Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Kelly de Lima Azevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Anderson Spinelli Valdevino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4730
Resumo: Este trabalho buscou fazer uma revisão sistemática de pesquisas na área da Educação Matemática utilizando jogos de Role Play game-RPG. De início fizemos o levantamento utilizando as bases de dados da Scielo, do Google Acadêmico e Periódico Capes, por serem, mais conhecidas e utilizadas no meio acadêmico para disseminação de pesquisas e estudos. Focamos em produções do período de 2015 a 2021, utilizando as palavras-chave: Role Play Game, Educação Matemática e Anos Iniciais; Jogo de RPG e Educação Matemática; Jogo de RPG e Anos Iniciais. O objetivo geral desse trabalho foi analisar através das pesquisas encontradas nas bases de dados, o uso do RPG na Educação Matemática em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propomos ainda descrever a importância sobre jogos, em especial, jogos de RPG enquanto ferramenta pedagógica na educação, como também, analisar através das bases de dados se e quais pesquisas usam o RPG na Educação Matemática nos Anos Inicias e verificar como as pesquisas encontradas faziam uso do RPG. Durante as pesquisas nas bases de dados relatadas, obtivemos poucos trabalhos que utilizassem o RPG no Ensino Fundamental e que envolvesse Educação Matemática. Através das pesquisas vimos o potencial do uso do RPG na educação, e sua contribuição no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em especial, na Educação Matemática. Desta forma, é notória a importância de desenvolver pesquisas na área devido à escassez de produções. Palavras-chave: Role Play Game; Educação Matemática; Anos Iniciais.
id UECE-4_6969696b6009f215929f898ef07f0daf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4730
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamentalAnos IniciaisRole Play GameEducação MatemáticaEste trabalho buscou fazer uma revisão sistemática de pesquisas na área da Educação Matemática utilizando jogos de Role Play game-RPG. De início fizemos o levantamento utilizando as bases de dados da Scielo, do Google Acadêmico e Periódico Capes, por serem, mais conhecidas e utilizadas no meio acadêmico para disseminação de pesquisas e estudos. Focamos em produções do período de 2015 a 2021, utilizando as palavras-chave: Role Play Game, Educação Matemática e Anos Iniciais; Jogo de RPG e Educação Matemática; Jogo de RPG e Anos Iniciais. O objetivo geral desse trabalho foi analisar através das pesquisas encontradas nas bases de dados, o uso do RPG na Educação Matemática em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propomos ainda descrever a importância sobre jogos, em especial, jogos de RPG enquanto ferramenta pedagógica na educação, como também, analisar através das bases de dados se e quais pesquisas usam o RPG na Educação Matemática nos Anos Inicias e verificar como as pesquisas encontradas faziam uso do RPG. Durante as pesquisas nas bases de dados relatadas, obtivemos poucos trabalhos que utilizassem o RPG no Ensino Fundamental e que envolvesse Educação Matemática. Através das pesquisas vimos o potencial do uso do RPG na educação, e sua contribuição no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em especial, na Educação Matemática. Desta forma, é notória a importância de desenvolver pesquisas na área devido à escassez de produções. Palavras-chave: Role Play Game; Educação Matemática; Anos Iniciais.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/473010.30938/bocehm.v8i23.4730Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 177-1912447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4730/4342Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSpinelli, Kelly de Lima AzevedoSilva, Anderson Spinelli Valdevino da2021-06-17T18:45:14Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4730Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:45.457905Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
title Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
Spinelli, Kelly de Lima Azevedo
Anos Iniciais
Role Play Game
Educação Matemática
title_short Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
title_full Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
author Spinelli, Kelly de Lima Azevedo
author_facet Spinelli, Kelly de Lima Azevedo
Silva, Anderson Spinelli Valdevino da
author_role author
author2 Silva, Anderson Spinelli Valdevino da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Kelly de Lima Azevedo
Silva, Anderson Spinelli Valdevino da
dc.subject.por.fl_str_mv Anos Iniciais
Role Play Game
Educação Matemática
topic Anos Iniciais
Role Play Game
Educação Matemática
description Este trabalho buscou fazer uma revisão sistemática de pesquisas na área da Educação Matemática utilizando jogos de Role Play game-RPG. De início fizemos o levantamento utilizando as bases de dados da Scielo, do Google Acadêmico e Periódico Capes, por serem, mais conhecidas e utilizadas no meio acadêmico para disseminação de pesquisas e estudos. Focamos em produções do período de 2015 a 2021, utilizando as palavras-chave: Role Play Game, Educação Matemática e Anos Iniciais; Jogo de RPG e Educação Matemática; Jogo de RPG e Anos Iniciais. O objetivo geral desse trabalho foi analisar através das pesquisas encontradas nas bases de dados, o uso do RPG na Educação Matemática em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propomos ainda descrever a importância sobre jogos, em especial, jogos de RPG enquanto ferramenta pedagógica na educação, como também, analisar através das bases de dados se e quais pesquisas usam o RPG na Educação Matemática nos Anos Inicias e verificar como as pesquisas encontradas faziam uso do RPG. Durante as pesquisas nas bases de dados relatadas, obtivemos poucos trabalhos que utilizassem o RPG no Ensino Fundamental e que envolvesse Educação Matemática. Através das pesquisas vimos o potencial do uso do RPG na educação, e sua contribuição no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em especial, na Educação Matemática. Desta forma, é notória a importância de desenvolver pesquisas na área devido à escassez de produções. Palavras-chave: Role Play Game; Educação Matemática; Anos Iniciais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4730
10.30938/bocehm.v8i23.4730
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4730
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.4730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4730/4342
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 177-191
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998029602816