UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Antonio Ramon Firmo da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Vaniele Sousa, Cordeiro, Nilton José Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/26
Resumo: Este trabalho relata uma experiência dos autores, um professor e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sobre a aplicação de uma oficina no 1º ano do ensino médio da escola Doutor João Ribeiro Ramos, localizada na cidade de Sobral, Ceará. A oficina teve como meta o ensino de multiplicação de matrizes utilizando dados da conta de energia elétrica, tendo em vista a possibilidade de mostrar aos alunos que a matemática está presente em situações do dia a dia. A aplicação da oficina se deu em dois encontros. O primeiro encontro foi reservado para a introdução do conteúdo com breves definições e uma posterior aplicação de um Trabalho Direcionado (TD). O segundo encontro foi iniciado com a aplicação de outro TD para ver se os alunos conseguiam respondê-lo sem qualquer formalização. Ao final fora aplicado um terceiro TD para verificar o que eles aprenderam nos dois encontros. A oficina buscou também usar os erros dos alunos como um elemento desencadeador de questionamento do ensino, ou ainda, como um impulso para aprendizagem. Como resultados verificou-se que a maioria dos alunos compreendeu o que foi repassado, apesar de que muitos ainda apresentaram certas dificuldades nas quatro operações elementares, o que é preocupante, pois é assunto considerado fácil para o nível escolar em que eles se encontravam. Com isso, verificou-se que ainda há muito que melhorar no ensino e aprendizagem de matemática e que práticas de ensino alternativas podem ser positivas. Intervenções como esta, viabilizadas por um programa como o PIBID, podem propiciar enriquecimento na formação acadêmica de quem as conduzem, agregando experiência e trazendo mais conhecimentos a partir das dificuldades enfrentadas dentro de uma sala de aula, buscando formas de ajudar os alunos a superarem obstáculos.
id UECE-4_1cf0f0b26f697e29a3afed57f194cb88
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/26
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZESPIBID; Conta de energia; Multiplicação entre matrizes.Este trabalho relata uma experiência dos autores, um professor e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sobre a aplicação de uma oficina no 1º ano do ensino médio da escola Doutor João Ribeiro Ramos, localizada na cidade de Sobral, Ceará. A oficina teve como meta o ensino de multiplicação de matrizes utilizando dados da conta de energia elétrica, tendo em vista a possibilidade de mostrar aos alunos que a matemática está presente em situações do dia a dia. A aplicação da oficina se deu em dois encontros. O primeiro encontro foi reservado para a introdução do conteúdo com breves definições e uma posterior aplicação de um Trabalho Direcionado (TD). O segundo encontro foi iniciado com a aplicação de outro TD para ver se os alunos conseguiam respondê-lo sem qualquer formalização. Ao final fora aplicado um terceiro TD para verificar o que eles aprenderam nos dois encontros. A oficina buscou também usar os erros dos alunos como um elemento desencadeador de questionamento do ensino, ou ainda, como um impulso para aprendizagem. Como resultados verificou-se que a maioria dos alunos compreendeu o que foi repassado, apesar de que muitos ainda apresentaram certas dificuldades nas quatro operações elementares, o que é preocupante, pois é assunto considerado fácil para o nível escolar em que eles se encontravam. Com isso, verificou-se que ainda há muito que melhorar no ensino e aprendizagem de matemática e que práticas de ensino alternativas podem ser positivas. Intervenções como esta, viabilizadas por um programa como o PIBID, podem propiciar enriquecimento na formação acadêmica de quem as conduzem, agregando experiência e trazendo mais conhecimentos a partir das dificuldades enfrentadas dentro de uma sala de aula, buscando formas de ajudar os alunos a superarem obstáculos.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2610.30938/bocehm.v4i12.26Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 12 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 52-652447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/26/67Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Antonio Ramon Firmo daAlves, Vaniele SousaCordeiro, Nilton José Neves2018-08-26T00:32:33Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/26Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:36.872251Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
title UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
spellingShingle UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
Costa, Antonio Ramon Firmo da
PIBID; Conta de energia; Multiplicação entre matrizes.
title_short UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
title_full UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
title_fullStr UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
title_full_unstemmed UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
title_sort UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
author Costa, Antonio Ramon Firmo da
author_facet Costa, Antonio Ramon Firmo da
Alves, Vaniele Sousa
Cordeiro, Nilton José Neves
author_role author
author2 Alves, Vaniele Sousa
Cordeiro, Nilton José Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Antonio Ramon Firmo da
Alves, Vaniele Sousa
Cordeiro, Nilton José Neves
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID; Conta de energia; Multiplicação entre matrizes.
topic PIBID; Conta de energia; Multiplicação entre matrizes.
description Este trabalho relata uma experiência dos autores, um professor e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sobre a aplicação de uma oficina no 1º ano do ensino médio da escola Doutor João Ribeiro Ramos, localizada na cidade de Sobral, Ceará. A oficina teve como meta o ensino de multiplicação de matrizes utilizando dados da conta de energia elétrica, tendo em vista a possibilidade de mostrar aos alunos que a matemática está presente em situações do dia a dia. A aplicação da oficina se deu em dois encontros. O primeiro encontro foi reservado para a introdução do conteúdo com breves definições e uma posterior aplicação de um Trabalho Direcionado (TD). O segundo encontro foi iniciado com a aplicação de outro TD para ver se os alunos conseguiam respondê-lo sem qualquer formalização. Ao final fora aplicado um terceiro TD para verificar o que eles aprenderam nos dois encontros. A oficina buscou também usar os erros dos alunos como um elemento desencadeador de questionamento do ensino, ou ainda, como um impulso para aprendizagem. Como resultados verificou-se que a maioria dos alunos compreendeu o que foi repassado, apesar de que muitos ainda apresentaram certas dificuldades nas quatro operações elementares, o que é preocupante, pois é assunto considerado fácil para o nível escolar em que eles se encontravam. Com isso, verificou-se que ainda há muito que melhorar no ensino e aprendizagem de matemática e que práticas de ensino alternativas podem ser positivas. Intervenções como esta, viabilizadas por um programa como o PIBID, podem propiciar enriquecimento na formação acadêmica de quem as conduzem, agregando experiência e trazendo mais conhecimentos a partir das dificuldades enfrentadas dentro de uma sala de aula, buscando formas de ajudar os alunos a superarem obstáculos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/26
10.30938/bocehm.v4i12.26
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/26
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v4i12.26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/26/67
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 12 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 52-65
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997106855936