Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Willian Clemente dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220690
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
id UFSC_f1e74ecead963cd2d23a0fd9b0d8c7a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220690
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docenteMotivaçãoCarreira DocenteFormação Inicial de ProfessoresTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.Pesquisas que tratam da motivação de professores, em formação inicial, pela carreira docente têm sido reportadas na literatura e buscam apontar possíveis razões para os altos índices de evasão e desmotivação desses licenciandos por seus respectivos cursos. Nessa perspectiva, no presente estudo buscamos compreender de que forma estudantes de dois distintos cursos de Licenciatura em Química encontram-se motivados pela carreira docente e identificar os principais fatores responsáveis pela motivação, ou desmotivação, destes indivíduos pelo curso e pela carreira de educador. Participaram do estudo doze licenciandos em Química de duas instituições de ensino superior: o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/São José) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa e o instrumento empregado na obtenção dos dados foi a entrevista, cuja análise se pautou na proposta de Souza (2006), que divide a análise em três tempos: 1) Pré-análise do material; 2) Leituras Temáticas; e 3) Leitura Interpretativa-Compreensiva do Corpus. Como referencial teórico foi utilizada a teoria da autodeterminação (TAD) proposta por Deci e Ryan (1985), que define que o comportamento dos indivíduos é guiado pelas necessidades de autonomia, competência e pertencimento. Os principais resultados encontrados mostram que a escolha pela carreira docente se dá por motivações diversas. Nesse sentido, os principais fatores motivacionais evidenciados foram: 1) Experiências formativas; 2) Atuação profissional; 3) Relação com colegas e professores; 4) Valorização profissional, e 5) Carreira docente. Esperamos que os resultados deste estudo possam subsidiar discussões futuras a respeito da motivação de estudantes, em formação inicial, pelo curso e pela carreira docente, assim como da adoção de estratégias que influenciem de forma positiva nessa motivação.Florianópolis, SCSá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaPassos, Willian Clemente dos2021-03-09T11:55:33Z2021-03-09T11:55:33Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220690info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-09T11:56:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220690Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-09T11:56:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
title Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
spellingShingle Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
Passos, Willian Clemente dos
Motivação
Carreira Docente
Formação Inicial de Professores
title_short Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
title_full Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
title_fullStr Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
title_full_unstemmed Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
title_sort Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
author Passos, Willian Clemente dos
author_facet Passos, Willian Clemente dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Luciana Passos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Willian Clemente dos
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Carreira Docente
Formação Inicial de Professores
topic Motivação
Carreira Docente
Formação Inicial de Professores
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
2021-03-09T11:55:33Z
2021-03-09T11:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220690
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652004386406400