Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220690 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
id |
UFSC_f1e74ecead963cd2d23a0fd9b0d8c7a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220690 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docenteMotivaçãoCarreira DocenteFormação Inicial de ProfessoresTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.Pesquisas que tratam da motivação de professores, em formação inicial, pela carreira docente têm sido reportadas na literatura e buscam apontar possíveis razões para os altos índices de evasão e desmotivação desses licenciandos por seus respectivos cursos. Nessa perspectiva, no presente estudo buscamos compreender de que forma estudantes de dois distintos cursos de Licenciatura em Química encontram-se motivados pela carreira docente e identificar os principais fatores responsáveis pela motivação, ou desmotivação, destes indivíduos pelo curso e pela carreira de educador. Participaram do estudo doze licenciandos em Química de duas instituições de ensino superior: o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/São José) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa e o instrumento empregado na obtenção dos dados foi a entrevista, cuja análise se pautou na proposta de Souza (2006), que divide a análise em três tempos: 1) Pré-análise do material; 2) Leituras Temáticas; e 3) Leitura Interpretativa-Compreensiva do Corpus. Como referencial teórico foi utilizada a teoria da autodeterminação (TAD) proposta por Deci e Ryan (1985), que define que o comportamento dos indivíduos é guiado pelas necessidades de autonomia, competência e pertencimento. Os principais resultados encontrados mostram que a escolha pela carreira docente se dá por motivações diversas. Nesse sentido, os principais fatores motivacionais evidenciados foram: 1) Experiências formativas; 2) Atuação profissional; 3) Relação com colegas e professores; 4) Valorização profissional, e 5) Carreira docente. Esperamos que os resultados deste estudo possam subsidiar discussões futuras a respeito da motivação de estudantes, em formação inicial, pelo curso e pela carreira docente, assim como da adoção de estratégias que influenciem de forma positiva nessa motivação.Florianópolis, SCSá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaPassos, Willian Clemente dos2021-03-09T11:55:33Z2021-03-09T11:55:33Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220690info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-09T11:56:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220690Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-09T11:56:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente |
title |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente |
spellingShingle |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente Passos, Willian Clemente dos Motivação Carreira Docente Formação Inicial de Professores |
title_short |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente |
title_full |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente |
title_fullStr |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente |
title_full_unstemmed |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente |
title_sort |
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente |
author |
Passos, Willian Clemente dos |
author_facet |
Passos, Willian Clemente dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Luciana Passos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Willian Clemente dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Carreira Docente Formação Inicial de Professores |
topic |
Motivação Carreira Docente Formação Inicial de Professores |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 2021-03-09T11:55:33Z 2021-03-09T11:55:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220690 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652004386406400 |