A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Julio Cesar
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maciel, Isabela Blanco, Tersariolli, Paula Mendes, Coelho, André Rosenbaum
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530
Resumo: Neste texto, apresentamos os resultados de dois projetos subsequentes de Iniciação Científica desenvolvidos por aluno e alunas da Licenciatura em Matemática, envolvidos em um projeto de extensão denominado “Saberes em diálogo: comunidade, escola, universidade na construção da educação escolar quilombola de Barra do Turvo (SP). Em ambos os projetos, valemo-nos do levantamento bibliográfico em portais institucionais, como descreveremos no texto, para identificar, ainda que panoramicamente no segundo caso, as características, as convergências e as singularidades que se anunciam na produção de conhecimento em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre a educação escolar quilombola e a educação matemática nesse contexto. Os resultados alcançados nos permitem algumas inferências relevantes sobre a temática, dentre os quais um bom exemplo consiste na percepção de que a Lei Federal 10.639/2003 implicou um adensamento na produção acadêmica, bem como o fazem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Essa percepção, contudo, é discutida em contraponto com o fato de ainda haver poucos registros e estudos realizados com docentes, suas práticas pedagógicas e das possíveis relações a serem estabelecidas na educação matemática. Por isso, mostrou-se relevante a elaboração de um quadro das práticas elaboradas por meio do referido projeto de extensão e aquelas já disponíveis na literatura acadêmica. De forma panorâmica, também apresentamos os resultados da primeira aproximação das dissertações e teses produzidas no Brasil com a referida temática.
id UFGD-9_a72b4b3f29074e9f46938f3db6ca2d6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17530
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficosEducação escolar quilombolaSaberes em diálogoLevantamento bibliográficoEducação MatemáticaNeste texto, apresentamos os resultados de dois projetos subsequentes de Iniciação Científica desenvolvidos por aluno e alunas da Licenciatura em Matemática, envolvidos em um projeto de extensão denominado “Saberes em diálogo: comunidade, escola, universidade na construção da educação escolar quilombola de Barra do Turvo (SP). Em ambos os projetos, valemo-nos do levantamento bibliográfico em portais institucionais, como descreveremos no texto, para identificar, ainda que panoramicamente no segundo caso, as características, as convergências e as singularidades que se anunciam na produção de conhecimento em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre a educação escolar quilombola e a educação matemática nesse contexto. Os resultados alcançados nos permitem algumas inferências relevantes sobre a temática, dentre os quais um bom exemplo consiste na percepção de que a Lei Federal 10.639/2003 implicou um adensamento na produção acadêmica, bem como o fazem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Essa percepção, contudo, é discutida em contraponto com o fato de ainda haver poucos registros e estudos realizados com docentes, suas práticas pedagógicas e das possíveis relações a serem estabelecidas na educação matemática. Por isso, mostrou-se relevante a elaboração de um quadro das práticas elaboradas por meio do referido projeto de extensão e aquelas já disponíveis na literatura acadêmica. De forma panorâmica, também apresentamos os resultados da primeira aproximação das dissertações e teses produzidas no Brasil com a referida temática.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1753010.30612/tangram.v6i3.17530TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2023); 167-1892595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530/9712https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessValle, Julio CesarMaciel, Isabela BlancoTersariolli, Paula MendesCoelho, André Rosenbaum2024-02-08T18:17:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17530Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T18:17:24Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
title A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
spellingShingle A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
Valle, Julio Cesar
Educação escolar quilombola
Saberes em diálogo
Levantamento bibliográfico
Educação Matemática
title_short A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
title_full A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
title_fullStr A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
title_full_unstemmed A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
title_sort A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
author Valle, Julio Cesar
author_facet Valle, Julio Cesar
Maciel, Isabela Blanco
Tersariolli, Paula Mendes
Coelho, André Rosenbaum
author_role author
author2 Maciel, Isabela Blanco
Tersariolli, Paula Mendes
Coelho, André Rosenbaum
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Julio Cesar
Maciel, Isabela Blanco
Tersariolli, Paula Mendes
Coelho, André Rosenbaum
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar quilombola
Saberes em diálogo
Levantamento bibliográfico
Educação Matemática
topic Educação escolar quilombola
Saberes em diálogo
Levantamento bibliográfico
Educação Matemática
description Neste texto, apresentamos os resultados de dois projetos subsequentes de Iniciação Científica desenvolvidos por aluno e alunas da Licenciatura em Matemática, envolvidos em um projeto de extensão denominado “Saberes em diálogo: comunidade, escola, universidade na construção da educação escolar quilombola de Barra do Turvo (SP). Em ambos os projetos, valemo-nos do levantamento bibliográfico em portais institucionais, como descreveremos no texto, para identificar, ainda que panoramicamente no segundo caso, as características, as convergências e as singularidades que se anunciam na produção de conhecimento em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre a educação escolar quilombola e a educação matemática nesse contexto. Os resultados alcançados nos permitem algumas inferências relevantes sobre a temática, dentre os quais um bom exemplo consiste na percepção de que a Lei Federal 10.639/2003 implicou um adensamento na produção acadêmica, bem como o fazem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Essa percepção, contudo, é discutida em contraponto com o fato de ainda haver poucos registros e estudos realizados com docentes, suas práticas pedagógicas e das possíveis relações a serem estabelecidas na educação matemática. Por isso, mostrou-se relevante a elaboração de um quadro das práticas elaboradas por meio do referido projeto de extensão e aquelas já disponíveis na literatura acadêmica. De forma panorâmica, também apresentamos os resultados da primeira aproximação das dissertações e teses produzidas no Brasil com a referida temática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530
10.30612/tangram.v6i3.17530
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i3.17530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530/9712
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2023); 167-189
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480251330560