A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Keilla Cristina Arsie
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27441
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Simone da Silva Soria Medina
id UFPR_ba3a8d0ac1f1c81d0aea623bbf9ab905
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27441
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMedina, Simone da Silva Soria, 1969-Camargo, Keilla Cristina Arsie2024-04-08T12:58:53Z2024-04-08T12:58:53Z2012https://hdl.handle.net/1884/27441Orientadora : Profa. Dra. Simone da Silva Soria MedinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática . Defesa: Curitiba, 23/02/2012Bibliografia: fls. 139-144Resumo: As Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica do Estado do Paraná passaram por algumas reformulações e desde 2008 propõem o ensino das Geometrias não Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. Para o Ensino Médio, são destacadas as seguintes Geometrias: Hiperbólica, Elíptica, Projetiva e Fractal. Ao se abordar este tema, alguns questionamentos são levantados, como por exemplo: o que são estas Geometrias, desde quando se passou a pensar em seu ensino; por que ainda não são de fato ensinadas; e como é um tema que ainda não está inserido nas aulas de Matemática, quais alternativas e metodologias podem ser desenvolvidas para se buscar uma melhor compreensão dos seus conceitos básicos. Assim, é apresentado um histórico sobre a Geometria Euclidiana, passando pelo quinto postulado, que desencadeou o estudo das novas Geometrias. Também faz – se um levantamento histórico destas Geometrias; busca-se algumas metodologias que foram estudadas para aprimorar seu ensino e destacamos a Expressão Gráfica como um instrumento facilitador na construção e apropriação destes novos conceitos, focalizando os recursos visuo-espacias e imagéticosAbstract: Las Directrices Curriculares de la Matemática en la Educación del Estado del Paraná pasaron por algunas reformulaciones y a partir del año 2008 propusieron la enseñanza de la Geometría no Euclidiana en la enseñanza de los ciclos fundamentales y medios. Para la enseñanza del ciclo medio son destacadas las siguientes Geometrías: Hiperbólica, Elíptica, Proyectiva y Fractal. Al proponer el tema algunas cuestionamientos son llevados en consideración como por ejemplo: que son estas Geometrías, a partir de cuándo se pensó en su enseñanza, porque todavía no son enseñadas, como es un tema que todavía no está dentro de las clases de Matemática, cuales son las alternativas y metodologías que pueden ser desarrolladas para buscar una mejor comprensión de sus conceptos básicos. Todavía, se presenta un histórico sobre la Geometría Euclidiana, pasando por el quinto postulado que desencadena el estudio de las nuevas Geometrías. También se hace un levantamiento histórico de estas Geometrías, en busca de algunas metodologías que fueron estudiadas para mejorar su enseñanza y se destaca la Expresión Gráfica como un instrumento que facilita la construcción de estos nuevos conceptos, enfocando los recursos visoespaciales y imagéticos.144f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalGeometria não-euclidianaEspaço elipticoGeometria hiperbolicaMatemáticaA expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMARGO, KEILLA CRISTINA ARSIE.pdfapplication/pdf3248781https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/1/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf7da6df4541bed7e383e9a88183e2a69eMD51open accessTEXTR - D - CAMARGO, KEILLA CRISTINA ARSIE.pdf.txtExtracted Texttext/plain241957https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/2/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf.txt9cf4738639f604a64bc4c3f80de86c29MD52open accessTHUMBNAILR - D - CAMARGO, KEILLA CRISTINA ARSIE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/3/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf.jpg385103d507374dd4f7c734ce49bc4980MD53open access1884/274412024-04-08 09:58:53.429open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27441Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T12:58:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
title A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
spellingShingle A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
Camargo, Keilla Cristina Arsie
Geometria não-euclidiana
Espaço eliptico
Geometria hiperbolica
Matemática
title_short A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
title_full A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
title_fullStr A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
title_full_unstemmed A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
title_sort A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
author Camargo, Keilla Cristina Arsie
author_facet Camargo, Keilla Cristina Arsie
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medina, Simone da Silva Soria, 1969-
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Keilla Cristina Arsie
contributor_str_mv Medina, Simone da Silva Soria, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria não-euclidiana
Espaço eliptico
Geometria hiperbolica
Matemática
topic Geometria não-euclidiana
Espaço eliptico
Geometria hiperbolica
Matemática
description Orientadora : Profa. Dra. Simone da Silva Soria Medina
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T12:58:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T12:58:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27441
url https://hdl.handle.net/1884/27441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144f. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/1/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/2/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/3/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7da6df4541bed7e383e9a88183e2a69e
9cf4738639f604a64bc4c3f80de86c29
385103d507374dd4f7c734ce49bc4980
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860710050824192