamental, tanto para os professores quanto para os alunos, sobretudo agora, quando mudanças educacionais significativas estão sendo testadas e praticadas, todas pautadas em documentos outros, em legislações reformuladas, em novas bases e diferentes referenciais curriculares.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/314410.30938/bocehm.v7i21.3144Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 21 (2020): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 25-432447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144/3602Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLübeck, MarcosJunior, Antonio Rodrigues2021-06-05T16:20:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3144Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:44.203477Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS |
title |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS |
spellingShingle |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS Lübeck, Marcos História da Matemática; Ensino de Matemática; Números. |
title_short |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS |
title_full |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS |
title_fullStr |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS |
title_full_unstemmed |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS |
title_sort |
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS |
author |
Lübeck, Marcos |
author_facet |
Lübeck, Marcos Junior, Antonio Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Antonio Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lübeck, Marcos Junior, Antonio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; Ensino de Matemática; Números. |
topic |
História da Matemática; Ensino de Matemática; Números. |
description |
Neste artigo apresentamos excertos e reflexões a partir de uma investigação realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado sob a forma de uma Monografia, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR, e que teve como motivação primeira investigar acontecimentos e singularidades relatadas na história dos números, momento em que estudamos livros da área para assim apresentar considerações destacadas deles de maneira compilada. Para tanto, fundamentados metodologicamente em uma pesquisa histórico-bibliográfica, expomos fatos e assumimos a história como uma ferramenta de ensino. Nesse sentido, a História da Matemática, empregada aqui como sendo nosso principal aporte, descreve os números e como suas representações foram desenvolvidas, destacando em especial a necessidade que o ser humano sempre teve de contar e de representar quantidades no seu cotidiano, representações estas que foram amparadas pela contribuição de diversos povos e muitas culturas. Sobre a história dos números propriamente dita temos diversos referencias, e por isso, o desígnio principal deste trabalho é mostrar, sobretudo para os professores de Matemática, que estes tem um importante arrimo para auxiliá-los no processo de ensino de Matemática, que é o contexto histórico envolvendo os números e certos fatos relacionados a eles. Nisto, a possibilidade de poder se valer da História da Matemática é fundamental, tanto para os professores quanto para os alunos, sobretudo agora, quando mudanças educacionais significativas estão sendo testadas e praticadas, todas pautadas em documentos outros, em legislações reformuladas, em novas bases e diferentes referenciais curriculares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144 10.30938/bocehm.v7i21.3144 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i21.3144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144/3602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 21 (2020): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 25-43 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997693009921 |