Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4907 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa "Educação Matemática nos Anos Iniciais: Aspectos Culturais do Ensinar", iniciada no segundo semestre do ano de 2020 com professores polivalentes da rede pública de ensino de quatro municípios do Estado de São Paulo e um município do Estado do Espírito Santo. Como aporte teórico, considera-se o operador cultural como elemento essencial e constitutivo no que tange à prática pedagógica do professor polivalente, na medida em que se assume a sala de aula como um lugar no qual diferentes culturas são reproduzidas e transformadas. Assim, objetiva-se com trabalho apresentar quais aspectos metodológicos são mobilizados pelo professor polivalente, por meio de operadores culturais, contemplam sua prática de ensino em Matemática. Como fonte de informação foi utilizada parte da entrevista realizada com um dos professores sujeitos da pesquisa. Desta fonte foram extraídos dados, os quais submeteram-se à análise do discurso. Foram identificados os operadores culturais "confiança na prática", "autonomia" e "autoridade na conjuntura". Tais operadores mobilizaram a prática pedagógica do professor entrevistado por meio dos seguintes aspectos: organização dos alunos no processo de ensino, estabelecimento de uma sequência de procedimentos, uso das observações experienciais para reflexão da prática e desenvolvimento de confiança no próprio método. Palavras-chave: Formação docente; Ensino de Matemática; Cultura; Metodologia de Ensino; Polivalentes. |
id |
UECE-4_a53939bf04881372277b3e2e5fa9281c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4907 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos IniciaisFormação DocenteEnsino de MatemáticaCulturaMetodologia de EnsinoPolivalentesO presente artigo apresenta um recorte da pesquisa "Educação Matemática nos Anos Iniciais: Aspectos Culturais do Ensinar", iniciada no segundo semestre do ano de 2020 com professores polivalentes da rede pública de ensino de quatro municípios do Estado de São Paulo e um município do Estado do Espírito Santo. Como aporte teórico, considera-se o operador cultural como elemento essencial e constitutivo no que tange à prática pedagógica do professor polivalente, na medida em que se assume a sala de aula como um lugar no qual diferentes culturas são reproduzidas e transformadas. Assim, objetiva-se com trabalho apresentar quais aspectos metodológicos são mobilizados pelo professor polivalente, por meio de operadores culturais, contemplam sua prática de ensino em Matemática. Como fonte de informação foi utilizada parte da entrevista realizada com um dos professores sujeitos da pesquisa. Desta fonte foram extraídos dados, os quais submeteram-se à análise do discurso. Foram identificados os operadores culturais "confiança na prática", "autonomia" e "autoridade na conjuntura". Tais operadores mobilizaram a prática pedagógica do professor entrevistado por meio dos seguintes aspectos: organização dos alunos no processo de ensino, estabelecimento de uma sequência de procedimentos, uso das observações experienciais para reflexão da prática e desenvolvimento de confiança no próprio método. Palavras-chave: Formação docente; Ensino de Matemática; Cultura; Metodologia de Ensino; Polivalentes.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/490710.30938/bocehm.v8i23.4907Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1202-12182447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4907/4414Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMometti, Carlos2021-06-17T18:45:09Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4907Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:46.269426Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais |
title |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais |
spellingShingle |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais Mometti, Carlos Formação Docente Ensino de Matemática Cultura Metodologia de Ensino Polivalentes |
title_short |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais |
title_full |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais |
title_fullStr |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais |
title_full_unstemmed |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais |
title_sort |
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais |
author |
Mometti, Carlos |
author_facet |
Mometti, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mometti, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Ensino de Matemática Cultura Metodologia de Ensino Polivalentes |
topic |
Formação Docente Ensino de Matemática Cultura Metodologia de Ensino Polivalentes |
description |
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa "Educação Matemática nos Anos Iniciais: Aspectos Culturais do Ensinar", iniciada no segundo semestre do ano de 2020 com professores polivalentes da rede pública de ensino de quatro municípios do Estado de São Paulo e um município do Estado do Espírito Santo. Como aporte teórico, considera-se o operador cultural como elemento essencial e constitutivo no que tange à prática pedagógica do professor polivalente, na medida em que se assume a sala de aula como um lugar no qual diferentes culturas são reproduzidas e transformadas. Assim, objetiva-se com trabalho apresentar quais aspectos metodológicos são mobilizados pelo professor polivalente, por meio de operadores culturais, contemplam sua prática de ensino em Matemática. Como fonte de informação foi utilizada parte da entrevista realizada com um dos professores sujeitos da pesquisa. Desta fonte foram extraídos dados, os quais submeteram-se à análise do discurso. Foram identificados os operadores culturais "confiança na prática", "autonomia" e "autoridade na conjuntura". Tais operadores mobilizaram a prática pedagógica do professor entrevistado por meio dos seguintes aspectos: organização dos alunos no processo de ensino, estabelecimento de uma sequência de procedimentos, uso das observações experienciais para reflexão da prática e desenvolvimento de confiança no próprio método. Palavras-chave: Formação docente; Ensino de Matemática; Cultura; Metodologia de Ensino; Polivalentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4907 10.30938/bocehm.v8i23.4907 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4907 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.4907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4907/4414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1202-1218 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998057914368 |