As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosangela Araújo da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Morey, Bernadete Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7923
Resumo: O presente estudo faz parte de uma pesquisa doutoral em desenvolvimento que trata da álgebra das equações por meio de resolução geométrica desenvolvida por Omar Khayyam (1048-1131) em seu Tratado Algébrico e sua aplicação ao ensino. Assim, o objetivo deste artigo é verificar as publicações já existentes nas bases de dados indexadas no Portal de Periódicos da Capes por meio de uma revisão de literatura sobre o tema. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica nas bases da Capes, mediante os termos descritores elencados pela junção das palavras-chave iniciais. Examinamos 21 bases (CNPq) de pesquisa mediante a sua relação com o Ensino de Ciências e Matemática, das quais apenas 11 contribuíram para com o resultado almejado. Efetuados os refinamentos, observamos que são escassas as contribuições para o ensino das equações cúbicas e que não possuem a mesma abordagem que a nossa pesquisa doutoral, assim como o maior número de textos encontrados é descritivo/expositivo sobre a álgebra de Omar Khayyam. Assim, comprovamos o ineditismo da pesquisa doutoral e encontramos novos textos que podem enriquecer nossa pesquisa.
id UECE-4_633663bb1ac03c4bdfa4fef84a49dca4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7923
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)Álgebra das equaçõesOmar KhayyamPortal de periódicos da CapesResolução geométrica de equaçõesTratado AlgébricoO presente estudo faz parte de uma pesquisa doutoral em desenvolvimento que trata da álgebra das equações por meio de resolução geométrica desenvolvida por Omar Khayyam (1048-1131) em seu Tratado Algébrico e sua aplicação ao ensino. Assim, o objetivo deste artigo é verificar as publicações já existentes nas bases de dados indexadas no Portal de Periódicos da Capes por meio de uma revisão de literatura sobre o tema. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica nas bases da Capes, mediante os termos descritores elencados pela junção das palavras-chave iniciais. Examinamos 21 bases (CNPq) de pesquisa mediante a sua relação com o Ensino de Ciências e Matemática, das quais apenas 11 contribuíram para com o resultado almejado. Efetuados os refinamentos, observamos que são escassas as contribuições para o ensino das equações cúbicas e que não possuem a mesma abordagem que a nossa pesquisa doutoral, assim como o maior número de textos encontrados é descritivo/expositivo sobre a álgebra de Omar Khayyam. Assim, comprovamos o ineditismo da pesquisa doutoral e encontramos novos textos que podem enriquecer nossa pesquisa.EdUECE2022-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/792310.30938/bocehm.v9i26.7923Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 104-1132447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7923/6824Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosangela Araújo daMorey, Bernadete Barbosa 2022-05-11T12:27:59Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7923Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.778805Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
title As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
spellingShingle As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
Silva, Rosangela Araújo da
Álgebra das equações
Omar Khayyam
Portal de periódicos da Capes
Resolução geométrica de equações
Tratado Algébrico
title_short As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
title_full As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
title_fullStr As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
title_full_unstemmed As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
title_sort As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
author Silva, Rosangela Araújo da
author_facet Silva, Rosangela Araújo da
Morey, Bernadete Barbosa
author_role author
author2 Morey, Bernadete Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosangela Araújo da
Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra das equações
Omar Khayyam
Portal de periódicos da Capes
Resolução geométrica de equações
Tratado Algébrico
topic Álgebra das equações
Omar Khayyam
Portal de periódicos da Capes
Resolução geométrica de equações
Tratado Algébrico
description O presente estudo faz parte de uma pesquisa doutoral em desenvolvimento que trata da álgebra das equações por meio de resolução geométrica desenvolvida por Omar Khayyam (1048-1131) em seu Tratado Algébrico e sua aplicação ao ensino. Assim, o objetivo deste artigo é verificar as publicações já existentes nas bases de dados indexadas no Portal de Periódicos da Capes por meio de uma revisão de literatura sobre o tema. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica nas bases da Capes, mediante os termos descritores elencados pela junção das palavras-chave iniciais. Examinamos 21 bases (CNPq) de pesquisa mediante a sua relação com o Ensino de Ciências e Matemática, das quais apenas 11 contribuíram para com o resultado almejado. Efetuados os refinamentos, observamos que são escassas as contribuições para o ensino das equações cúbicas e que não possuem a mesma abordagem que a nossa pesquisa doutoral, assim como o maior número de textos encontrados é descritivo/expositivo sobre a álgebra de Omar Khayyam. Assim, comprovamos o ineditismo da pesquisa doutoral e encontramos novos textos que podem enriquecer nossa pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7923
10.30938/bocehm.v9i26.7923
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7923
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i26.7923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7923/6824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 104-113
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998411284480