O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masseno, Thalya Cristiny Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2979
Resumo: Este estudo, é uma proposta de atividades didáticas envolvendo o conteúdo de sequências numéricas por meio dos números triangulares, partindo do estudo documental de pesquisas já realizadas sobre o tema. A sequência numérica é um assunto que muitos alunos têm dificuldade, principalmente porque eles não conseguirem enxergar o infinito, muito menos, a soma de elementos infinitas vezes. Por esse motivo, esta pesquisa foi desenvolvida para o professor ter um novo apoio pedagógico, tendo como objetivo conhecer as contribuições dos números triangulares para o estudo de sequências numéricas por meio de atividades didática no ensino médio. Através de atividades que utilizam a história da matemática e material manipulável no estudo dos números triangulares. Para produção deste estudo, foram utilizados a pesquisa documental e bibliográfica, pois analisamos estudos sobre os números triangulares. Dentre elas, estavam a história da matemática, os conceitos matemáticos dos números triangulares, e as que trabalhavam com materiais manipuláveis. Portanto, foram elaboradas atividades, que auxiliarão os professores no ensino de sequência numérica. Podendo ser realizadas com a sequência didática ou com as atividades orientadoras de estudos.
id UECE-4_2797f59080367f2e986f4daa82864e22
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2979
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICANúmeros Triangulares.História da Matemática.Material Manipulável.Este estudo, é uma proposta de atividades didáticas envolvendo o conteúdo de sequências numéricas por meio dos números triangulares, partindo do estudo documental de pesquisas já realizadas sobre o tema. A sequência numérica é um assunto que muitos alunos têm dificuldade, principalmente porque eles não conseguirem enxergar o infinito, muito menos, a soma de elementos infinitas vezes. Por esse motivo, esta pesquisa foi desenvolvida para o professor ter um novo apoio pedagógico, tendo como objetivo conhecer as contribuições dos números triangulares para o estudo de sequências numéricas por meio de atividades didática no ensino médio. Através de atividades que utilizam a história da matemática e material manipulável no estudo dos números triangulares. Para produção deste estudo, foram utilizados a pesquisa documental e bibliográfica, pois analisamos estudos sobre os números triangulares. Dentre elas, estavam a história da matemática, os conceitos matemáticos dos números triangulares, e as que trabalhavam com materiais manipuláveis. Portanto, foram elaboradas atividades, que auxiliarão os professores no ensino de sequência numérica. Podendo ser realizadas com a sequência didática ou com as atividades orientadoras de estudos.EdUECE2020-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/297910.30938/bocehm.v7i19.2979Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 103 - 1152447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2979/2548Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMasseno, Thalya Cristiny SousaPereira, Ana Carolina Costa2020-09-15T12:34:33Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2979Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:44.085528Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
spellingShingle O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Masseno, Thalya Cristiny Sousa
Números Triangulares.
História da Matemática.
Material Manipulável.
title_short O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_fullStr O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_sort O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
author Masseno, Thalya Cristiny Sousa
author_facet Masseno, Thalya Cristiny Sousa
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Masseno, Thalya Cristiny Sousa
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Números Triangulares.
História da Matemática.
Material Manipulável.
topic Números Triangulares.
História da Matemática.
Material Manipulável.
description Este estudo, é uma proposta de atividades didáticas envolvendo o conteúdo de sequências numéricas por meio dos números triangulares, partindo do estudo documental de pesquisas já realizadas sobre o tema. A sequência numérica é um assunto que muitos alunos têm dificuldade, principalmente porque eles não conseguirem enxergar o infinito, muito menos, a soma de elementos infinitas vezes. Por esse motivo, esta pesquisa foi desenvolvida para o professor ter um novo apoio pedagógico, tendo como objetivo conhecer as contribuições dos números triangulares para o estudo de sequências numéricas por meio de atividades didática no ensino médio. Através de atividades que utilizam a história da matemática e material manipulável no estudo dos números triangulares. Para produção deste estudo, foram utilizados a pesquisa documental e bibliográfica, pois analisamos estudos sobre os números triangulares. Dentre elas, estavam a história da matemática, os conceitos matemáticos dos números triangulares, e as que trabalhavam com materiais manipuláveis. Portanto, foram elaboradas atividades, que auxiliarão os professores no ensino de sequência numérica. Podendo ser realizadas com a sequência didática ou com as atividades orientadoras de estudos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2979
10.30938/bocehm.v7i19.2979
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2979
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i19.2979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2979/2548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 103 - 115
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997690912768