Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/248 |
Resumo: | O presente artigo consiste na apresentação dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada História da Matemática no Livro Didático de Matemática: práticas discursivas, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou analisar as práticas discursivas presentes nas passagens da história da matemática no livro didático de matemática do ensino médio em três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012. A metodologia utilizada foi a análise de material didático segundo o referencial metodológico da análise de discurso. Foi observado que o uso da história no ensino das ciências e da matemática assume uma posição relevante nos contextos de ensino e aprendizagem atualmente, por isso a história da matemática é parte integrante do conhecimento matemático escolar constante no livro didático. Foi observado também que a tendência ao uso da história tradicional é predominante na história da matemática contida no livro didático do ensino médio; que a matemática no livro didático geralmente não é praticada como parte do conteúdo matemático, mas sim como acessório a ele e que há mais passagens históricas de caráter informativo ou motivador, e poucas onde se usa a história como recurso didático ou como exploração do conteúdo histórico propriamente dito. Concluiu-se, portanto, que o livro didático de matemática, no que se refere ao o uso da história da matemática, reforça o paradigma tradicional, historicamente construído e culturalmente determinado no campo científico e pedagógico mais comumente aceito na comunidade matemática. |
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Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de MatemáticaHistória da matemática; livro didático; ensino médio; discurso.O presente artigo consiste na apresentação dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada História da Matemática no Livro Didático de Matemática: práticas discursivas, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou analisar as práticas discursivas presentes nas passagens da história da matemática no livro didático de matemática do ensino médio em três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012. A metodologia utilizada foi a análise de material didático segundo o referencial metodológico da análise de discurso. Foi observado que o uso da história no ensino das ciências e da matemática assume uma posição relevante nos contextos de ensino e aprendizagem atualmente, por isso a história da matemática é parte integrante do conhecimento matemático escolar constante no livro didático. Foi observado também que a tendência ao uso da história tradicional é predominante na história da matemática contida no livro didático do ensino médio; que a matemática no livro didático geralmente não é praticada como parte do conteúdo matemático, mas sim como acessório a ele e que há mais passagens históricas de caráter informativo ou motivador, e poucas onde se usa a história como recurso didático ou como exploração do conteúdo histórico propriamente dito. Concluiu-se, portanto, que o livro didático de matemática, no que se refere ao o uso da história da matemática, reforça o paradigma tradicional, historicamente construído e culturalmente determinado no campo científico e pedagógico mais comumente aceito na comunidade matemática.EdUECE2018-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24810.30938/bocehm.v5i14.248Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 299 - 3102447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/248/193Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Alexsandro Coelho2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/248Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.372215Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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