Softwares no ensino de matemática: um olhar sobre a BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, João Paulo Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Cristiane Ruiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4961
Resumo: O crescente uso de tecnologias digitais de informação e comunicação vem contribuindo com o desenvolvimento de metodologias de ensino e softwares educativos para uso em sala de aula. O professor tem o importante papel de, constantemente, se capacitar para selecionar e utilizar softwares que atendam adequadamente sua proposta metodológica e as políticas educacionais vigentes. O atual documento normativo das aprendizagens essenciais em cada nível de ensino, a Base Nacional Comum Curricular, evidencia a importância de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais para desenvolvimento integral do aluno, contribuindo assim para uma sociedade mais crítica, ética, reflexiva e capacitada para o mundo do trabalho. No intuito de contribuir com professores e futuros professores de Matemática, este artigo identifica, categoriza e discute softwares educacionais para o ensino de Matemática, por meio de uma revisão sistemática destes em websites oficiais e lojas virtuais. Os softwares foram categorizados segundo sua origem e aplicabilidade em: softwares com origem em jogos tradicionais; jogos inovadores para o ensino de Matemática; softwares para o desenvolvimento do pensamento computacional; softwares de operações algébricas e construções geométricas. A discussão foi feita com base nos conteúdos lógico-matemáticos abordados, no possível público-alvo e principalmente, com base nas competências e habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular que podem ser desenvolvidas com o uso adequado desses softwares. É possível verificar a multiplicidade de habilidades que podem ser desenvolvidas com o uso de softwares nas diversas etapas da Educação Básica. Palavras-chave: Ensino de Matemática; Softwares Educacionais; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Base Nacional Comum Curricular; Jogos Matemáticos.
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