A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torse de Almeida, Isaura Aparecida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2754
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da História da Matemática no ensino e aprendizagem, cujas reflexões partem de um curso de extensão para pesquisa, intitulado “Os números racionais em foco” oferecido pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde tivemos a oportunidade de refletir sobre a construção do conceito de fração a partir da situação problematizadora “Cordasmil”, levando os participantes a entenderem melhor suas concepções sobre o assunto. A inserção da história da matemática também proporcionou mudanças nas práticas pedagógicas contribuindo para um novo olhar sobre o conteúdo através da construção do conhecimento com significado desenvolvendo a argumentação, justificação e validação do que está sendo ensinado.
id UECE-4_b112d08a7949c5a9e054391708ff43c0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2754
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕESHistória da Matemática, conceito de fração, formação.Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da História da Matemática no ensino e aprendizagem, cujas reflexões partem de um curso de extensão para pesquisa, intitulado “Os números racionais em foco” oferecido pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde tivemos a oportunidade de refletir sobre a construção do conceito de fração a partir da situação problematizadora “Cordasmil”, levando os participantes a entenderem melhor suas concepções sobre o assunto. A inserção da história da matemática também proporcionou mudanças nas práticas pedagógicas contribuindo para um novo olhar sobre o conteúdo através da construção do conhecimento com significado desenvolvendo a argumentação, justificação e validação do que está sendo ensinado.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/275410.30938/bocehm.v7i20.2754Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 202-2102447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2754/3031Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTorse de Almeida, Isaura Aparecida2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2754Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.240585Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
title A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
spellingShingle A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
Torse de Almeida, Isaura Aparecida
História da Matemática, conceito de fração, formação.
title_short A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
title_full A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
title_fullStr A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
title_sort A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
author Torse de Almeida, Isaura Aparecida
author_facet Torse de Almeida, Isaura Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torse de Almeida, Isaura Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática, conceito de fração, formação.
topic História da Matemática, conceito de fração, formação.
description Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da História da Matemática no ensino e aprendizagem, cujas reflexões partem de um curso de extensão para pesquisa, intitulado “Os números racionais em foco” oferecido pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde tivemos a oportunidade de refletir sobre a construção do conceito de fração a partir da situação problematizadora “Cordasmil”, levando os participantes a entenderem melhor suas concepções sobre o assunto. A inserção da história da matemática também proporcionou mudanças nas práticas pedagógicas contribuindo para um novo olhar sobre o conteúdo através da construção do conhecimento com significado desenvolvendo a argumentação, justificação e validação do que está sendo ensinado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2754
10.30938/bocehm.v7i20.2754
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2754
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2754/3031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 202-210
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997612269568