PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Suélen Rita Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araujo Neto, Antonio Peixoto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753
Resumo: O Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC, desde o ano de 1986. Considerado o mais antigo e relevante na área devido a sua abrangência, reúne pesquisadores de diversas especialidades, a fim de discutir temáticas relacionadas a História da Ciência e da Tecnologia. No âmbito desse evento, simpósios acontecem de modo a vincular pesquisadores de áreas comuns, como por exemplo, pesquisadores da área da História da Matemática. Nesse sentido, no presente artigo temos por objetivo analisar os cenários das pesquisas em História da Matemática a partir dos trabalhos publicados nos Anais do 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, ocorrido na cidade Campina Grande – PB, no ano de 2018. Para tanto, identificamos os trabalhos vinculados ao simpósio: A investigação científica em História da Matemática no Brasil e classificamos as pesquisas em conformidade aos campos investigativos História da Matemática, História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. A análise temática dos trabalhos sugere em número, uma tendência para pesquisas que congregam o campo da História da Educação Matemática. Logo, sugere-se que essas pesquisas contribuem para consolidação desse campo de pesquisa no Brasil, assim como os demais trabalhos, que embora em menor número corroboram para o fortalecimento da pesquisa histórica de conceitos e na inserção de aspectos históricos da Matemática em sala de aula. No que concerne a identificação dos trabalhos, verificamos que são produções que contribuem com a constituição e o desenvolvimento histórico da Matemática, considerando os diferentes vieses que assumem dada sua abordagem específica no campo de pesquisa.
id UECE-4_3ffd13edf93b7bad86050424a9d56854
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2753
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCTHistória da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática.O Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC, desde o ano de 1986. Considerado o mais antigo e relevante na área devido a sua abrangência, reúne pesquisadores de diversas especialidades, a fim de discutir temáticas relacionadas a História da Ciência e da Tecnologia. No âmbito desse evento, simpósios acontecem de modo a vincular pesquisadores de áreas comuns, como por exemplo, pesquisadores da área da História da Matemática. Nesse sentido, no presente artigo temos por objetivo analisar os cenários das pesquisas em História da Matemática a partir dos trabalhos publicados nos Anais do 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, ocorrido na cidade Campina Grande – PB, no ano de 2018. Para tanto, identificamos os trabalhos vinculados ao simpósio: A investigação científica em História da Matemática no Brasil e classificamos as pesquisas em conformidade aos campos investigativos História da Matemática, História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. A análise temática dos trabalhos sugere em número, uma tendência para pesquisas que congregam o campo da História da Educação Matemática. Logo, sugere-se que essas pesquisas contribuem para consolidação desse campo de pesquisa no Brasil, assim como os demais trabalhos, que embora em menor número corroboram para o fortalecimento da pesquisa histórica de conceitos e na inserção de aspectos históricos da Matemática em sala de aula. No que concerne a identificação dos trabalhos, verificamos que são produções que contribuem com a constituição e o desenvolvimento histórico da Matemática, considerando os diferentes vieses que assumem dada sua abordagem específica no campo de pesquisa.EdUECE2020-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/275310.30938/bocehm.v7i19.2753Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 57 - 732447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753/2554Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Suélen Rita AndradeAraujo Neto, Antonio Peixoto de2020-09-15T12:20:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2753Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.182763Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
title PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
spellingShingle PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
Machado, Suélen Rita Andrade
História da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática.
title_short PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
title_full PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
title_fullStr PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
title_full_unstemmed PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
title_sort PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
author Machado, Suélen Rita Andrade
author_facet Machado, Suélen Rita Andrade
Araujo Neto, Antonio Peixoto de
author_role author
author2 Araujo Neto, Antonio Peixoto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Suélen Rita Andrade
Araujo Neto, Antonio Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática.
topic História da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática.
description O Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC, desde o ano de 1986. Considerado o mais antigo e relevante na área devido a sua abrangência, reúne pesquisadores de diversas especialidades, a fim de discutir temáticas relacionadas a História da Ciência e da Tecnologia. No âmbito desse evento, simpósios acontecem de modo a vincular pesquisadores de áreas comuns, como por exemplo, pesquisadores da área da História da Matemática. Nesse sentido, no presente artigo temos por objetivo analisar os cenários das pesquisas em História da Matemática a partir dos trabalhos publicados nos Anais do 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, ocorrido na cidade Campina Grande – PB, no ano de 2018. Para tanto, identificamos os trabalhos vinculados ao simpósio: A investigação científica em História da Matemática no Brasil e classificamos as pesquisas em conformidade aos campos investigativos História da Matemática, História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. A análise temática dos trabalhos sugere em número, uma tendência para pesquisas que congregam o campo da História da Educação Matemática. Logo, sugere-se que essas pesquisas contribuem para consolidação desse campo de pesquisa no Brasil, assim como os demais trabalhos, que embora em menor número corroboram para o fortalecimento da pesquisa histórica de conceitos e na inserção de aspectos históricos da Matemática em sala de aula. No que concerne a identificação dos trabalhos, verificamos que são produções que contribuem com a constituição e o desenvolvimento histórico da Matemática, considerando os diferentes vieses que assumem dada sua abordagem específica no campo de pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753
10.30938/bocehm.v7i19.2753
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i19.2753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753/2554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 57 - 73
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997610172416