Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nas aulas remotas de Matemática de uma escola pública estadual de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa que se fundamentou em estudos sobre o ensino de Matemática e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, sobretudo àqueles que analisam o desenvolvimento de aulas online devido ao necessário distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário online semiestruturado aplicado junto a dois professores e oito licenciandos do curso de Matemática bolsistas do PIBID – UNEAL que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das cidades alagoanas de Palmeira dos Índios e Arapiraca. O questionário foi composto por quatro questões objetivas e uma questão subjetiva que versavam sobre o ensino de Matemática e as dificuldades de ensino e aprendizagem, sobretudo nesse tempo remoto e as respostas foram analisadas a partir da perspectiva da Análise do Conteúdo. Os resultados obtidos apontam para o necessário investimento educacional, principalmente na formação docente relativa ao uso das TDIC e na ampliação do acesso a essas tecnologias. Como o ensino remoto se tornou o mais viável para o trabalho didático-pedagógico durante a pandemia, a identificação das dificuldades elencadas pode contribuir para uma análise crítica do ensino e da aprendizagem matemática, possibilitando a ampliação desta e de outras pesquisas sobre a problemática investigada. |
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