ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Raul Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos Cardoso, Lucas Ruan, Rodrigues da Silva, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2791
Resumo: Este estudo, na modalidade de relato de experiência, tem como objetivo abordar alguns aspectos históricos da Torre de Hanói visando introduzir a lei de formação da função exponencial. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se apresentar de forma subjetiva, o entendimento dos estudantes referente à função exponencial, mediada pela história que apresenta as regras utilizadas na Torre de Hanói. Para tanto, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, após realizar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem no IFBA, campus Juazeiro, percebeu a necessidade de realizar atividades que envolvessem o ensino de matemática. Assim, após o planejamento da oficina, percebeu-se a necessidade de desenvolvê-la em vários momentos. O primeiro momento proporcionou o engajamento dos estudantes. No segundo momento, foram apresentadas algumas histórias do surgimento do jogo, seguida de uma atividade para recapitular as discussões. No terceiro momento, os participantes foram desafiados a refletir sobre a relação entre as peças da Torre de Hanói com a quantidade de movimentos, a partir das regras abordadas na história. No quarto momento, por meio de uma dinâmica, foi discutida a relação das grandezas e funções, usando os pés e calçados dos participantes. No quinto momento, foi entregue uma atividade com questões acerca de função exponencial e a Torre de Hanói. E, no último momento, houve uma competição com a Torre de Hanói entre os participantes. Todos os momentos da oficina foram interativos, dinâmicos e mobilizaram os conhecimentos matemáticos acerca da função exponencial e da Torre de Hanói. As discussões convergiram para estabelecer a importância da História da Matemática e do material manipulativo para a aprendizagem da função exponencial, mediada por uma sequência didática em que ficou perceptível o significado de cada elemento na construção do conhecimento.
id UECE-4_c03227d059563709501f10e018a7b491
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2791
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIALEste estudo, na modalidade de relato de experiência, tem como objetivo abordar alguns aspectos históricos da Torre de Hanói visando introduzir a lei de formação da função exponencial. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se apresentar de forma subjetiva, o entendimento dos estudantes referente à função exponencial, mediada pela história que apresenta as regras utilizadas na Torre de Hanói. Para tanto, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, após realizar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem no IFBA, campus Juazeiro, percebeu a necessidade de realizar atividades que envolvessem o ensino de matemática. Assim, após o planejamento da oficina, percebeu-se a necessidade de desenvolvê-la em vários momentos. O primeiro momento proporcionou o engajamento dos estudantes. No segundo momento, foram apresentadas algumas histórias do surgimento do jogo, seguida de uma atividade para recapitular as discussões. No terceiro momento, os participantes foram desafiados a refletir sobre a relação entre as peças da Torre de Hanói com a quantidade de movimentos, a partir das regras abordadas na história. No quarto momento, por meio de uma dinâmica, foi discutida a relação das grandezas e funções, usando os pés e calçados dos participantes. No quinto momento, foi entregue uma atividade com questões acerca de função exponencial e a Torre de Hanói. E, no último momento, houve uma competição com a Torre de Hanói entre os participantes. Todos os momentos da oficina foram interativos, dinâmicos e mobilizaram os conhecimentos matemáticos acerca da função exponencial e da Torre de Hanói. As discussões convergiram para estabelecer a importância da História da Matemática e do material manipulativo para a aprendizagem da função exponencial, mediada por uma sequência didática em que ficou perceptível o significado de cada elemento na construção do conhecimento.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/279110.30938/bocehm.v7i20.2791Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 221-2322447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2791/2991Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Raul Gomesdos Santos Cardoso, Lucas RuanRodrigues da Silva, João Batista2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2791Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.406561Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
title ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
spellingShingle ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
Antunes, Raul Gomes
title_short ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
title_full ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
title_fullStr ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
title_full_unstemmed ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
title_sort ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
author Antunes, Raul Gomes
author_facet Antunes, Raul Gomes
dos Santos Cardoso, Lucas Ruan
Rodrigues da Silva, João Batista
author_role author
author2 dos Santos Cardoso, Lucas Ruan
Rodrigues da Silva, João Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Raul Gomes
dos Santos Cardoso, Lucas Ruan
Rodrigues da Silva, João Batista
description Este estudo, na modalidade de relato de experiência, tem como objetivo abordar alguns aspectos históricos da Torre de Hanói visando introduzir a lei de formação da função exponencial. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se apresentar de forma subjetiva, o entendimento dos estudantes referente à função exponencial, mediada pela história que apresenta as regras utilizadas na Torre de Hanói. Para tanto, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, após realizar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem no IFBA, campus Juazeiro, percebeu a necessidade de realizar atividades que envolvessem o ensino de matemática. Assim, após o planejamento da oficina, percebeu-se a necessidade de desenvolvê-la em vários momentos. O primeiro momento proporcionou o engajamento dos estudantes. No segundo momento, foram apresentadas algumas histórias do surgimento do jogo, seguida de uma atividade para recapitular as discussões. No terceiro momento, os participantes foram desafiados a refletir sobre a relação entre as peças da Torre de Hanói com a quantidade de movimentos, a partir das regras abordadas na história. No quarto momento, por meio de uma dinâmica, foi discutida a relação das grandezas e funções, usando os pés e calçados dos participantes. No quinto momento, foi entregue uma atividade com questões acerca de função exponencial e a Torre de Hanói. E, no último momento, houve uma competição com a Torre de Hanói entre os participantes. Todos os momentos da oficina foram interativos, dinâmicos e mobilizaram os conhecimentos matemáticos acerca da função exponencial e da Torre de Hanói. As discussões convergiram para estabelecer a importância da História da Matemática e do material manipulativo para a aprendizagem da função exponencial, mediada por uma sequência didática em que ficou perceptível o significado de cada elemento na construção do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2791
10.30938/bocehm.v7i20.2791
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2791
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2791/2991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 221-232
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997617512448