A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andressa Gomes dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827
Resumo: A história da matemática vem sendo discutida em pesquisas de vertente historiográfica atualizada, como uma fornecedora de meios potencialmente didáticos para o ensino de Matemática. Dentre os diversos recursos que ela pode oferecer, podemos citar os instrumentos matemáticos, especialmente, os elaborados nos séculos XVI e XVII. Dessa forma, a Régua de Cálculo Linear, desenvolvida por William Oughtred (1574 – 1660), é uma opção de recurso histórico que pode ser utilizado no ensino de Matemática. Esse instrumento auxilia em operações aritméticas como multiplicação e divisão, usando princípios dos logaritmos e pode ser estudada e moldada para sua incorporação no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, trataremos, especificamente, do ensino de multiplicação por meio desse instrumento. Este artigo é um fragmento de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará, do ano de 2019. O artigo apresenta um pouco da ideia dos logaritmos de Napier, a construção da Régua de Cálculo Linear e como manuseá-la, trazendo aspectos históricos dos logaritmos, estudos de conceitos matemáticos dos séculos XVI e XVII, que podem ser percebidos na Régua de Cálculo e algumas contribuições que a construção e manuseio desse instrumento podem acarretar na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivo conhecer as potencialidades didáticas da construção e manipulação da Régua de Cálculo Linear para o ensino de multiplicação. Portanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e aborda a construção dos logaritmos de John Napier (1550 – 1617), da Régua de Cálculo e suas contribuições para o ensino de Matemática.
id UECE-4_4d4a39bc52e7b12275b5d3877360edef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2827
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIOEnsino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemáticaA história da matemática vem sendo discutida em pesquisas de vertente historiográfica atualizada, como uma fornecedora de meios potencialmente didáticos para o ensino de Matemática. Dentre os diversos recursos que ela pode oferecer, podemos citar os instrumentos matemáticos, especialmente, os elaborados nos séculos XVI e XVII. Dessa forma, a Régua de Cálculo Linear, desenvolvida por William Oughtred (1574 – 1660), é uma opção de recurso histórico que pode ser utilizado no ensino de Matemática. Esse instrumento auxilia em operações aritméticas como multiplicação e divisão, usando princípios dos logaritmos e pode ser estudada e moldada para sua incorporação no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, trataremos, especificamente, do ensino de multiplicação por meio desse instrumento. Este artigo é um fragmento de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará, do ano de 2019. O artigo apresenta um pouco da ideia dos logaritmos de Napier, a construção da Régua de Cálculo Linear e como manuseá-la, trazendo aspectos históricos dos logaritmos, estudos de conceitos matemáticos dos séculos XVI e XVII, que podem ser percebidos na Régua de Cálculo e algumas contribuições que a construção e manuseio desse instrumento podem acarretar na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivo conhecer as potencialidades didáticas da construção e manipulação da Régua de Cálculo Linear para o ensino de multiplicação. Portanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e aborda a construção dos logaritmos de John Napier (1550 – 1617), da Régua de Cálculo e suas contribuições para o ensino de Matemática.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/282710.30938/bocehm.v7i20.2827Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 357-3692447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827/3056Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Andressa Gomes dosPereira, Ana Carolina Costa2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2827Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.861087Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
title A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
spellingShingle A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
Santos, Andressa Gomes dos
Ensino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemática
title_short A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
title_full A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
title_fullStr A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
title_full_unstemmed A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
title_sort A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
author Santos, Andressa Gomes dos
author_facet Santos, Andressa Gomes dos
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andressa Gomes dos
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemática
topic Ensino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemática
description A história da matemática vem sendo discutida em pesquisas de vertente historiográfica atualizada, como uma fornecedora de meios potencialmente didáticos para o ensino de Matemática. Dentre os diversos recursos que ela pode oferecer, podemos citar os instrumentos matemáticos, especialmente, os elaborados nos séculos XVI e XVII. Dessa forma, a Régua de Cálculo Linear, desenvolvida por William Oughtred (1574 – 1660), é uma opção de recurso histórico que pode ser utilizado no ensino de Matemática. Esse instrumento auxilia em operações aritméticas como multiplicação e divisão, usando princípios dos logaritmos e pode ser estudada e moldada para sua incorporação no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, trataremos, especificamente, do ensino de multiplicação por meio desse instrumento. Este artigo é um fragmento de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará, do ano de 2019. O artigo apresenta um pouco da ideia dos logaritmos de Napier, a construção da Régua de Cálculo Linear e como manuseá-la, trazendo aspectos históricos dos logaritmos, estudos de conceitos matemáticos dos séculos XVI e XVII, que podem ser percebidos na Régua de Cálculo e algumas contribuições que a construção e manuseio desse instrumento podem acarretar na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivo conhecer as potencialidades didáticas da construção e manipulação da Régua de Cálculo Linear para o ensino de multiplicação. Portanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e aborda a construção dos logaritmos de John Napier (1550 – 1617), da Régua de Cálculo e suas contribuições para o ensino de Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827
10.30938/bocehm.v7i20.2827
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827/3056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 357-369
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997636386816