A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares de Lima, João Paulo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cavalari, Mariana Feiteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/987
Resumo: As escolas de engenharia e as escolas militares foram, no século XIX e início do século XX, os principais difusores da matemática superior no Brasil. Neste sentido, é relevante, no âmbito da História da Matemática em nosso país, estudar o surgimento histórico de faculdades brasileiras do início do século XX, voltadas para a formação de engenheiros, como por exemplo, o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). Este instituto foi criado em 1913 e, em 1936, foi transformado em Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI). Posteriormente, teve seu nome alterado para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e, finalmente em 2002, esta instituição foi transformada na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Assim, podemos considerar que o IEMI esteve em funcionamento no período de 1913 a 1936 e é precursor da UNIFEI. Neste contexto, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar a criação do referido instituto destacando as disciplinas da área de Matemática que eram lecionadas e os docentes responsáveis por estas. Para tanto, nos dedicamos a estudar obras que apresentavam informações sobre a criação do IEMI, seu curso e seu corpo docente. Consultamos, também, informações em revistas, um caderno de anotações de um ex-docente e documentos do IEMI e realizamos, ainda, entrevistas com ex-docentes da EFEI. Os dados desta investigação mostram que o IEMI, inicialmente, teve um corpo docente formado por professores europeus, em especial, belgas e que este, paulatinamente, foi se nacionalizando. Tal instituto ofertou somente o curso de Engenharia Eletromecânica que, até, 1923, previa a disciplina “Matemática” em seus três anos de curso e, posteriormente, quando o curso passou a ter a duração de quatro anos, a disciplina de Matemática foi desmembrada em disciplinas que ficaram concentradas nos dois primeiros anos. Os docentes Armand Bertholet, José Procópio Fernandes Monteiro e Antônio Rodrigues d’Oliveira foram os únicos docentes, que identificamos, que lecionaram Matemática no IEMI. Dentre eles, destacamos Antônio Rodrigues d’Oliveira que elaborou materiais didáticos destinados ao ensino de Matemática superior, que era um tipo de material escasso em língua portuguesa no Brasil neste período.
id UECE-4_56a074add926f427d1c3d3bbcd34de72
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/987
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁHistória da Matemática no Brasil, Escola de Engenharia, Início do Século XX.As escolas de engenharia e as escolas militares foram, no século XIX e início do século XX, os principais difusores da matemática superior no Brasil. Neste sentido, é relevante, no âmbito da História da Matemática em nosso país, estudar o surgimento histórico de faculdades brasileiras do início do século XX, voltadas para a formação de engenheiros, como por exemplo, o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). Este instituto foi criado em 1913 e, em 1936, foi transformado em Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI). Posteriormente, teve seu nome alterado para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e, finalmente em 2002, esta instituição foi transformada na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Assim, podemos considerar que o IEMI esteve em funcionamento no período de 1913 a 1936 e é precursor da UNIFEI. Neste contexto, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar a criação do referido instituto destacando as disciplinas da área de Matemática que eram lecionadas e os docentes responsáveis por estas. Para tanto, nos dedicamos a estudar obras que apresentavam informações sobre a criação do IEMI, seu curso e seu corpo docente. Consultamos, também, informações em revistas, um caderno de anotações de um ex-docente e documentos do IEMI e realizamos, ainda, entrevistas com ex-docentes da EFEI. Os dados desta investigação mostram que o IEMI, inicialmente, teve um corpo docente formado por professores europeus, em especial, belgas e que este, paulatinamente, foi se nacionalizando. Tal instituto ofertou somente o curso de Engenharia Eletromecânica que, até, 1923, previa a disciplina “Matemática” em seus três anos de curso e, posteriormente, quando o curso passou a ter a duração de quatro anos, a disciplina de Matemática foi desmembrada em disciplinas que ficaram concentradas nos dois primeiros anos. Os docentes Armand Bertholet, José Procópio Fernandes Monteiro e Antônio Rodrigues d’Oliveira foram os únicos docentes, que identificamos, que lecionaram Matemática no IEMI. Dentre eles, destacamos Antônio Rodrigues d’Oliveira que elaborou materiais didáticos destinados ao ensino de Matemática superior, que era um tipo de material escasso em língua portuguesa no Brasil neste período.EdUECE2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/98710.30938/bocehm.v5i15.987Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 59 - 732447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/987/848Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares de Lima, João PauloCavalari, Mariana Feiteiro2020-01-20T12:31:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/987Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.219852Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
title A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
spellingShingle A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
Soares de Lima, João Paulo
História da Matemática no Brasil, Escola de Engenharia, Início do Século XX.
title_short A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
title_full A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
title_fullStr A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
title_full_unstemmed A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
title_sort A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
author Soares de Lima, João Paulo
author_facet Soares de Lima, João Paulo
Cavalari, Mariana Feiteiro
author_role author
author2 Cavalari, Mariana Feiteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares de Lima, João Paulo
Cavalari, Mariana Feiteiro
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática no Brasil, Escola de Engenharia, Início do Século XX.
topic História da Matemática no Brasil, Escola de Engenharia, Início do Século XX.
description As escolas de engenharia e as escolas militares foram, no século XIX e início do século XX, os principais difusores da matemática superior no Brasil. Neste sentido, é relevante, no âmbito da História da Matemática em nosso país, estudar o surgimento histórico de faculdades brasileiras do início do século XX, voltadas para a formação de engenheiros, como por exemplo, o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). Este instituto foi criado em 1913 e, em 1936, foi transformado em Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI). Posteriormente, teve seu nome alterado para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e, finalmente em 2002, esta instituição foi transformada na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Assim, podemos considerar que o IEMI esteve em funcionamento no período de 1913 a 1936 e é precursor da UNIFEI. Neste contexto, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar a criação do referido instituto destacando as disciplinas da área de Matemática que eram lecionadas e os docentes responsáveis por estas. Para tanto, nos dedicamos a estudar obras que apresentavam informações sobre a criação do IEMI, seu curso e seu corpo docente. Consultamos, também, informações em revistas, um caderno de anotações de um ex-docente e documentos do IEMI e realizamos, ainda, entrevistas com ex-docentes da EFEI. Os dados desta investigação mostram que o IEMI, inicialmente, teve um corpo docente formado por professores europeus, em especial, belgas e que este, paulatinamente, foi se nacionalizando. Tal instituto ofertou somente o curso de Engenharia Eletromecânica que, até, 1923, previa a disciplina “Matemática” em seus três anos de curso e, posteriormente, quando o curso passou a ter a duração de quatro anos, a disciplina de Matemática foi desmembrada em disciplinas que ficaram concentradas nos dois primeiros anos. Os docentes Armand Bertholet, José Procópio Fernandes Monteiro e Antônio Rodrigues d’Oliveira foram os únicos docentes, que identificamos, que lecionaram Matemática no IEMI. Dentre eles, destacamos Antônio Rodrigues d’Oliveira que elaborou materiais didáticos destinados ao ensino de Matemática superior, que era um tipo de material escasso em língua portuguesa no Brasil neste período.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/987
10.30938/bocehm.v5i15.987
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/987
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i15.987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/987/848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 59 - 73
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997576617984