Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Clarice da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Luana Cerqueira de, Santos, Henrique Luis da Silva, Ribeiro dos Santos Santana, Eurivalda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637
Resumo: A estatística está proposta para ser trabalhada durante toda a Educação Básica, havendo, então, a necessidade da potencialização da discussão de seu ensino em processos de formação continuada. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino referente à inserção de conceitos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de sua participação em um processo formativo.  As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, sendo do 8º ano e do 9 º ano, no turno vespertino, de uma escola pública da Bahia. A sequência de ensino partiu de uma proposta realizada no Curso de Formação para Professores de Matemática, oferecido pela Secretária de Educação do Município e sendo uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Como resultado do processo formativo, a proposta desenvolvida pela professora buscou abordar conceitos estatísticos a partir do Ciclo Investigativo PPDAC. Nota-se com a realização dessa sequência de ensino que é possível desenvolver o trabalho com conceitos estatísticos de tal forma que haja a participação ativa dos estudantes, dentre eles, estudantes com deficiência, o que reforça a necessidade de processos formativos em parceria Universidade-Escola.
id UECE-4_b47a3657dd9ec35e9f44e70ddb2b2196
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/9637
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDACSequência de ensinoCiclo investigativo PPDACEstatísticaA estatística está proposta para ser trabalhada durante toda a Educação Básica, havendo, então, a necessidade da potencialização da discussão de seu ensino em processos de formação continuada. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino referente à inserção de conceitos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de sua participação em um processo formativo.  As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, sendo do 8º ano e do 9 º ano, no turno vespertino, de uma escola pública da Bahia. A sequência de ensino partiu de uma proposta realizada no Curso de Formação para Professores de Matemática, oferecido pela Secretária de Educação do Município e sendo uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Como resultado do processo formativo, a proposta desenvolvida pela professora buscou abordar conceitos estatísticos a partir do Ciclo Investigativo PPDAC. Nota-se com a realização dessa sequência de ensino que é possível desenvolver o trabalho com conceitos estatísticos de tal forma que haja a participação ativa dos estudantes, dentre eles, estudantes com deficiência, o que reforça a necessidade de processos formativos em parceria Universidade-Escola.EdUECE2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/963710.30938/bocehm.v10i29.9637Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-142447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637/9173Copyright (c) 2023 Clarice da Silva Nascimento, Luana Cerqueira de Almeida, Henrique Luis da Silva Santos, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Nascimento, Clarice da SilvaAlmeida, Luana Cerqueira deSantos, Henrique Luis da SilvaRibeiro dos Santos Santana, Eurivalda2023-07-31T21:48:21Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9637Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-07-31T21:48:21Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
title Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
spellingShingle Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
Nascimento, Clarice da Silva
Sequência de ensino
Ciclo investigativo PPDAC
Estatística
title_short Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
title_full Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
title_fullStr Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
title_full_unstemmed Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
title_sort Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
author Nascimento, Clarice da Silva
author_facet Nascimento, Clarice da Silva
Almeida, Luana Cerqueira de
Santos, Henrique Luis da Silva
Ribeiro dos Santos Santana, Eurivalda
author_role author
author2 Almeida, Luana Cerqueira de
Santos, Henrique Luis da Silva
Ribeiro dos Santos Santana, Eurivalda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Clarice da Silva
Almeida, Luana Cerqueira de
Santos, Henrique Luis da Silva
Ribeiro dos Santos Santana, Eurivalda
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência de ensino
Ciclo investigativo PPDAC
Estatística
topic Sequência de ensino
Ciclo investigativo PPDAC
Estatística
description A estatística está proposta para ser trabalhada durante toda a Educação Básica, havendo, então, a necessidade da potencialização da discussão de seu ensino em processos de formação continuada. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino referente à inserção de conceitos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de sua participação em um processo formativo.  As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, sendo do 8º ano e do 9 º ano, no turno vespertino, de uma escola pública da Bahia. A sequência de ensino partiu de uma proposta realizada no Curso de Formação para Professores de Matemática, oferecido pela Secretária de Educação do Município e sendo uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Como resultado do processo formativo, a proposta desenvolvida pela professora buscou abordar conceitos estatísticos a partir do Ciclo Investigativo PPDAC. Nota-se com a realização dessa sequência de ensino que é possível desenvolver o trabalho com conceitos estatísticos de tal forma que haja a participação ativa dos estudantes, dentre eles, estudantes com deficiência, o que reforça a necessidade de processos formativos em parceria Universidade-Escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637
10.30938/bocehm.v10i29.9637
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i29.9637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637/9173
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-14
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997012484096