A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7947 |
Resumo: | Este estudo consistiu na sistematização da primeira parte de um projeto de pesquisa, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) 2020/2021, “O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas”, e teve por finalidade identificar a produção de pesquisas que enfatizam a importância da Didática na formação de professores. Ancorado em pressupostos da abordagem qualitativa e de natureza básica, o trabalho caracterizou-se como descritivo. Quanto aos procedimentos, tratou-se de estudo do tipo Estado do Conhecimento, no qual o foco foi a análise de Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino (ENDIPE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), com o recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2019. A análise dos dados permitiu observar que o campo da Educação Matemática apresenta especificidades de duas áreas do conhecimento: Matemática e Educação, e aborda pressupostos para o ensino de Matemática na perspectiva de desenvolvimento cognitivo do aluno. Além disso, verificou-se que o percurso da formação inicial de professores é composto por obstáculos, aprendizagens, desafios e insegurança. Esse percurso proporciona aos futuros professores adquirir habilidades e conhecimentos em virtude de sua profissão, bem como compreender de maneira profunda seu campo de atuação. Ademais, a Didática é um componente curricular norteador para/na formação inicial docente, por estudar os processos de ensino e aprendizagem, com o propósito de orientar o trabalho pedagógico em sala de aula, as estratégias de ensino, o planejamento e execução de aulas. [1] O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas |
id |
UECE-4_a9a32bdf0cd50889d987d1b3b4057164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/7947 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019)DidáticaFormação Inicial DocenteEducação MatemáticaAprendizagemEste estudo consistiu na sistematização da primeira parte de um projeto de pesquisa, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) 2020/2021, “O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas”, e teve por finalidade identificar a produção de pesquisas que enfatizam a importância da Didática na formação de professores. Ancorado em pressupostos da abordagem qualitativa e de natureza básica, o trabalho caracterizou-se como descritivo. Quanto aos procedimentos, tratou-se de estudo do tipo Estado do Conhecimento, no qual o foco foi a análise de Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino (ENDIPE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), com o recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2019. A análise dos dados permitiu observar que o campo da Educação Matemática apresenta especificidades de duas áreas do conhecimento: Matemática e Educação, e aborda pressupostos para o ensino de Matemática na perspectiva de desenvolvimento cognitivo do aluno. Além disso, verificou-se que o percurso da formação inicial de professores é composto por obstáculos, aprendizagens, desafios e insegurança. Esse percurso proporciona aos futuros professores adquirir habilidades e conhecimentos em virtude de sua profissão, bem como compreender de maneira profunda seu campo de atuação. Ademais, a Didática é um componente curricular norteador para/na formação inicial docente, por estudar os processos de ensino e aprendizagem, com o propósito de orientar o trabalho pedagógico em sala de aula, as estratégias de ensino, o planejamento e execução de aulas. [1] O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticasEdUECE2022-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/794710.30938/bocehm.v9i27.7947Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 27 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 1-192447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7947/6958Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Andréia Gonçalves daLima, Francisco José de2022-08-22T14:10:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7947Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.843585Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019) |
title |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019) |
spellingShingle |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019) Silva, Andréia Gonçalves da Didática Formação Inicial Docente Educação Matemática Aprendizagem |
title_short |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019) |
title_full |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019) |
title_fullStr |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019) |
title_full_unstemmed |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019) |
title_sort |
A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019) |
author |
Silva, Andréia Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Andréia Gonçalves da Lima, Francisco José de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Francisco José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréia Gonçalves da Lima, Francisco José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Formação Inicial Docente Educação Matemática Aprendizagem |
topic |
Didática Formação Inicial Docente Educação Matemática Aprendizagem |
description |
Este estudo consistiu na sistematização da primeira parte de um projeto de pesquisa, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) 2020/2021, “O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas”, e teve por finalidade identificar a produção de pesquisas que enfatizam a importância da Didática na formação de professores. Ancorado em pressupostos da abordagem qualitativa e de natureza básica, o trabalho caracterizou-se como descritivo. Quanto aos procedimentos, tratou-se de estudo do tipo Estado do Conhecimento, no qual o foco foi a análise de Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino (ENDIPE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), com o recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2019. A análise dos dados permitiu observar que o campo da Educação Matemática apresenta especificidades de duas áreas do conhecimento: Matemática e Educação, e aborda pressupostos para o ensino de Matemática na perspectiva de desenvolvimento cognitivo do aluno. Além disso, verificou-se que o percurso da formação inicial de professores é composto por obstáculos, aprendizagens, desafios e insegurança. Esse percurso proporciona aos futuros professores adquirir habilidades e conhecimentos em virtude de sua profissão, bem como compreender de maneira profunda seu campo de atuação. Ademais, a Didática é um componente curricular norteador para/na formação inicial docente, por estudar os processos de ensino e aprendizagem, com o propósito de orientar o trabalho pedagógico em sala de aula, as estratégias de ensino, o planejamento e execução de aulas. [1] O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7947 10.30938/bocehm.v9i27.7947 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7947 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i27.7947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7947/6958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 27 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 1-19 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998412333056 |