Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Diego Martins da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Ernani Martins dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5113
Resumo: Analisar e compreender as diferentes formas de resolução de um problema matemático, juntamente com o entendimento do conceito envolvido na situação proposta, é de muita relevância para o desenvolvimento dos estudantes. Nesse contexto, Gérard Vergnaud, psicólogo e matemático francês, dá uma grande importância à resolução de situações-problema a partir de campos conceituais (ferramenta teórica que explica como os estudantes constroem conceitos matemáticos e, consequentemente, aprendem matemática no contexto escolar). Isto porque, segundo sua teoria o conhecimento emerge a partir da resolução de problemas. Este trabalho buscou analisar a natureza dos problemas matemáticos, inseridos no Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas, presentes nas provas de matemática e suas tecnologias do ENEM, tendo como foco principal os problemas de relação quaternária do eixo proporção simples. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-explicativo, buscando a natureza dos problemas de estruturas multiplicativas, em específico as situações por eixo, incluindo-se as classes, obtidas da análise de cada uma das provas objeto de estudo. Um conjunto de tabelas-síntese serviu de base para categorização e análise das questões identificadas nas provas analisadas. Como principais resultados, temos nestas provas um número de itens, que aborda conceitos multiplicativos, considerado muito satisfatório e que as situações de relação quaternária abordaram especificamente a Proporção Simples enquanto eixo, com pouca sofisticação. Sobre as classes, há uma maior abordagem de situações de um para muitos, sendo requerido em muitos dos itens o emprego do raciocínio proporcional com a presença de mais de uma classe numa mesma situação. Nesta direção, inferimos que a metodologia da resolução de problemas ainda precisa ser mais explorada no processo de ensino e aprendizagem, sob a ótica dos conceitos envolvidos nas situações abordadas, independente das habilidades e competência requeridas na resolução dos problemas. Palavras-chave: ENEM; Campo Conceitual Multiplicativo; Proporção Simples.
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