UM RECURSO HISTORICO PARA ESTUDOS INICIAIS DE TRIGONOMETRIA: APRESENTANDO O TEODOLITO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/69 |
Resumo: | O artigo “Um Recurso Histórico para Estudos Iniciais de Trigonometria: Apresentando o Teodolito” discorre sobre uma estratégia de ensino vivenciada no interior da sala de aula, laboratório e a escola de forma autônoma pelos educandos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino em Fortaleza. Uma vez que, o intuito é abordar a História da Matemática no processo de construção do conhecimento matemático de forma autônoma e relacioná-la ao conteúdo ora visto em sala de aula. A princípio, foi escolhida uma réplica do teodolito primitivo como forma de incentivá-los a prática da pesquisa e assim tornar as aulas de Matemática significantes e atrativas no processo de construção do conhecimento matemático. Esse artefato despertou a curiosidade dos educandos desencadeando uma pesquisa para conhecer, construir e realizar medições com o instrumento matemático. No entanto, o processo se deu de forma empírica, ou seja, a metodologia utilizada foi a Engenharia Didática com suas quatro fases: análise prévia ou preliminar, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. Os registros das atividades ocorreram através de observações, fotos e anotações. Os alunos se entusiasmaram e efetivaram as atividades propostas com dinamismo e empolgação. Relacionaram o teodolito com o cálculo da tangente. Todavia, sentiram dificuldade em colocar no papel as medidas para posteriormente efetuar os cálculos. Dessa forma, a prática em sala de aula utilizando o teodolito oportunizou uma opção de mudança no ato de aprender interagindo o conteúdo com o artefato matemático desde sua origem até sua utilização nos dias atuais em sala de aula. |
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