Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Vitor da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva , Denysson Bruno Farias da, Silva Neto , João Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nas aulas remotas de Matemática de uma escola pública estadual de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa que se fundamentou em estudos sobre o ensino de Matemática e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, sobretudo àqueles que analisam o desenvolvimento de aulas online devido ao necessário distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário online semiestruturado aplicado junto a dois professores e oito licenciandos do curso de Matemática bolsistas do PIBID – UNEAL que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das cidades alagoanas de Palmeira dos Índios e Arapiraca. O questionário foi composto por quatro questões objetivas e uma questão subjetiva que versavam sobre o ensino de Matemática e as dificuldades de ensino e aprendizagem, sobretudo nesse tempo remoto e as respostas foram analisadas a partir da perspectiva da Análise do Conteúdo. Os resultados obtidos apontam para o necessário investimento educacional, principalmente na formação docente relativa ao uso das TDIC e na ampliação do acesso a essas tecnologias. Como o ensino remoto se tornou o mais viável para o trabalho didático-pedagógico durante a pandemia, a identificação das dificuldades elencadas pode contribuir para uma análise crítica do ensino e da aprendizagem matemática, possibilitando a ampliação desta e de outras pesquisas sobre a problemática investigada.
id UECE-4_a1585e9223597ac99c8741ba025dcda1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7472
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianosEnsino de MatemáticaTecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoEste artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nas aulas remotas de Matemática de uma escola pública estadual de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa que se fundamentou em estudos sobre o ensino de Matemática e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, sobretudo àqueles que analisam o desenvolvimento de aulas online devido ao necessário distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário online semiestruturado aplicado junto a dois professores e oito licenciandos do curso de Matemática bolsistas do PIBID – UNEAL que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das cidades alagoanas de Palmeira dos Índios e Arapiraca. O questionário foi composto por quatro questões objetivas e uma questão subjetiva que versavam sobre o ensino de Matemática e as dificuldades de ensino e aprendizagem, sobretudo nesse tempo remoto e as respostas foram analisadas a partir da perspectiva da Análise do Conteúdo. Os resultados obtidos apontam para o necessário investimento educacional, principalmente na formação docente relativa ao uso das TDIC e na ampliação do acesso a essas tecnologias. Como o ensino remoto se tornou o mais viável para o trabalho didático-pedagógico durante a pandemia, a identificação das dificuldades elencadas pode contribuir para uma análise crítica do ensino e da aprendizagem matemática, possibilitando a ampliação desta e de outras pesquisas sobre a problemática investigada.EdUECE2022-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/747210.30938/bocehm.v9i26.7472Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 27 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 1-122447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472/6712Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Vitor da Silva , Denysson Bruno Farias da Silva Neto , João Ferreira da2022-08-22T14:10:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7472Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.713080Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
title Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
spellingShingle Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
Silva, João Vitor da
Ensino de Matemática
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
title_short Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
title_full Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
title_fullStr Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
title_full_unstemmed Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
title_sort Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
author Silva, João Vitor da
author_facet Silva, João Vitor da
Silva , Denysson Bruno Farias da
Silva Neto , João Ferreira da
author_role author
author2 Silva , Denysson Bruno Farias da
Silva Neto , João Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Vitor da
Silva , Denysson Bruno Farias da
Silva Neto , João Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
topic Ensino de Matemática
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
description Este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nas aulas remotas de Matemática de uma escola pública estadual de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa que se fundamentou em estudos sobre o ensino de Matemática e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, sobretudo àqueles que analisam o desenvolvimento de aulas online devido ao necessário distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário online semiestruturado aplicado junto a dois professores e oito licenciandos do curso de Matemática bolsistas do PIBID – UNEAL que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das cidades alagoanas de Palmeira dos Índios e Arapiraca. O questionário foi composto por quatro questões objetivas e uma questão subjetiva que versavam sobre o ensino de Matemática e as dificuldades de ensino e aprendizagem, sobretudo nesse tempo remoto e as respostas foram analisadas a partir da perspectiva da Análise do Conteúdo. Os resultados obtidos apontam para o necessário investimento educacional, principalmente na formação docente relativa ao uso das TDIC e na ampliação do acesso a essas tecnologias. Como o ensino remoto se tornou o mais viável para o trabalho didático-pedagógico durante a pandemia, a identificação das dificuldades elencadas pode contribuir para uma análise crítica do ensino e da aprendizagem matemática, possibilitando a ampliação desta e de outras pesquisas sobre a problemática investigada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472
10.30938/bocehm.v9i26.7472
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i26.7472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472/6712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 27 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 1-12
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998409187328