Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5099 |
Resumo: | No contexto atual de pandemia como forma de suprir a demanda pela efetividade do processo ensino e aprendizagem, em momentos remotos e híbridos, há uma busca constante por metodologias ativas, pois as metodologias tradicionais, que focam apenas na apropriação de técnicas ou conceitos puramente científicos, não são tão eficazes. Portanto este artigo tem como objetivo trazer uma atividade de Matemática, para alunos da educação básica, estruturada a partir da Metodologia Ativa Storytelling que consiste em uma narrativa que, no processo educacional, incorpora elementos pedagógicos que proporcionam aos estudantes, criatividade, senso crítico e interação. Os assuntos matemáticos contemplados, a partir das narrativas, são características do sistema de numeração posicional, resolução de problemas envolvendo números racionais e suas operações, as relações de proporcionalidade entre grandezas numéricas, resolução de problemas utilizando unidades de medida padronizadas e, também realizar conversões de unidades de medida. Além desses assuntos de Matemática, a atividade proporciona um debate sobre alguns temas transversais como Educação Financeira e a situação atual da pandemia, pois entendemos que o contexto econômico e sanitário exige que as aulas tragam essa discussão e, dessa forma, estaremos contribuindo para a formação dos alunos numa perspectiva crítica. Para isso, os estudos foram baseados em uma revisão sistemática de literatura em busca das contribuições das Metodologias Ativas. Destacamos que essa ferramenta oportuniza também um aprendizado baseado em experiências histórico-cultural no qual a partir de ações proativas professores e estudantes constrói e reconstrói valores e ideias baseado em uma problematização que favorece um ambiente colaborativo e significativo de aprendizagem. Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Financeira; Narrativa. |
id |
UECE-4_7135c84f7bd1b1aeb775846a5dcb3c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5099 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de MatemáticaEducação MatemáticaEducação FinanceiraNarrativaNo contexto atual de pandemia como forma de suprir a demanda pela efetividade do processo ensino e aprendizagem, em momentos remotos e híbridos, há uma busca constante por metodologias ativas, pois as metodologias tradicionais, que focam apenas na apropriação de técnicas ou conceitos puramente científicos, não são tão eficazes. Portanto este artigo tem como objetivo trazer uma atividade de Matemática, para alunos da educação básica, estruturada a partir da Metodologia Ativa Storytelling que consiste em uma narrativa que, no processo educacional, incorpora elementos pedagógicos que proporcionam aos estudantes, criatividade, senso crítico e interação. Os assuntos matemáticos contemplados, a partir das narrativas, são características do sistema de numeração posicional, resolução de problemas envolvendo números racionais e suas operações, as relações de proporcionalidade entre grandezas numéricas, resolução de problemas utilizando unidades de medida padronizadas e, também realizar conversões de unidades de medida. Além desses assuntos de Matemática, a atividade proporciona um debate sobre alguns temas transversais como Educação Financeira e a situação atual da pandemia, pois entendemos que o contexto econômico e sanitário exige que as aulas tragam essa discussão e, dessa forma, estaremos contribuindo para a formação dos alunos numa perspectiva crítica. Para isso, os estudos foram baseados em uma revisão sistemática de literatura em busca das contribuições das Metodologias Ativas. Destacamos que essa ferramenta oportuniza também um aprendizado baseado em experiências histórico-cultural no qual a partir de ações proativas professores e estudantes constrói e reconstrói valores e ideias baseado em uma problematização que favorece um ambiente colaborativo e significativo de aprendizagem. Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Financeira; Narrativa.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/509910.30938/bocehm.v8i23.5099Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 258-2682447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5099/4347Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodosio, Elaine de Sousa2021-06-17T18:44:48Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5099Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.342043Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática |
title |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática |
spellingShingle |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática Teodosio, Elaine de Sousa Educação Matemática Educação Financeira Narrativa |
title_short |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática |
title_full |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática |
title_fullStr |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática |
title_sort |
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática |
author |
Teodosio, Elaine de Sousa |
author_facet |
Teodosio, Elaine de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodosio, Elaine de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Educação Financeira Narrativa |
topic |
Educação Matemática Educação Financeira Narrativa |
description |
No contexto atual de pandemia como forma de suprir a demanda pela efetividade do processo ensino e aprendizagem, em momentos remotos e híbridos, há uma busca constante por metodologias ativas, pois as metodologias tradicionais, que focam apenas na apropriação de técnicas ou conceitos puramente científicos, não são tão eficazes. Portanto este artigo tem como objetivo trazer uma atividade de Matemática, para alunos da educação básica, estruturada a partir da Metodologia Ativa Storytelling que consiste em uma narrativa que, no processo educacional, incorpora elementos pedagógicos que proporcionam aos estudantes, criatividade, senso crítico e interação. Os assuntos matemáticos contemplados, a partir das narrativas, são características do sistema de numeração posicional, resolução de problemas envolvendo números racionais e suas operações, as relações de proporcionalidade entre grandezas numéricas, resolução de problemas utilizando unidades de medida padronizadas e, também realizar conversões de unidades de medida. Além desses assuntos de Matemática, a atividade proporciona um debate sobre alguns temas transversais como Educação Financeira e a situação atual da pandemia, pois entendemos que o contexto econômico e sanitário exige que as aulas tragam essa discussão e, dessa forma, estaremos contribuindo para a formação dos alunos numa perspectiva crítica. Para isso, os estudos foram baseados em uma revisão sistemática de literatura em busca das contribuições das Metodologias Ativas. Destacamos que essa ferramenta oportuniza também um aprendizado baseado em experiências histórico-cultural no qual a partir de ações proativas professores e estudantes constrói e reconstrói valores e ideias baseado em uma problematização que favorece um ambiente colaborativo e significativo de aprendizagem. Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Financeira; Narrativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5099 10.30938/bocehm.v8i23.5099 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5099 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5099/4347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 258-268 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998159626240 |