Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morey, Bernadete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Severino Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219
Resumo: Ministrar o componente curricular História da Matemática em cursos de formação de professores tem sido um desafio de diversas ordens. No entanto, um novo olhar para a História da Matemática apoiando-se em publica- ções mais recentes (a partir da última década do século XX) pode trazer insights de possíveis caminhos a seguir. Nosso estudo se volta para os aspectos historiográficos da História da Matemática na busca de visualizar no- vos elementos que se mostrem relevantes na formação do professor de matemática. O presente artigo traz uma breve narrativa do surgimento da matemática mesopotâmica recorrendo a autores da vertente da historiografia atualizada. O objetivo do artigo é apresentar resumidamente a história da matemática mesopotâmica conta por historiadores da vertente atualizada com o intuito de tecer reflexões de caráter pedagógico que favoreçam o amadurecimento de propostas para componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. No final, algumas observações são feitas e sugestões são apontadas.  
id UFPA-6_8cc1b74c496cb90371c12b43170045ce
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/219
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemáticaHistória da MatemáticaHistória da Matemática como componente curricularHistoriografias atualizada e tradicionalMatemática mesopotâmicaMatemática cuneiformeMinistrar o componente curricular História da Matemática em cursos de formação de professores tem sido um desafio de diversas ordens. No entanto, um novo olhar para a História da Matemática apoiando-se em publica- ções mais recentes (a partir da última década do século XX) pode trazer insights de possíveis caminhos a seguir. Nosso estudo se volta para os aspectos historiográficos da História da Matemática na busca de visualizar no- vos elementos que se mostrem relevantes na formação do professor de matemática. O presente artigo traz uma breve narrativa do surgimento da matemática mesopotâmica recorrendo a autores da vertente da historiografia atualizada. O objetivo do artigo é apresentar resumidamente a história da matemática mesopotâmica conta por historiadores da vertente atualizada com o intuito de tecer reflexões de caráter pedagógico que favoreçam o amadurecimento de propostas para componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. No final, algumas observações são feitas e sugestões são apontadas.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/21910.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id120REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219/218Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorey, BernadeteGomes, Severino Carlos2022-10-15T13:29:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/219Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:29:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
title Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
spellingShingle Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
Morey, Bernadete
História da Matemática
História da Matemática como componente curricular
Historiografias atualizada e tradicional
Matemática mesopotâmica
Matemática cuneiforme
title_short Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
title_full Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
title_fullStr Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
title_full_unstemmed Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
title_sort Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
author Morey, Bernadete
author_facet Morey, Bernadete
Gomes, Severino Carlos
author_role author
author2 Gomes, Severino Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morey, Bernadete
Gomes, Severino Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
História da Matemática como componente curricular
Historiografias atualizada e tradicional
Matemática mesopotâmica
Matemática cuneiforme
topic História da Matemática
História da Matemática como componente curricular
Historiografias atualizada e tradicional
Matemática mesopotâmica
Matemática cuneiforme
description Ministrar o componente curricular História da Matemática em cursos de formação de professores tem sido um desafio de diversas ordens. No entanto, um novo olhar para a História da Matemática apoiando-se em publica- ções mais recentes (a partir da última década do século XX) pode trazer insights de possíveis caminhos a seguir. Nosso estudo se volta para os aspectos historiográficos da História da Matemática na busca de visualizar no- vos elementos que se mostrem relevantes na formação do professor de matemática. O presente artigo traz uma breve narrativa do surgimento da matemática mesopotâmica recorrendo a autores da vertente da historiografia atualizada. O objetivo do artigo é apresentar resumidamente a história da matemática mesopotâmica conta por historiadores da vertente atualizada com o intuito de tecer reflexões de caráter pedagógico que favoreçam o amadurecimento de propostas para componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. No final, algumas observações são feitas e sugestões são apontadas.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id120
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219/218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003522310145