EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Rosangela Araújo da
Publication Date: 2021
Other Authors: Gomes, Severino Carlos, Morey, Bernadete
Format: Article
Language: por
Source: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Download full: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2823
Summary: O presente artigo é parte de um projeto de ensino e pesquisa em andamento que utiliza episódios da história da matemática para promover formas de colaboração não individualistas de aprendizagem por meio do labor conjunto e para despertar/incentivar nos alunos o gosto pela resolução de tarefas não padronizadas com a exploração de novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento do projeto, buscamos na Teoria da Objetivação elementos teóricos para a construção de atividades de ensino e aprendizagem e a concepção de labor conjunto como procedimento metodológico de aplicação e desenvolvimento dessas atividades em sala de aula. O objetivo do presente artigo é apresentar ideias iniciais sobre como destacar um episódio histórico e a partir dele exemplificar atividades e tarefas que podem ser elaboradas e apresentadas aos alunos, assim como destacar as potencialidades didáticas e pedagógicas de cada tarefa ou de um conjunto de tarefas de acordo com a Teoria da Objetivação. Para isso, utilizaremos um vídeo (A Stray Sumerian Tablet) produzido pela Universidade de Cambridge sobre um tablete de 4.200 anos referente à produção de sabão na antiga Mesopotâmia. As atividades serão voltadas para alunos do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os resultados esperados versarão sobre a aprendizagem de saberes envolvendo a leitura, a compreensão, a interpretação do tablete e pela mobilização de elementos fundamentais para a formação ético-reflexiva desses jovens estudantes.
id UECE-4_85ba560acbdb2384c2a1cd110a8ab03e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2823
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICAMatemática Mesopotâmica; Ensino de Matemática; História da Matemática; Teoria da Objetivação.O presente artigo é parte de um projeto de ensino e pesquisa em andamento que utiliza episódios da história da matemática para promover formas de colaboração não individualistas de aprendizagem por meio do labor conjunto e para despertar/incentivar nos alunos o gosto pela resolução de tarefas não padronizadas com a exploração de novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento do projeto, buscamos na Teoria da Objetivação elementos teóricos para a construção de atividades de ensino e aprendizagem e a concepção de labor conjunto como procedimento metodológico de aplicação e desenvolvimento dessas atividades em sala de aula. O objetivo do presente artigo é apresentar ideias iniciais sobre como destacar um episódio histórico e a partir dele exemplificar atividades e tarefas que podem ser elaboradas e apresentadas aos alunos, assim como destacar as potencialidades didáticas e pedagógicas de cada tarefa ou de um conjunto de tarefas de acordo com a Teoria da Objetivação. Para isso, utilizaremos um vídeo (A Stray Sumerian Tablet) produzido pela Universidade de Cambridge sobre um tablete de 4.200 anos referente à produção de sabão na antiga Mesopotâmia. As atividades serão voltadas para alunos do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os resultados esperados versarão sobre a aprendizagem de saberes envolvendo a leitura, a compreensão, a interpretação do tablete e pela mobilização de elementos fundamentais para a formação ético-reflexiva desses jovens estudantes.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/282310.30938/bocehm.v7i20.2823Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 418-4262447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2823/3061Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosangela Araújo daGomes, Severino CarlosMorey, Bernadete2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2823Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.802710Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
spellingShingle EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Silva, Rosangela Araújo da
Matemática Mesopotâmica; Ensino de Matemática; História da Matemática; Teoria da Objetivação.
title_short EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_full EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_fullStr EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_sort EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
author Silva, Rosangela Araújo da
author_facet Silva, Rosangela Araújo da
Gomes, Severino Carlos
Morey, Bernadete
author_role author
author2 Gomes, Severino Carlos
Morey, Bernadete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosangela Araújo da
Gomes, Severino Carlos
Morey, Bernadete
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Mesopotâmica; Ensino de Matemática; História da Matemática; Teoria da Objetivação.
topic Matemática Mesopotâmica; Ensino de Matemática; História da Matemática; Teoria da Objetivação.
description O presente artigo é parte de um projeto de ensino e pesquisa em andamento que utiliza episódios da história da matemática para promover formas de colaboração não individualistas de aprendizagem por meio do labor conjunto e para despertar/incentivar nos alunos o gosto pela resolução de tarefas não padronizadas com a exploração de novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento do projeto, buscamos na Teoria da Objetivação elementos teóricos para a construção de atividades de ensino e aprendizagem e a concepção de labor conjunto como procedimento metodológico de aplicação e desenvolvimento dessas atividades em sala de aula. O objetivo do presente artigo é apresentar ideias iniciais sobre como destacar um episódio histórico e a partir dele exemplificar atividades e tarefas que podem ser elaboradas e apresentadas aos alunos, assim como destacar as potencialidades didáticas e pedagógicas de cada tarefa ou de um conjunto de tarefas de acordo com a Teoria da Objetivação. Para isso, utilizaremos um vídeo (A Stray Sumerian Tablet) produzido pela Universidade de Cambridge sobre um tablete de 4.200 anos referente à produção de sabão na antiga Mesopotâmia. As atividades serão voltadas para alunos do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os resultados esperados versarão sobre a aprendizagem de saberes envolvendo a leitura, a compreensão, a interpretação do tablete e pela mobilização de elementos fundamentais para a formação ético-reflexiva desses jovens estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2823
10.30938/bocehm.v7i20.2823
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2823
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2823/3061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 418-426
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997635338240