Eu procuro proporcionar algo de bom às crianças: a trajetória de uma professora iniciante e a superação de marcas negativas da matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Renata
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nacarato, Adair Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2295
Resumo: Este texto, que analisa a trajetória de uma professora egressa do curso de Pedagogia, em início de carreira, é parte da pesquisa de doutoramento da primeira autora. A pesquisa centra-se na trajetória de formação, com a inserção no ensino superior, e a sua relação dessa trajetória com a matemática escolar. Para o presente artigo, privilegiou-se a trajetória de uma das participantes da pesquisa, que, ao concluir o curso de Pedagogia, iniciou sua atuação docente. A metodologia do estudo pautou-se na entrevista narrativa como instrumento de produção de dados para estudos de abordagem biográfica. Nesse sentido, o artigo traz a narrativa de vida da referida aluna, com o intuito de analisar sua trajetória como estudante e como professora iniciante, com o intuito de conhecer as marcas de sua trajetória de formação: seu processo de escolarização, a escolha do curso de Pedagogia, sua inserção na universidade e seu processo de inserção na carreira docente. 
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