Conhecimento didático em Matemática na componente de investigação de relatórios de estágio
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2066 |
Resumo: | A formação inicial de educadores e professores em matemática deve promover o desenvolvimento da capacidade destes futuros profissionais de integrarem o conhecimento dos conteúdos e processos matemáticos e o conhecimento dos alunos a ensinar, de acordo com a sua escolaridade e as orientações curriculares. É importante que proporcione oportunidade de desenvolverem o seu conhecimento didático em matemática, nomeadamente, sobre as tarefas a propor, o trabalho de sala de aula e os processos de aprendizagem dos alunos. Em Portugal, a formação de educadores e professores dos primeiros anos integra diversas componentes, sendo necessária a realização de um relatório referente à prática de ensino supervisionada. Na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém este relatório contempla uma componente de investigação. Neste trabalho analisamos o papel da investigação conduzida pelos futuros professores na área da matemática no seu desenvolvimento profissional, tendo como objetivo identificar aspetos do conhecimento didático que se evidenciam nesses relatórios de estágio. No presente trabalho, de natureza qualitativa, focamos a componente investigativa dos relatórios dos futuros educadores e professores, cuja problemática incide no ensino-aprendizagem da matemática. Os dados são recolhidos por análise documental dos relatórios de estágio realizados nos cursos que habilitam para a docência da Educação de Infância ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, dos anos letivos 2010-2011 a 2014-2015. É realizada uma análise de conteúdo de modo a identificar os tópicos do ensino-aprendizagem da matemática que são tratados e o contributo para o desenvolvimento do conhecimento dos futuros educadores e professores decorrente do processo investigativo e do produto alcançado. O estudo evidência que a componente investigativa realizada pelos futuros educadores e professores neste contexto, centrada no ensino-aprendizagem da matemática, constitui um momento de aprendizagem importante permitindo desenvolver competências de pesquisa e aprofundar o seu conhecimento profissional. Esse conhecimento desenvolve-se em torno do enquadramento teórico e do trabalho de campo, que pode estar relacionado com a ação dos futuros professores durante o estágio ou com o aprofundamento do conhecimento sobre uma dada situação, com vista à identificação de estratégias de ação futuras. |
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