A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁ
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/987 |
Resumo: | As escolas de engenharia e as escolas militares foram, no século XIX e início do século XX, os principais difusores da matemática superior no Brasil. Neste sentido, é relevante, no âmbito da História da Matemática em nosso país, estudar o surgimento histórico de faculdades brasileiras do início do século XX, voltadas para a formação de engenheiros, como por exemplo, o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). Este instituto foi criado em 1913 e, em 1936, foi transformado em Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI). Posteriormente, teve seu nome alterado para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e, finalmente em 2002, esta instituição foi transformada na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Assim, podemos considerar que o IEMI esteve em funcionamento no período de 1913 a 1936 e é precursor da UNIFEI. Neste contexto, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar a criação do referido instituto destacando as disciplinas da área de Matemática que eram lecionadas e os docentes responsáveis por estas. Para tanto, nos dedicamos a estudar obras que apresentavam informações sobre a criação do IEMI, seu curso e seu corpo docente. Consultamos, também, informações em revistas, um caderno de anotações de um ex-docente e documentos do IEMI e realizamos, ainda, entrevistas com ex-docentes da EFEI. Os dados desta investigação mostram que o IEMI, inicialmente, teve um corpo docente formado por professores europeus, em especial, belgas e que este, paulatinamente, foi se nacionalizando. Tal instituto ofertou somente o curso de Engenharia Eletromecânica que, até, 1923, previa a disciplina “Matemática” em seus três anos de curso e, posteriormente, quando o curso passou a ter a duração de quatro anos, a disciplina de Matemática foi desmembrada em disciplinas que ficaram concentradas nos dois primeiros anos. Os docentes Armand Bertholet, José Procópio Fernandes Monteiro e Antônio Rodrigues d’Oliveira foram os únicos docentes, que identificamos, que lecionaram Matemática no IEMI. Dentre eles, destacamos Antônio Rodrigues d’Oliveira que elaborou materiais didáticos destinados ao ensino de Matemática superior, que era um tipo de material escasso em língua portuguesa no Brasil neste período. |
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A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL: O INSTITUTO ELETROTÉCNICO E MECÂNICO DE ITAJUBÁHistória da Matemática no Brasil, Escola de Engenharia, Início do Século XX.As escolas de engenharia e as escolas militares foram, no século XIX e início do século XX, os principais difusores da matemática superior no Brasil. Neste sentido, é relevante, no âmbito da História da Matemática em nosso país, estudar o surgimento histórico de faculdades brasileiras do início do século XX, voltadas para a formação de engenheiros, como por exemplo, o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). Este instituto foi criado em 1913 e, em 1936, foi transformado em Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI). Posteriormente, teve seu nome alterado para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e, finalmente em 2002, esta instituição foi transformada na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Assim, podemos considerar que o IEMI esteve em funcionamento no período de 1913 a 1936 e é precursor da UNIFEI. Neste contexto, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar a criação do referido instituto destacando as disciplinas da área de Matemática que eram lecionadas e os docentes responsáveis por estas. Para tanto, nos dedicamos a estudar obras que apresentavam informações sobre a criação do IEMI, seu curso e seu corpo docente. Consultamos, também, informações em revistas, um caderno de anotações de um ex-docente e documentos do IEMI e realizamos, ainda, entrevistas com ex-docentes da EFEI. Os dados desta investigação mostram que o IEMI, inicialmente, teve um corpo docente formado por professores europeus, em especial, belgas e que este, paulatinamente, foi se nacionalizando. Tal instituto ofertou somente o curso de Engenharia Eletromecânica que, até, 1923, previa a disciplina “Matemática” em seus três anos de curso e, posteriormente, quando o curso passou a ter a duração de quatro anos, a disciplina de Matemática foi desmembrada em disciplinas que ficaram concentradas nos dois primeiros anos. Os docentes Armand Bertholet, José Procópio Fernandes Monteiro e Antônio Rodrigues d’Oliveira foram os únicos docentes, que identificamos, que lecionaram Matemática no IEMI. Dentre eles, destacamos Antônio Rodrigues d’Oliveira que elaborou materiais didáticos destinados ao ensino de Matemática superior, que era um tipo de material escasso em língua portuguesa no Brasil neste período.EdUECE2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/98710.30938/bocehm.v5i15.987Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 59 - 732447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/987/848Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares de Lima, João PauloCavalari, Mariana Feiteiro2020-01-20T12:31:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/987Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.219852Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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