APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Wagner Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Eugeniano Brito, Albuquerque, Siziê Maria de, Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/236
Resumo: Resumo: A história da matemática como campo de investigação cientifica tem possibilitado, por meio da observação e análise em tratados históricos que carregam em seu conteúdo e contexto uma gama de informações, a produção de narrativas historiográficas das quais são elencados desdobramentos para o ensino. Tal fato tem ocorrido a partir do pressuposto de que a incorporação de elementos da história em sala pode fornecer subsídios ao processo de ensino e aprendizagem. Visto isso, mediante a proximidade com a educação básica, em especial com o ensino médio, desenvolveu-se esse estudo na tentativa de identificar a aproximação das escritas baseadas na história da matemática presentes em livros didáticos do ensino médio com as vertentes historiográficas tradicional e atualizada. Nessa perspectiva, a pesquisa ora realizada foi de cunho qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Verificou-se nesse estudo que os textos, em que informações da história são elucidadas, possuem características que condizem com a vertente historiográfica tradicional. Em nenhuma das alusões feitas à história foi possível observar um domínio de características que a indicasse como próxima a uma escrita da história nos moldes da vertente atualizada.Palavras-chave: Ensino de matemática. Livro didático. Escrita da história da matemática. Abstract: Tradução do resumo para o Inglês. The history of mathematics as a field of scientific investigation has made possible through observation and analysis in treaties and / or works that carry in their content and context a range of information to the production of some historiographical narratives, of which they are sometimes listed and / or some of its implications for teaching. This fact has occurred from the assumption that the incorporation of elements of the story into room may possibly provide subsidies to the teaching and learning process. Given this, and through proximity to basic education, especially with secondary education, this study was developed in an attempt to identify the approximation of the writings based on the history of mathematics present in high school textbooks with the traditional and updated historiographic aspect. From this perspective, the research carried out was qualitative documentary with a bibliographical contribution. It was mentioned in this study that the texts, in which information of the story are elucidated, have characteristics that correspond to the traditional historiographic aspect, in none of the allusions made history was it possible to observe a domain of characteristics that indicated it as close to a writing of history in the molds of the updated slope.Keywords: Teaching mathematics. Textbook. Math history writing.
id IFMT_45520eb34d21588b3f1b0135ecbcf8a8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/236
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADAEnsino de matemáticaLivro didáticoEscrita da história da matemáticaResumo: A história da matemática como campo de investigação cientifica tem possibilitado, por meio da observação e análise em tratados históricos que carregam em seu conteúdo e contexto uma gama de informações, a produção de narrativas historiográficas das quais são elencados desdobramentos para o ensino. Tal fato tem ocorrido a partir do pressuposto de que a incorporação de elementos da história em sala pode fornecer subsídios ao processo de ensino e aprendizagem. Visto isso, mediante a proximidade com a educação básica, em especial com o ensino médio, desenvolveu-se esse estudo na tentativa de identificar a aproximação das escritas baseadas na história da matemática presentes em livros didáticos do ensino médio com as vertentes historiográficas tradicional e atualizada. Nessa perspectiva, a pesquisa ora realizada foi de cunho qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Verificou-se nesse estudo que os textos, em que informações da história são elucidadas, possuem características que condizem com a vertente historiográfica tradicional. Em nenhuma das alusões feitas à história foi possível observar um domínio de características que a indicasse como próxima a uma escrita da história nos moldes da vertente atualizada.Palavras-chave: Ensino de matemática. Livro didático. Escrita da história da matemática. Abstract: Tradução do resumo para o Inglês. The history of mathematics as a field of scientific investigation has made possible through observation and analysis in treaties and / or works that carry in their content and context a range of information to the production of some historiographical narratives, of which they are sometimes listed and / or some of its implications for teaching. This fact has occurred from the assumption that the incorporation of elements of the story into room may possibly provide subsidies to the teaching and learning process. Given this, and through proximity to basic education, especially with secondary education, this study was developed in an attempt to identify the approximation of the writings based on the history of mathematics present in high school textbooks with the traditional and updated historiographic aspect. From this perspective, the research carried out was qualitative documentary with a bibliographical contribution. It was mentioned in this study that the texts, in which information of the story are elucidated, have characteristics that correspond to the traditional historiographic aspect, in none of the allusions made history was it possible to observe a domain of characteristics that indicated it as close to a writing of history in the molds of the updated slope.Keywords: Teaching mathematics. Textbook. Math history writing.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/23610.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 406-417Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 406-417Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 406-4172526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/236/85Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco Wagner SoaresMartins, Eugeniano BritoAlbuquerque, Siziê Maria dePereira, Ana Carolina Costa2018-12-27T11:21:06Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/236Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-27T11:21:06Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
title APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
spellingShingle APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
Oliveira, Francisco Wagner Soares
Ensino de matemática
Livro didático
Escrita da história da matemática
title_short APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
title_full APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
title_fullStr APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
title_full_unstemmed APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
title_sort APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
author Oliveira, Francisco Wagner Soares
author_facet Oliveira, Francisco Wagner Soares
Martins, Eugeniano Brito
Albuquerque, Siziê Maria de
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Martins, Eugeniano Brito
Albuquerque, Siziê Maria de
Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Wagner Soares
Martins, Eugeniano Brito
Albuquerque, Siziê Maria de
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Livro didático
Escrita da história da matemática
topic Ensino de matemática
Livro didático
Escrita da história da matemática
description Resumo: A história da matemática como campo de investigação cientifica tem possibilitado, por meio da observação e análise em tratados históricos que carregam em seu conteúdo e contexto uma gama de informações, a produção de narrativas historiográficas das quais são elencados desdobramentos para o ensino. Tal fato tem ocorrido a partir do pressuposto de que a incorporação de elementos da história em sala pode fornecer subsídios ao processo de ensino e aprendizagem. Visto isso, mediante a proximidade com a educação básica, em especial com o ensino médio, desenvolveu-se esse estudo na tentativa de identificar a aproximação das escritas baseadas na história da matemática presentes em livros didáticos do ensino médio com as vertentes historiográficas tradicional e atualizada. Nessa perspectiva, a pesquisa ora realizada foi de cunho qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Verificou-se nesse estudo que os textos, em que informações da história são elucidadas, possuem características que condizem com a vertente historiográfica tradicional. Em nenhuma das alusões feitas à história foi possível observar um domínio de características que a indicasse como próxima a uma escrita da história nos moldes da vertente atualizada.Palavras-chave: Ensino de matemática. Livro didático. Escrita da história da matemática. Abstract: Tradução do resumo para o Inglês. The history of mathematics as a field of scientific investigation has made possible through observation and analysis in treaties and / or works that carry in their content and context a range of information to the production of some historiographical narratives, of which they are sometimes listed and / or some of its implications for teaching. This fact has occurred from the assumption that the incorporation of elements of the story into room may possibly provide subsidies to the teaching and learning process. Given this, and through proximity to basic education, especially with secondary education, this study was developed in an attempt to identify the approximation of the writings based on the history of mathematics present in high school textbooks with the traditional and updated historiographic aspect. From this perspective, the research carried out was qualitative documentary with a bibliographical contribution. It was mentioned in this study that the texts, in which information of the story are elucidated, have characteristics that correspond to the traditional historiographic aspect, in none of the allusions made history was it possible to observe a domain of characteristics that indicated it as close to a writing of history in the molds of the updated slope.Keywords: Teaching mathematics. Textbook. Math history writing.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/236
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/236
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/236/85
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 406-417
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 406-417
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 406-417
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723947499520