DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lucas Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araman, Eliane Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/44
Resumo: A presente pesquisa remete a uma reflexão a respeito do uso dos recursos oferecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial, vídeos didáticos para o trabalho docente, visto que, cada vez mais, torna-se necessária a inserção das tecnologias no contexto escolar, a fim de se atender as necessidades da sociedade atual, na qual tais recursos estão cada vez mais presentes.  Entende-se o uso de tecnologias como um elo importante entre professor, o conhecimento matemático e a compreensão dos alunos, sendo os vídeos didáticos uma das ferramentas que podem fortalecer esse elo. A proposta de baseá-los na História da Matemática se deve ao fato de que diversas pesquisas defendem que essa metodologia pode contribuir para a compreensão dos conceitos matemáticos, favorecendo, assim, uma reflexão a respeito dos tópicos explorados. Desta forma, ela visa a inserção de ambas no contexto escolar, a fim de que elas desempenhem suas contribuições na aprendizagem da Matemática. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo propor uma forma de se elaborar vídeos didáticos baseados na História da Matemática que possam ser empregados nas aulas de Matemática. Por fins didáticos, apresentamos esta proposta por meio de uma exemplificação: a produção de um vídeo sobre os conceitos relacionados ao estudo dos quadriláteros nas geometrias hiperbólica e elíptica, evidenciando os passos realizados na construção, além das orientações para o uso dos vídeos didáticos em sala de aula.  
id UECE-4_3947fdcbdc7f363f902aafb806c559a5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/44
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃOEducação MatemáticaVídeos DidáticosHistória da MatemáticaGeometrias Hiperbólica e ElípticaA presente pesquisa remete a uma reflexão a respeito do uso dos recursos oferecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial, vídeos didáticos para o trabalho docente, visto que, cada vez mais, torna-se necessária a inserção das tecnologias no contexto escolar, a fim de se atender as necessidades da sociedade atual, na qual tais recursos estão cada vez mais presentes.  Entende-se o uso de tecnologias como um elo importante entre professor, o conhecimento matemático e a compreensão dos alunos, sendo os vídeos didáticos uma das ferramentas que podem fortalecer esse elo. A proposta de baseá-los na História da Matemática se deve ao fato de que diversas pesquisas defendem que essa metodologia pode contribuir para a compreensão dos conceitos matemáticos, favorecendo, assim, uma reflexão a respeito dos tópicos explorados. Desta forma, ela visa a inserção de ambas no contexto escolar, a fim de que elas desempenhem suas contribuições na aprendizagem da Matemática. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo propor uma forma de se elaborar vídeos didáticos baseados na História da Matemática que possam ser empregados nas aulas de Matemática. Por fins didáticos, apresentamos esta proposta por meio de uma exemplificação: a produção de um vídeo sobre os conceitos relacionados ao estudo dos quadriláteros nas geometrias hiperbólica e elíptica, evidenciando os passos realizados na construção, além das orientações para o uso dos vídeos didáticos em sala de aula.  EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4410.30938/bocehm.v4i10.44Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 10 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6-252447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/44/48Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Lucas FerreiraAraman, Eliane Maria de Oliveira2018-08-26T00:34:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/44Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:37.613058Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO
title DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO
spellingShingle DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO
Gomes, Lucas Ferreira
Educação Matemática
Vídeos Didáticos
História da Matemática
Geometrias Hiperbólica e Elíptica
title_short DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO
title_full DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO
title_fullStr DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO
title_full_unstemmed DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO
title_sort DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO
author Gomes, Lucas Ferreira
author_facet Gomes, Lucas Ferreira
Araman, Eliane Maria de Oliveira
author_role author
author2 Araman, Eliane Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lucas Ferreira
Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Vídeos Didáticos
História da Matemática
Geometrias Hiperbólica e Elíptica
topic Educação Matemática
Vídeos Didáticos
História da Matemática
Geometrias Hiperbólica e Elíptica
description A presente pesquisa remete a uma reflexão a respeito do uso dos recursos oferecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial, vídeos didáticos para o trabalho docente, visto que, cada vez mais, torna-se necessária a inserção das tecnologias no contexto escolar, a fim de se atender as necessidades da sociedade atual, na qual tais recursos estão cada vez mais presentes.  Entende-se o uso de tecnologias como um elo importante entre professor, o conhecimento matemático e a compreensão dos alunos, sendo os vídeos didáticos uma das ferramentas que podem fortalecer esse elo. A proposta de baseá-los na História da Matemática se deve ao fato de que diversas pesquisas defendem que essa metodologia pode contribuir para a compreensão dos conceitos matemáticos, favorecendo, assim, uma reflexão a respeito dos tópicos explorados. Desta forma, ela visa a inserção de ambas no contexto escolar, a fim de que elas desempenhem suas contribuições na aprendizagem da Matemática. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo propor uma forma de se elaborar vídeos didáticos baseados na História da Matemática que possam ser empregados nas aulas de Matemática. Por fins didáticos, apresentamos esta proposta por meio de uma exemplificação: a produção de um vídeo sobre os conceitos relacionados ao estudo dos quadriláteros nas geometrias hiperbólica e elíptica, evidenciando os passos realizados na construção, além das orientações para o uso dos vídeos didáticos em sala de aula.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/44
10.30938/bocehm.v4i10.44
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/44
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v4i10.44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/44/48
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 10 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6-25
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997128876032