Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Alexsandro Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/248
Resumo: O presente artigo consiste na apresentação dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada História da Matemática no Livro Didático de Matemática: práticas discursivas, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou analisar as práticas discursivas presentes nas passagens da história da matemática no livro didático de matemática do ensino médio em três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012. A metodologia utilizada foi a análise de material didático segundo o referencial metodológico da análise de discurso. Foi observado que o uso da história no ensino das ciências e da matemática assume uma posição relevante nos contextos de ensino e aprendizagem atualmente, por isso a história da matemática é parte integrante do conhecimento matemático escolar constante no livro didático. Foi observado também que a tendência ao uso da história tradicional é predominante na história da matemática contida no livro didático do ensino médio; que a matemática no livro didático geralmente não é praticada como parte do conteúdo matemático, mas sim como acessório a ele e que há mais passagens históricas de caráter informativo ou motivador, e poucas onde se usa a história como recurso didático ou como exploração do conteúdo histórico propriamente dito. Concluiu-se, portanto, que o livro didático de matemática, no que se refere ao o uso da história da matemática, reforça o paradigma tradicional, historicamente construído e culturalmente determinado no campo científico e pedagógico mais comumente aceito na comunidade matemática.
id UECE-4_859d7797731d81a9b5eb8ffa8e3f53f6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/248
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de MatemáticaHistória da matemática; livro didático; ensino médio; discurso.O presente artigo consiste na apresentação dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada História da Matemática no Livro Didático de Matemática: práticas discursivas, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou analisar as práticas discursivas presentes nas passagens da história da matemática no livro didático de matemática do ensino médio em três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012. A metodologia utilizada foi a análise de material didático segundo o referencial metodológico da análise de discurso. Foi observado que o uso da história no ensino das ciências e da matemática assume uma posição relevante nos contextos de ensino e aprendizagem atualmente, por isso a história da matemática é parte integrante do conhecimento matemático escolar constante no livro didático. Foi observado também que a tendência ao uso da história tradicional é predominante na história da matemática contida no livro didático do ensino médio; que a matemática no livro didático geralmente não é praticada como parte do conteúdo matemático, mas sim como acessório a ele e que há mais passagens históricas de caráter informativo ou motivador, e poucas onde se usa a história como recurso didático ou como exploração do conteúdo histórico propriamente dito. Concluiu-se, portanto, que o livro didático de matemática, no que se refere ao o uso da história da matemática, reforça o paradigma tradicional, historicamente construído e culturalmente determinado no campo científico e pedagógico mais comumente aceito na comunidade matemática.EdUECE2018-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24810.30938/bocehm.v5i14.248Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 299 - 3102447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/248/193Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Alexsandro Coelho2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/248Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.372215Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
title Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
spellingShingle Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
Alencar, Alexsandro Coelho
História da matemática; livro didático; ensino médio; discurso.
title_short Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
title_full Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
title_fullStr Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
title_full_unstemmed Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
title_sort Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
author Alencar, Alexsandro Coelho
author_facet Alencar, Alexsandro Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Alexsandro Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática; livro didático; ensino médio; discurso.
topic História da matemática; livro didático; ensino médio; discurso.
description O presente artigo consiste na apresentação dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada História da Matemática no Livro Didático de Matemática: práticas discursivas, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou analisar as práticas discursivas presentes nas passagens da história da matemática no livro didático de matemática do ensino médio em três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012. A metodologia utilizada foi a análise de material didático segundo o referencial metodológico da análise de discurso. Foi observado que o uso da história no ensino das ciências e da matemática assume uma posição relevante nos contextos de ensino e aprendizagem atualmente, por isso a história da matemática é parte integrante do conhecimento matemático escolar constante no livro didático. Foi observado também que a tendência ao uso da história tradicional é predominante na história da matemática contida no livro didático do ensino médio; que a matemática no livro didático geralmente não é praticada como parte do conteúdo matemático, mas sim como acessório a ele e que há mais passagens históricas de caráter informativo ou motivador, e poucas onde se usa a história como recurso didático ou como exploração do conteúdo histórico propriamente dito. Concluiu-se, portanto, que o livro didático de matemática, no que se refere ao o uso da história da matemática, reforça o paradigma tradicional, historicamente construído e culturalmente determinado no campo científico e pedagógico mais comumente aceito na comunidade matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/248
10.30938/bocehm.v5i14.248
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/248
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i14.248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/248/193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 299 - 310
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997542014976