A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Wagner Soares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nogueira, Raniele Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026
Resumo: Objetiva-se neste artigo identificar como a história da matemática está presente em livros didáticos de matemática do Novo Ensino Médio. Para tanto, o estudo desenvolve-se à luz de uma pesquisa qualitativa documental, a qual é realizada em todos os seis volumes da coleção “Prisma Matemática” organizada pela editora FTD, e que tem sua primeira edição em 2020. O que se pode observar é que os livros trazem apenas informações pontuais por meio de anedotas, por vezes, mesmo que de forma esporádica também aparece menção às principais contribuições de alguns matemáticos, em grande parte daqueles que são costumeiramente reconhecidos em livros de história da matemática como descobridores ou inventores de técnicas e fórmulas. Visto isso, conclui-se que os livros da coleção analisada do Novo Ensino Médio exploram apenas aspectos relacionados às ideias matemáticas de autores vencedores. Contudo, salienta-se que é importante que o professor de matemática não se restrinja a destacar apenas essas informações pontuais, visto que um dos grandes potenciais da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem está em revelar elementos do contexto e do processo de construção do conhecimento matemático.
id UECE-4_0b28a301d7d27b91394869acc86920fe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8026
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médioHistória da matemáticaLivro didático de matemáticaNovo Ensino MédioObjetiva-se neste artigo identificar como a história da matemática está presente em livros didáticos de matemática do Novo Ensino Médio. Para tanto, o estudo desenvolve-se à luz de uma pesquisa qualitativa documental, a qual é realizada em todos os seis volumes da coleção “Prisma Matemática” organizada pela editora FTD, e que tem sua primeira edição em 2020. O que se pode observar é que os livros trazem apenas informações pontuais por meio de anedotas, por vezes, mesmo que de forma esporádica também aparece menção às principais contribuições de alguns matemáticos, em grande parte daqueles que são costumeiramente reconhecidos em livros de história da matemática como descobridores ou inventores de técnicas e fórmulas. Visto isso, conclui-se que os livros da coleção analisada do Novo Ensino Médio exploram apenas aspectos relacionados às ideias matemáticas de autores vencedores. Contudo, salienta-se que é importante que o professor de matemática não se restrinja a destacar apenas essas informações pontuais, visto que um dos grandes potenciais da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem está em revelar elementos do contexto e do processo de construção do conhecimento matemático.EdUECE2022-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/802610.30938/bocehm.v9i26.8026Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 76-882447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026/6812Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco Wagner SoaresNogueira, Raniele Sampaio2022-05-11T12:27:11Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8026Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.133136Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
title A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
spellingShingle A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
Oliveira, Francisco Wagner Soares
História da matemática
Livro didático de matemática
Novo Ensino Médio
title_short A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
title_full A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
title_fullStr A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
title_full_unstemmed A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
title_sort A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
author Oliveira, Francisco Wagner Soares
author_facet Oliveira, Francisco Wagner Soares
Nogueira, Raniele Sampaio
author_role author
author2 Nogueira, Raniele Sampaio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Wagner Soares
Nogueira, Raniele Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Livro didático de matemática
Novo Ensino Médio
topic História da matemática
Livro didático de matemática
Novo Ensino Médio
description Objetiva-se neste artigo identificar como a história da matemática está presente em livros didáticos de matemática do Novo Ensino Médio. Para tanto, o estudo desenvolve-se à luz de uma pesquisa qualitativa documental, a qual é realizada em todos os seis volumes da coleção “Prisma Matemática” organizada pela editora FTD, e que tem sua primeira edição em 2020. O que se pode observar é que os livros trazem apenas informações pontuais por meio de anedotas, por vezes, mesmo que de forma esporádica também aparece menção às principais contribuições de alguns matemáticos, em grande parte daqueles que são costumeiramente reconhecidos em livros de história da matemática como descobridores ou inventores de técnicas e fórmulas. Visto isso, conclui-se que os livros da coleção analisada do Novo Ensino Médio exploram apenas aspectos relacionados às ideias matemáticas de autores vencedores. Contudo, salienta-se que é importante que o professor de matemática não se restrinja a destacar apenas essas informações pontuais, visto que um dos grandes potenciais da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem está em revelar elementos do contexto e do processo de construção do conhecimento matemático.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026
10.30938/bocehm.v9i26.8026
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i26.8026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026/6812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 76-88
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998486781952