A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Denise Aparecida Enes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820
Resumo: Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado dessa autora, cujo objetivo foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico pedagógicas, a partir da História da Matemática poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Para isso fizemos uma revisão bibliográfica de autores que tem se debruçado do sobre essa temática. Entre eles: Mendes (2015), Miguel, (2009), Boyer (1996), Miguel e Chaquian (2016) e Barbosa (2015). A pesquisa teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado os jogos Mancala e Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades, foram aprofundados. Pudemos perceber que o uso da História da Matemática começa a se tornar mais frequente ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.  
id UECE-4_7406d133d5a6af7745c7e763895d50b5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2820
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICAHistória da Matemática; Lúdico-Pedagógico.Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado dessa autora, cujo objetivo foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico pedagógicas, a partir da História da Matemática poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Para isso fizemos uma revisão bibliográfica de autores que tem se debruçado do sobre essa temática. Entre eles: Mendes (2015), Miguel, (2009), Boyer (1996), Miguel e Chaquian (2016) e Barbosa (2015). A pesquisa teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado os jogos Mancala e Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades, foram aprofundados. Pudemos perceber que o uso da História da Matemática começa a se tornar mais frequente ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.  EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/282010.30938/bocehm.v7i20.2820Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 93-1042447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820/3021Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Denise Aparecida Enes2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2820Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.709554Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
spellingShingle A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Ribeiro, Denise Aparecida Enes
História da Matemática; Lúdico-Pedagógico.
title_short A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_full A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_fullStr A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_sort A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
author Ribeiro, Denise Aparecida Enes
author_facet Ribeiro, Denise Aparecida Enes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Denise Aparecida Enes
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; Lúdico-Pedagógico.
topic História da Matemática; Lúdico-Pedagógico.
description Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado dessa autora, cujo objetivo foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico pedagógicas, a partir da História da Matemática poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Para isso fizemos uma revisão bibliográfica de autores que tem se debruçado do sobre essa temática. Entre eles: Mendes (2015), Miguel, (2009), Boyer (1996), Miguel e Chaquian (2016) e Barbosa (2015). A pesquisa teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado os jogos Mancala e Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades, foram aprofundados. Pudemos perceber que o uso da História da Matemática começa a se tornar mais frequente ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820
10.30938/bocehm.v7i20.2820
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820/3021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 93-104
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997631143936