Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Verusca Batista
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1407
Resumo: A incorporação da história no campo da educação matemática é discutida a nível nacional e internacional, sobretudo quando se trata de potencialidades didáticas para o ensino, no qual recursos como instrumentos matemáticos históricos são utilizados para a imersão do saber-fazer matemático. Este artigo busca apresentar algumas considerações envolvendo a régua de cálculo circular na formação inicial dos professores, a partir das falas de discentes participantes de um curso de extensão universitária, ofertado na Universidade Estadual do Ceará. Utilizou-se a análise de conteúdo para categorizar os dados obtidos e sistematizar a concepção deles sobre a incorporação da história da matemática por meio do instrumento. Assim, foi perceptível as diversas potencialidades que a história traz ao ser inserida no ensino de matemática, principalmente, quando se utiliza o instrumento matemático associado a conceitos matemáticos. Entretanto, ainda há a necessidade de mais discussões dessa natureza, principalmente nas novas vertentes historiográficas atualizadas.
id SBEM_MAT-1_939e96e4e8df9ba05ea139761e6f7a51
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1407
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemáticaFormação Inicial de Professores de Matemática. História da Matemática. Régua de Cálculo Circular.A incorporação da história no campo da educação matemática é discutida a nível nacional e internacional, sobretudo quando se trata de potencialidades didáticas para o ensino, no qual recursos como instrumentos matemáticos históricos são utilizados para a imersão do saber-fazer matemático. Este artigo busca apresentar algumas considerações envolvendo a régua de cálculo circular na formação inicial dos professores, a partir das falas de discentes participantes de um curso de extensão universitária, ofertado na Universidade Estadual do Ceará. Utilizou-se a análise de conteúdo para categorizar os dados obtidos e sistematizar a concepção deles sobre a incorporação da história da matemática por meio do instrumento. Assim, foi perceptível as diversas potencialidades que a história traz ao ser inserida no ensino de matemática, principalmente, quando se utiliza o instrumento matemático associado a conceitos matemáticos. Entretanto, ainda há a necessidade de mais discussões dessa natureza, principalmente nas novas vertentes historiográficas atualizadas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1407Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 67-822317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1407/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Verusca BatistaPereira, Ana Carolina Costa2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1407Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática
title Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática
Alves, Verusca Batista
Formação Inicial de Professores de Matemática. História da Matemática. Régua de Cálculo Circular.
title_short Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática
title_full Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática
title_sort Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática
author Alves, Verusca Batista
author_facet Alves, Verusca Batista
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Verusca Batista
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores de Matemática. História da Matemática. Régua de Cálculo Circular.
topic Formação Inicial de Professores de Matemática. História da Matemática. Régua de Cálculo Circular.
description A incorporação da história no campo da educação matemática é discutida a nível nacional e internacional, sobretudo quando se trata de potencialidades didáticas para o ensino, no qual recursos como instrumentos matemáticos históricos são utilizados para a imersão do saber-fazer matemático. Este artigo busca apresentar algumas considerações envolvendo a régua de cálculo circular na formação inicial dos professores, a partir das falas de discentes participantes de um curso de extensão universitária, ofertado na Universidade Estadual do Ceará. Utilizou-se a análise de conteúdo para categorizar os dados obtidos e sistematizar a concepção deles sobre a incorporação da história da matemática por meio do instrumento. Assim, foi perceptível as diversas potencialidades que a história traz ao ser inserida no ensino de matemática, principalmente, quando se utiliza o instrumento matemático associado a conceitos matemáticos. Entretanto, ainda há a necessidade de mais discussões dessa natureza, principalmente nas novas vertentes historiográficas atualizadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1407
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1407/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 67-82
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130247974912