A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820 |
Resumo: | Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado dessa autora, cujo objetivo foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico pedagógicas, a partir da História da Matemática poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Para isso fizemos uma revisão bibliográfica de autores que tem se debruçado do sobre essa temática. Entre eles: Mendes (2015), Miguel, (2009), Boyer (1996), Miguel e Chaquian (2016) e Barbosa (2015). A pesquisa teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado os jogos Mancala e Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades, foram aprofundados. Pudemos perceber que o uso da História da Matemática começa a se tornar mais frequente ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência. |
id |
UECE-4_7406d133d5a6af7745c7e763895d50b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2820 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICAHistória da Matemática; Lúdico-Pedagógico.Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado dessa autora, cujo objetivo foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico pedagógicas, a partir da História da Matemática poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Para isso fizemos uma revisão bibliográfica de autores que tem se debruçado do sobre essa temática. Entre eles: Mendes (2015), Miguel, (2009), Boyer (1996), Miguel e Chaquian (2016) e Barbosa (2015). A pesquisa teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado os jogos Mancala e Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades, foram aprofundados. Pudemos perceber que o uso da História da Matemática começa a se tornar mais frequente ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência. EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/282010.30938/bocehm.v7i20.2820Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 93-1042447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820/3021Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Denise Aparecida Enes2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2820Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.709554Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Ribeiro, Denise Aparecida Enes História da Matemática; Lúdico-Pedagógico. |
title_short |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_full |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_sort |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
author |
Ribeiro, Denise Aparecida Enes |
author_facet |
Ribeiro, Denise Aparecida Enes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Denise Aparecida Enes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; Lúdico-Pedagógico. |
topic |
História da Matemática; Lúdico-Pedagógico. |
description |
Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado dessa autora, cujo objetivo foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico pedagógicas, a partir da História da Matemática poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Para isso fizemos uma revisão bibliográfica de autores que tem se debruçado do sobre essa temática. Entre eles: Mendes (2015), Miguel, (2009), Boyer (1996), Miguel e Chaquian (2016) e Barbosa (2015). A pesquisa teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado os jogos Mancala e Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades, foram aprofundados. Pudemos perceber que o uso da História da Matemática começa a se tornar mais frequente ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820 10.30938/bocehm.v7i20.2820 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820/3021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 93-104 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997631143936 |