UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/26 |
Resumo: | Este trabalho relata uma experiência dos autores, um professor e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sobre a aplicação de uma oficina no 1º ano do ensino médio da escola Doutor João Ribeiro Ramos, localizada na cidade de Sobral, Ceará. A oficina teve como meta o ensino de multiplicação de matrizes utilizando dados da conta de energia elétrica, tendo em vista a possibilidade de mostrar aos alunos que a matemática está presente em situações do dia a dia. A aplicação da oficina se deu em dois encontros. O primeiro encontro foi reservado para a introdução do conteúdo com breves definições e uma posterior aplicação de um Trabalho Direcionado (TD). O segundo encontro foi iniciado com a aplicação de outro TD para ver se os alunos conseguiam respondê-lo sem qualquer formalização. Ao final fora aplicado um terceiro TD para verificar o que eles aprenderam nos dois encontros. A oficina buscou também usar os erros dos alunos como um elemento desencadeador de questionamento do ensino, ou ainda, como um impulso para aprendizagem. Como resultados verificou-se que a maioria dos alunos compreendeu o que foi repassado, apesar de que muitos ainda apresentaram certas dificuldades nas quatro operações elementares, o que é preocupante, pois é assunto considerado fácil para o nível escolar em que eles se encontravam. Com isso, verificou-se que ainda há muito que melhorar no ensino e aprendizagem de matemática e que práticas de ensino alternativas podem ser positivas. Intervenções como esta, viabilizadas por um programa como o PIBID, podem propiciar enriquecimento na formação acadêmica de quem as conduzem, agregando experiência e trazendo mais conhecimentos a partir das dificuldades enfrentadas dentro de uma sala de aula, buscando formas de ajudar os alunos a superarem obstáculos. |
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