História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Denise Aparecida Enes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4178
Resumo: O nosso objetivo nessa pesquisa foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico-pedagógicas, a partir da História da Matemática pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, durante todo o processo investigativo, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado a Mancala e os Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. A interdisciplinaridade ocorreu por meio da leitura e interpretação de textos sobre os jogos, sobre sua história ou mesmo lendas que agregaram informações de caráter histórico. A Mancala, por sua vez também tem caráter agregador com relação a questões de diversidade cultural e sobre o meio ambiente. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades foram aprofundados à luz da Teoria da Atividade de Leontiev. Podemos perceber que a prática da Interdisciplinaridade e da História da Matemática começa a surgir ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.
id UEPB_03ad7c69c91bc9f4fe67fc11b7e97c57
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4178
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em MatemáticaLudicidadeHistória da MatemáticaInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityHistory of MathematicsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO nosso objetivo nessa pesquisa foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico-pedagógicas, a partir da História da Matemática pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, durante todo o processo investigativo, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado a Mancala e os Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. A interdisciplinaridade ocorreu por meio da leitura e interpretação de textos sobre os jogos, sobre sua história ou mesmo lendas que agregaram informações de caráter histórico. A Mancala, por sua vez também tem caráter agregador com relação a questões de diversidade cultural e sobre o meio ambiente. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades foram aprofundados à luz da Teoria da Atividade de Leontiev. Podemos perceber que a prática da Interdisciplinaridade e da História da Matemática começa a surgir ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.Our objective in this research was to analyze how the use of teaching activities of an interdisciplinary and ludic-pedagogical nature, from the History of Mathematics can contribute to the improvement of learning in Mathematics. The research carried out had a qualitative character whose focus is the individual with all its complexity and in its insertion and interaction with the sociocultural environment. For the development of this work we worked with action research and as an instrument of analysis were used: data collection, interviews and questionnaires with teachers and students, throughout the investigative process, not only for data collection, but reflective analysis on development research and goals to be achieved. We also conducted a Mini Course in a public school in the region of Cariri Cearense, with students from the Final Years of Elementary School in which it was applied to Mancala and the Magic Squares. The record was given by photographs and questionnaires with those involved in the research. The interdisciplinarity occurred through the reading and interpretation of texts about the games, about their history or even legends that added information of historical character. Mancala, on the other hand, also has an aggregating character regarding issues of cultural diversity and the environment. As a result of this research, a report was prepared in which the reality data collected together with the experience lived through the proposals of activities were deepened in the light of Leontiev's Theory of Activity. We can see that the practice of Interdisciplinarity and the History of Mathematics begin to appear even though timidly in the classroom and that the use of legends of a historical character, associated to the playfulness provided by the games related to these legends, could promote a greater Motivation in the learning of Mathematics, collaborating in overcoming a Eurocentric vision of this science.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarbosa, José Lamartine da CostaBarboza, Pedro LúcioSoares, Luís HavelangeRibeiro, Denise Aparecida Enes2022-03-01T17:18:53Z2019-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Denise Aparecida Enes. História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática. 2019. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-01T17:18:53Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-01T17:18:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
title História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
spellingShingle História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
Ribeiro, Denise Aparecida Enes
Ludicidade
História da Matemática
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
History of Mathematics
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
title_full História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
title_fullStr História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
title_full_unstemmed História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
title_sort História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
author Ribeiro, Denise Aparecida Enes
author_facet Ribeiro, Denise Aparecida Enes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, José Lamartine da Costa
Barboza, Pedro Lúcio
Soares, Luís Havelange
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Denise Aparecida Enes
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
História da Matemática
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
History of Mathematics
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ludicidade
História da Matemática
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
History of Mathematics
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O nosso objetivo nessa pesquisa foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico-pedagógicas, a partir da História da Matemática pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, durante todo o processo investigativo, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado a Mancala e os Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. A interdisciplinaridade ocorreu por meio da leitura e interpretação de textos sobre os jogos, sobre sua história ou mesmo lendas que agregaram informações de caráter histórico. A Mancala, por sua vez também tem caráter agregador com relação a questões de diversidade cultural e sobre o meio ambiente. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades foram aprofundados à luz da Teoria da Atividade de Leontiev. Podemos perceber que a prática da Interdisciplinaridade e da História da Matemática começa a surgir ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-17
2022-03-01T17:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática. 2019. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4178
identifier_str_mv RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática. 2019. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458429573464064