A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827 |
Resumo: | A história da matemática vem sendo discutida em pesquisas de vertente historiográfica atualizada, como uma fornecedora de meios potencialmente didáticos para o ensino de Matemática. Dentre os diversos recursos que ela pode oferecer, podemos citar os instrumentos matemáticos, especialmente, os elaborados nos séculos XVI e XVII. Dessa forma, a Régua de Cálculo Linear, desenvolvida por William Oughtred (1574 – 1660), é uma opção de recurso histórico que pode ser utilizado no ensino de Matemática. Esse instrumento auxilia em operações aritméticas como multiplicação e divisão, usando princípios dos logaritmos e pode ser estudada e moldada para sua incorporação no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, trataremos, especificamente, do ensino de multiplicação por meio desse instrumento. Este artigo é um fragmento de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará, do ano de 2019. O artigo apresenta um pouco da ideia dos logaritmos de Napier, a construção da Régua de Cálculo Linear e como manuseá-la, trazendo aspectos históricos dos logaritmos, estudos de conceitos matemáticos dos séculos XVI e XVII, que podem ser percebidos na Régua de Cálculo e algumas contribuições que a construção e manuseio desse instrumento podem acarretar na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivo conhecer as potencialidades didáticas da construção e manipulação da Régua de Cálculo Linear para o ensino de multiplicação. Portanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e aborda a construção dos logaritmos de John Napier (1550 – 1617), da Régua de Cálculo e suas contribuições para o ensino de Matemática. |
id |
UECE-4_4d4a39bc52e7b12275b5d3877360edef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2827 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIOEnsino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemáticaA história da matemática vem sendo discutida em pesquisas de vertente historiográfica atualizada, como uma fornecedora de meios potencialmente didáticos para o ensino de Matemática. Dentre os diversos recursos que ela pode oferecer, podemos citar os instrumentos matemáticos, especialmente, os elaborados nos séculos XVI e XVII. Dessa forma, a Régua de Cálculo Linear, desenvolvida por William Oughtred (1574 – 1660), é uma opção de recurso histórico que pode ser utilizado no ensino de Matemática. Esse instrumento auxilia em operações aritméticas como multiplicação e divisão, usando princípios dos logaritmos e pode ser estudada e moldada para sua incorporação no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, trataremos, especificamente, do ensino de multiplicação por meio desse instrumento. Este artigo é um fragmento de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará, do ano de 2019. O artigo apresenta um pouco da ideia dos logaritmos de Napier, a construção da Régua de Cálculo Linear e como manuseá-la, trazendo aspectos históricos dos logaritmos, estudos de conceitos matemáticos dos séculos XVI e XVII, que podem ser percebidos na Régua de Cálculo e algumas contribuições que a construção e manuseio desse instrumento podem acarretar na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivo conhecer as potencialidades didáticas da construção e manipulação da Régua de Cálculo Linear para o ensino de multiplicação. Portanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e aborda a construção dos logaritmos de John Napier (1550 – 1617), da Régua de Cálculo e suas contribuições para o ensino de Matemática.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/282710.30938/bocehm.v7i20.2827Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 357-3692447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827/3056Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Andressa Gomes dosPereira, Ana Carolina Costa2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2827Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.861087Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO |
title |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO |
spellingShingle |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO Santos, Andressa Gomes dos Ensino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemática |
title_short |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO |
title_full |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO |
title_fullStr |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO |
title_full_unstemmed |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO |
title_sort |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO |
author |
Santos, Andressa Gomes dos |
author_facet |
Santos, Andressa Gomes dos Pereira, Ana Carolina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Carolina Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Andressa Gomes dos Pereira, Ana Carolina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemática |
topic |
Ensino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemática |
description |
A história da matemática vem sendo discutida em pesquisas de vertente historiográfica atualizada, como uma fornecedora de meios potencialmente didáticos para o ensino de Matemática. Dentre os diversos recursos que ela pode oferecer, podemos citar os instrumentos matemáticos, especialmente, os elaborados nos séculos XVI e XVII. Dessa forma, a Régua de Cálculo Linear, desenvolvida por William Oughtred (1574 – 1660), é uma opção de recurso histórico que pode ser utilizado no ensino de Matemática. Esse instrumento auxilia em operações aritméticas como multiplicação e divisão, usando princípios dos logaritmos e pode ser estudada e moldada para sua incorporação no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, trataremos, especificamente, do ensino de multiplicação por meio desse instrumento. Este artigo é um fragmento de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará, do ano de 2019. O artigo apresenta um pouco da ideia dos logaritmos de Napier, a construção da Régua de Cálculo Linear e como manuseá-la, trazendo aspectos históricos dos logaritmos, estudos de conceitos matemáticos dos séculos XVI e XVII, que podem ser percebidos na Régua de Cálculo e algumas contribuições que a construção e manuseio desse instrumento podem acarretar na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivo conhecer as potencialidades didáticas da construção e manipulação da Régua de Cálculo Linear para o ensino de multiplicação. Portanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e aborda a construção dos logaritmos de John Napier (1550 – 1617), da Régua de Cálculo e suas contribuições para o ensino de Matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827 10.30938/bocehm.v7i20.2827 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827/3056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 357-369 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997636386816 |