PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753 |
Resumo: | O Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC, desde o ano de 1986. Considerado o mais antigo e relevante na área devido a sua abrangência, reúne pesquisadores de diversas especialidades, a fim de discutir temáticas relacionadas a História da Ciência e da Tecnologia. No âmbito desse evento, simpósios acontecem de modo a vincular pesquisadores de áreas comuns, como por exemplo, pesquisadores da área da História da Matemática. Nesse sentido, no presente artigo temos por objetivo analisar os cenários das pesquisas em História da Matemática a partir dos trabalhos publicados nos Anais do 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, ocorrido na cidade Campina Grande – PB, no ano de 2018. Para tanto, identificamos os trabalhos vinculados ao simpósio: A investigação científica em História da Matemática no Brasil e classificamos as pesquisas em conformidade aos campos investigativos História da Matemática, História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. A análise temática dos trabalhos sugere em número, uma tendência para pesquisas que congregam o campo da História da Educação Matemática. Logo, sugere-se que essas pesquisas contribuem para consolidação desse campo de pesquisa no Brasil, assim como os demais trabalhos, que embora em menor número corroboram para o fortalecimento da pesquisa histórica de conceitos e na inserção de aspectos históricos da Matemática em sala de aula. No que concerne a identificação dos trabalhos, verificamos que são produções que contribuem com a constituição e o desenvolvimento histórico da Matemática, considerando os diferentes vieses que assumem dada sua abordagem específica no campo de pesquisa. |
id |
UECE-4_3ffd13edf93b7bad86050424a9d56854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2753 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCTHistória da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática.O Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC, desde o ano de 1986. Considerado o mais antigo e relevante na área devido a sua abrangência, reúne pesquisadores de diversas especialidades, a fim de discutir temáticas relacionadas a História da Ciência e da Tecnologia. No âmbito desse evento, simpósios acontecem de modo a vincular pesquisadores de áreas comuns, como por exemplo, pesquisadores da área da História da Matemática. Nesse sentido, no presente artigo temos por objetivo analisar os cenários das pesquisas em História da Matemática a partir dos trabalhos publicados nos Anais do 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, ocorrido na cidade Campina Grande – PB, no ano de 2018. Para tanto, identificamos os trabalhos vinculados ao simpósio: A investigação científica em História da Matemática no Brasil e classificamos as pesquisas em conformidade aos campos investigativos História da Matemática, História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. A análise temática dos trabalhos sugere em número, uma tendência para pesquisas que congregam o campo da História da Educação Matemática. Logo, sugere-se que essas pesquisas contribuem para consolidação desse campo de pesquisa no Brasil, assim como os demais trabalhos, que embora em menor número corroboram para o fortalecimento da pesquisa histórica de conceitos e na inserção de aspectos históricos da Matemática em sala de aula. No que concerne a identificação dos trabalhos, verificamos que são produções que contribuem com a constituição e o desenvolvimento histórico da Matemática, considerando os diferentes vieses que assumem dada sua abordagem específica no campo de pesquisa.EdUECE2020-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/275310.30938/bocehm.v7i19.2753Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 57 - 732447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753/2554Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Suélen Rita AndradeAraujo Neto, Antonio Peixoto de2020-09-15T12:20:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2753Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.182763Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT |
title |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT |
spellingShingle |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT Machado, Suélen Rita Andrade História da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática. |
title_short |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT |
title_full |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT |
title_fullStr |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT |
title_full_unstemmed |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT |
title_sort |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT |
author |
Machado, Suélen Rita Andrade |
author_facet |
Machado, Suélen Rita Andrade Araujo Neto, Antonio Peixoto de |
author_role |
author |
author2 |
Araujo Neto, Antonio Peixoto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Suélen Rita Andrade Araujo Neto, Antonio Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática. |
topic |
História da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática. |
description |
O Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC, desde o ano de 1986. Considerado o mais antigo e relevante na área devido a sua abrangência, reúne pesquisadores de diversas especialidades, a fim de discutir temáticas relacionadas a História da Ciência e da Tecnologia. No âmbito desse evento, simpósios acontecem de modo a vincular pesquisadores de áreas comuns, como por exemplo, pesquisadores da área da História da Matemática. Nesse sentido, no presente artigo temos por objetivo analisar os cenários das pesquisas em História da Matemática a partir dos trabalhos publicados nos Anais do 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, ocorrido na cidade Campina Grande – PB, no ano de 2018. Para tanto, identificamos os trabalhos vinculados ao simpósio: A investigação científica em História da Matemática no Brasil e classificamos as pesquisas em conformidade aos campos investigativos História da Matemática, História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. A análise temática dos trabalhos sugere em número, uma tendência para pesquisas que congregam o campo da História da Educação Matemática. Logo, sugere-se que essas pesquisas contribuem para consolidação desse campo de pesquisa no Brasil, assim como os demais trabalhos, que embora em menor número corroboram para o fortalecimento da pesquisa histórica de conceitos e na inserção de aspectos históricos da Matemática em sala de aula. No que concerne a identificação dos trabalhos, verificamos que são produções que contribuem com a constituição e o desenvolvimento histórico da Matemática, considerando os diferentes vieses que assumem dada sua abordagem específica no campo de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753 10.30938/bocehm.v7i19.2753 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i19.2753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753/2554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 57 - 73 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997610172416 |